I Fórum de Bioquímica de Alimentos

O I Fórum de Bioquímica de Alimentos foi um evento realizado entre os dias 13 e 16 de outubro de 2020, de forma remota e gratuita, e que foi organizado por estudantes  integrantes do Diretório Acadêmico do Curso de Bacharelado em Química de Alimentos, do Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos (CCQFA) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O evento teve como objetivo expandir o conhecimento de estudantes de diversas universidades sobre a área da bioquímica de alimentos.

A programação do evento foi organizada de forma que ocorreram 3 palestras por dia e, ao final destas, as/os palestrantes se reuniram em formato de mesa redonda para realizar a discussão dos temas abordados nas apresentações e responder perguntas enviadas por ouvintes do evento.

Integrante do LCCBio, a Profª. Drª. Priscila  Tessmer Scaglioni abordou o tema “Ensaios de bioacessibilidade de metabólitos secundários e de minerais em alimentos”. Priscila possui graduação em Engenharia de Alimentos, mestrado e doutorado em Engenharia e Ciência de Alimentos pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), e desenvolveu parte da pesquisa do seu doutorado na Università degli Studi di Torino (UniTo – Itália). Atualmente, a Drª. Priscila atua como pesquisadora em Pós-Doutoramento junto ao Programa de Pós-Graduação em Bioquímica e Bioprospecção da Universidade Federal de Pelotas (PPGBBio – UFPel), e como professora visitante do curso de Engenharia de Alimentos na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), campus Lagoa do Sino.

Na sua palestra, Priscila abordou as principais tendências e desafios relacionados à determinação da bioacessibilidade de constituintes presentes na dieta, tais como os compostos fenólicos e as micotoxinas. A palestrante também destacou estudos recentes que visam determinar a bioacessibilidade de bromo e iodo, neste sentido, o grupo do LCCBio vem desenvolvendo métodos analíticos que auxiliam neste tipo de determinação e fornecem resultados fidedignos para áreas correlatas.

Após a sua apresentação, Priscila participou da mesa redonda juntamente com a Profª. Drª. Massako Dourado (UFPel) e mediante moderação da Profª Drª Mirian Machado (UFPel).

O evento foi transmitido no formato ao vivo através do canal do I Fórum de Bioquímica de Alimentos no YouTube. Caso tenha se interessado, o evento está disponível no link.

Publicado em 11/06/2021, na categoria Notícias.