No dia 22 de setembro de 2020, foi transmitido ao vivo, pelo canal do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) no YouTube, a abertura do “Encontro Nacional da Chamada CNPq – Meninas nas ciências exatas, engenharias e computação”. A Profª. Drª. Márcia Foster Mesko, coordenadora do LCCBio, foi convidada para apresentar os resultados alcançados com o projeto fomentado pela Chamada CNPq/MCTIC 31/2018: “Meninas na Ciência: O uso de temas motivadores para atrair novos talentos para a química.Este sendo um projeto de extensão do laboratório que visa abrir mais portas do mundo científico para jovens meninas, estimulando alunas do ensino básico ao conhecimento mais aprofundado da área de química.

A abertura do evento foi realizada pelo presidente do CNPq, Evaldo Vilela, e pela diretora da Diretoria de Engenharias, Ciências Exatas, Humanas e Sociais do Conselho, Adriana Tonini.

O evento avaliou os resultados obtidos por meio da Chamada conjunta de mesmo nome, lançada em 2018 pelo CNPq e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), com o objetivo principal de apoiar projetos que estimulam a formação de mulheres para as carreiras de Ciências Exatas, Engenharia e Computação no Brasil, e também para combater a evasão, que ocorre principalmente nos anos iniciais de estudantes do sexo feminino em cursos de graduação nestas áreas. O programa decorre de uma parceria firmada entre a Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres e a Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação.

Esta foi a segunda Chamada do CNPq no âmbito do Programa Mulher e Ciência, para incentivar e apoiar a presença de meninas e jovens nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação. Ao todo, 76 projetos foram apoiados, com a participação de 350 escolas de Educação Básica (Ensinos Médio e Fundamental II) e representantes de todas as regiões brasileiras. O Sul e o Sudeste ainda representam as áreas geográficas com maior participação, com 26,9% e 29,4%, respectivamente.

Eventos como esses são importantes para ser discutida a problemática relacionada à limitada presença de mulheres no âmbito científico e tecnológico, um exemplo foi o evento “Elas na Ciência”, que reuniu diversas mulheres inspiradoras para discutir o panorama geral da atuação das mulheres na ciência e estimular a inclusão de novos talentos. O evento contou com a coordenação da Profª. Drª. Márcia Mesko, Profª. Drª. Ethel Antunes Wilhelm e da também integrante do grupo LCCBio, Drª. Priscila Tessmer Scaglioni.

Publicado em 21/05/2021, na categoria Notícias.