Webinar: “Estratégias para a determinação de elementos químicos: desafios na interface entre a química analítica e as ciências biológicas”

No dia 17 de agosto de 2020, foi ministrado o Webinar intitulado “Estratégias para a determinação de elementos químicos: desafios na interface entre a química analítica e as ciências biológicas” pelo Dr. Diogo La Rosa Novo, na disciplina de Seminários I, II e III do Programa de Pós-Graduação em Bioquímica e Bioprospecção (PPGBBio) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O Diogo é integrante do Laboratório de Controle de Contaminantes (LCCBio), coordenado pela Profª Drª Márcia Foster Mesko, desde o ano de 2013 durante sua iniciação científica. Diogo possui graduação em Química Industrial, mestrado e doutorado em Química pela UFPel. Atualmente, o Diogo é bolsista de pós-doutorado júnior do CNPq na área de Química Analítica, em projeto desenvolvido na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em colaboração com a UFPel. O Diogo também é professor substituto na Universidade Federal do Paraná (UFPR-Setor Palotina).

No referido seminário, o Diogo apresentou os trabalhos desenvolvidos durante o seu doutorado no LCCBio e em parceria com outros laboratórios: Laboratório de Pesquisa em Farmacologia Bioquímica (LaFarBio) da UFPel, Laboratório de Avaliações Farmacológicas e Toxicológicas Aplicadas às Moléculas Bioativas (LAFTAMBIO) da Universidade Federal do Pampa (Unipampa-Itaqui), Laboratório de Análises Químicas, Industriais e Ambientais (LAQIA) da UFSM e no Atomic and Mass Spectrometry, da Universidade Ghent (Bélgica), no qual realizou o seu doutorado sanduíche.

O seminário apresentado teve como foco principal trazer os desafios e as tendências na determinação de elementos químicos em amostras biológicas. Métodos analíticos com essa finalidade representam uma importante ferramenta para avaliar os efeitos biológicos  e elucidar a toxicodinâmica e a toxicocinética de diversos elementos químicos, sejam eles provenientes de fontes endógenas e/ou exógenas. Essa também é uma estratégia importante para auxiliar a demarcar uma população exposta a ambientes poluídos, para avaliar o uso e propor novos medicamentos, assim como moléculas bioativas. Outro ponto importante abordado na palestra foi o fato de que alguns resultados referentes a esta temática, estabelecidos por importantes laboratórios e citados como referência em artigos científicos, ainda podem ser considerados questionáveis, ressaltando a importância do desenvolvimento de métodos adequados e confiáveis para essa finalidade. Assim, algumas das estratégias desenvolvidas pelos estudos na interface entre a química analítica e as ciências biológicas podem ser aplicadas no prognóstico, diagnóstico, acompanhamento e na busca por tratamentos alternativos para diversas doenças.

Publicado em 14/05/2021, na categoria Notícias.