Inclusão de meninas na ciência: Panorama atual e perspectivas – CiPaBio

Em agosto de 2020, foi realizado o Ciclo de Palestras Online da Biologia (CiPaBio), evento que teve como objetivo substituir a Semana Acadêmica da Biologia (SABio) que ocorre anualmente, de forma presencial, na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), promovido pelo Centro Acadêmico da Biologia. Devido à situação atípica em que se encontra toda a sociedade e, consequentemente, a comunidade científica, o CiPaBio consistiu no debate e reflexão sobre a importância do papel das ciências da vida na correta transmissão da informação, divulgação e conscientização acerca da pandemia de COVID-19. O evento foi transmitido através do canal do YoutubeCentro Acadêmico de Ciências Biológicas”.

No dia 11 de agosto, ocorreu uma mesa redonda com a temática “Mulheres na Ciência”, que contou com a participação da coordenadora do grupo LCCBio, Profª. Drª. Márcia Foster Mesko, ao lado de outras ilustres convidadas, a Profª. Drª. Eliade Ferreira Lima da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), a Profª. Drª. Fernanda Staniscuaski da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Drª. Lucy Gomes de Souza, bolsista de pós-doutorado no Museu da Amazônia.

A professora Márcia abordou o tema “Inclusão de meninas na ciência: Panorama atual e perspectivas”, ressaltando a importância da interação de jovens mulheres/meninas desde a sua infância no meio científico, buscando cada vez mais acabar com as discrepâncias entre a atuação de mulheres e homens na área das ciências exatas devido a estereótipos de gênero.

Se ficou interessado, assista o evento na íntegra através do link “CiPaBio – 11 de Agosto”.

Publicado em 08/05/2021, na categoria Notícias.