UFPel Talks – Em tempos de pandemia, como elas estão? Os novos desafios para a equidade de gênero na ciência

A COVID-19 emergiu como uma pneumonia com causas desconhecidas ao final do ano de 2019. No início, não se imaginava o profundo impacto que ela teria sobre o  modo de vida da humanidade. Desde o princípio, as recomendações para evitar a sobrecarga do sistema de saúde e para uma possível contenção do surto da doença foram o distanciamento social, no qual as pessoas deveriam permanecer em suas casas, evitando ao máximo contato com pessoas de fora do núcleo residencial e, também, com o fechamento de serviços não essenciais, aliado a constante higienização das mãos e o uso de máscaras e álcool gel.

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) suspendeu suas atividades presenciais no dia 13 de março de 2020, por ser um local de aglomeração, com mobilidade de estudantes entre diferentes regiões, e por ser um ambiente de interações sociais, assim aumentando os riscos de contaminação. Considerando o papel social da Universidade, sua importância no processo de geração e divulgação de informações científicas consolidadas sobre a doença e visando construir um canal de comunicação com as comunidades acadêmica e externa da UFPel, foi criado um Projeto Unificado, utilizando ferramentas virtuais, denominado UFPel Talks. Este projeto se propôs a fazer discussões semanais sobre aspectos da ciência relacionados à pandemia nos diferentes campos de conhecimento, com pesquisadores da UFPel ou externos a ela. Vale ressaltar que o UFPel Talks foi uma iniciativa de um grupo de servidores vinculados à Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós Graduação e Inovação (PRPPGI) e à Coordenação de Comunicação Social (CCS) da Pró-Reitoria de Gestão da Informação e Comunicação (PROGIC) da UFPel.

No dia 4 de junho de 2020, foi realizada a mesa redonda “Em tempos de pandemia, como elas estão? Os novos desafios para a equidade de gênero na ciência”, no âmbito do UFPel Talks. Realizada em forma de live, nesta mesa redonda foi discutida a nova realidade das pesquisadoras e as possibilidades de ação para que as desigualdades de gênero no meio científico sejam reduzidas. A live contou com a presença da coordenadora do grupo LCCBio, a Profª Drª Márcia Foster Mesko, como moderadora da conversa. Juntamente com a professora Márcia, também participaram outras três convidadas: a professora do curso de Psicologia da UFPel, Prof.ª Dr.ª Camila Peixoto Farias, a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Odontologia, Prof.ª Dr.ª Tatiana Pereira Cenci e a professora do curso de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e diretora da Academia Brasileira de Ciências, Prof.ª Dr.ª Márcia Cristina Barbosa.

As professoras e pesquisadoras apresentaram e discutiram o panorama geral da atuação das mulheres na ciência, em que diversos estudos apontam que a pandemia da COVID-19 tem afetado a produção científica como um todo, mas o isolamento social e o trabalho remoto prejudicaram mais a produção das cientistas mulheres do que a dos cientistas homens. Além das tarefas normais do trabalho, as mulheres precisam dar conta de diversas outras, dependendo da realidade de cada pesquisadora. As debatedoras destacaram ainda que existia uma grande disparidade entre a produção dos homens e das mulheres mesmo antes da pandemia, não por questões de capacidade, mas sim devido a um ambiente bastante desigual para mulheres e homens cientistas. Por fim, foi destacado que muitas ações podem e devem ser feitas para minimizar este cenário, mas é necessário que os dados sejam explicitados para a sociedade e que cada um e cada instituição faça a sua parte para reduzir estas diferenças.

Assista a live através do link “UFPel Talks: Em tempos de pandemia, como elas estão? Os novos desafios para a equidade de gênero na ciência.”.

Publicado em 16/04/2021, na categoria Notícias.