Márcia Mesko no Café das mulheres IUPAC – Global Women Breakfast 2021 – Empowering Diversity in Science.

Em 9 de fevereiro de 2021, realizou-se o encontro denominado “Café da Manhã Global de Mulheres” (Global Women’s Breakfast), um evento mundial da IUPAC cujo objetivo é discutir a equidade de gênero na Ciência, o tema debatido este ano foi “Empoderamento à diversidade da Ciência”.

Organizado em parceria com a Sociedade Brasileira de Química (SBQ), a Academia de Ciências do Estado de São Paulo (ACIESP), o Instituto de Química (IQ) da Unesp e o Núcleo Mulheres SBQ, o evento foi transmitido ao vivo pelo canal do Youtube “Jovens Pesquisadores SBQ”, e contou com uma sessão de abertura e duas mesas redondas, as quais foram repletas de convidados(as) inspiradores, incluindo a coordenadora do grupo do LCCBio, Prof.ª Dr.ª Márcia Foster Mesko.

A professora participou da primeira mesa redonda, na qual o assunto abordado foi “Brazilian Scientists In Chemistry, Past, Present And Thoughts For The Future” e debateu este tópico ao lado de convidadas da área da Química: Vanderlan S. Bolzani do Instituto de Química UNESP, Presidente da ACIESP; Shirley Nakagaki Bastos da Universidade Federal do Paraná, Presidente-eleita da SBQ e Elisa Orth, também da Universidade Federal do Paraná, Representante do Centro Feminino da SBQ.

O órgão responsável pela criação do evento, “International Union of Pure an Applied Chemistry” IUPAC, é uma autoridade mundial da nomenclatura química e terminologia, incluindo a nomeação de novos elementos da tabela periódica, padronização de métodos de medição, entre outros. Foi estabelecida em 1919, com o objetivo de unir a comunidade global da área de química para o avanço da ciência através da colaboração e troca de informações científicas.

O primeiro IUPAC Global Women’s Breakfast: Women Sharing a Chemical Moment  in Time, foi organizado como parte do Ano Internacional de Química (IYC2011), em 18 de janeiro de 2011, foram feitos mais de 100 “breakfasts” em 44 países contando com a participação de aproximadamente 5 mil mulheres da área de química.

Se ficou interessado, assista o evento na íntegra através do link “Global Women’s Breakfast JP-SBQ”.

Publicado em 09/04/2021, na categoria Notícias.