Início do conteúdo

Coordenadora do LCCBio é eleita membro da Academia Nacional de Farmácia

A coordenadora do grupo LCCBio, Prof.ª Dr.ª Márcia Foster Mesko, foi eleita em 2020 como membro titular da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil/Academia Nacional de Farmácia (ACFB/ANF), devido à sua forte atuação na interface das áreas de Química e Farmácia. Márcia ocupa a cadeira número 46 da Seção de Ciências Físicas e Químicas, que apresenta como patrono Deusdedit Batista da Costa. 

A cerimônia de posse do título deu-se dezembro, de forma remota, e a solenidade presencial deve ocorrer ainda este ano, em momento oportuno.

Essa distinção foi concedida como reconhecimento do trabalho da Dr.ª Márcia na área da Farmácia, atuando por mais de quatro anos como química Farmacopeia Brasileira e também como pesquisadora do INMETRO, no Rio de Janeiro, tendo participado do desenvolvimento dos primeiros materiais de referência certificados (CRMs) de diclofenaco sódico e captopril no Brasil. Na UFPel, a professora fez parte do núcleo proponente do Curso de Bacharelado em Farmácia, o qual ainda coordenou por um período superior a três anos. Além disso, o LCCBio – sob a sua supervisão – desenvolve pesquisas relacionadas ao controle de contaminantes químicos em insumos farmacêuticos, medicamentos, cosméticos e alimentos.

 

 

 

 

 

A ACFB/ANF é uma sociedade civil científica de âmbito nacional, que tem como objetivos: estudar, debater, divulgar, educar e colaborar como órgão consultivo em atividades nacionais e internacionais referentes às ciências farmacêuticas.

Foi fundada em 13 de agosto de 1937, com sede na cidade do Rio de Janeiro, reconhecida com Título de Utilidade Pública, é uma das mais duradouras sociedades brasileiras na área farmacêutica. É composta de membros titulares que são cientistas farmacêuticos, médicos, odontologistas e outros de várias áreas do conhecimento.

Por fim, a entidade tem como finalidade promover e disseminar o conhecimento científico e tecnológico, e as mais recentes pesquisas que constituem das Ciências Farmacêuticas em seus diferentes eixos temáticos, que incluem a educação, ciências básicas e aplicações, tecnologia, regulamentação e o acesso aos medicamentos, estimulando a vocação profissional através da organização e participação em simpósios e congressos, juntamente visando a integração entre cientistas que atuam no ensino e pesquisas com profissionais do segmento farmacêutico.

Publicado em 02/04/2021, na categoria Notícias.