LCCBio participa de Mesa Redonda promovida pela Prefeitura do Capão do Leão

No mês de Fevereiro de 2020, a Prefeitura do Capão do Leão (Secretaria de Educação, Cultura e Desporto) reuniu mais de 300 professoras e equipe diretiva das escolas municipais para oficialmente dar início as atividades do ano letivo.

A abertura contou com a presença do prefeito Mauro Nolasco, que deu boas-vindas, da vice-prefeita e Secretária de Educação, Cultura e Desporto, Gilciane Baldassari,  da mestre de cerimônias, Ana Lúcia Soares, o presidente do Conselho de Educação e entre outros.

Após, a programação seguiu com a mesa de conversa, coordenada pela pedagoga, Lúcia Maria Vaz Peres (UFPel), e  também pelas professoras convidadas Priscila Scaglioni e Viviane Costa com o tema “Outros Modos de Aprender”, abordando o ser professor, incluindo métodos e critérios de avaliação voltados à valorização dos alunos. Neste contexto, a pós-doutoranda Priscila Scaglioni abordou o projeto “Meninas na Ciência” o qual está sendo desenvolvido pelo grupo de pesquisa do LCCBio, levando assim a percepção da universidade com relação a Escola Margarida Gastal.

O projeto “Meninas na Ciência” faz parte de uma chamada pública do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e o principal objetivo é estimular alunas da educação básica à concepção de conhecimento científico na área de química, promovendo a interação entre a pesquisa científica e o ensino em sala de aula e estimulando sua vocação científica e potenciais talentos. Salientamos a importância deste projeto no sentido de desmistificar preconceitos de gênero existentes nessa área a partir de incentivo e representatividade, e mostrar que lugar de mulher é nas Ciências Exatas e onde mais ela quiser.

Publicado em 31/03/2020, na categoria Notícias.