Professora Márcia Foster Mesko e Professora Ethel Antunes Wilhelm realizam missão na Universidade de Ghent, Bélgica

As professoras Márcia Foster Mesko e Ethel Antunes Wilhelm realizaram uma missão institucional na Universidade de Ghent, localizada na Bélgica, no âmbito do edital CAPES PrInt/UFPel entre os dias 18 e 25 de novembro de 2019. As professoras foram acompanhadas de seus orientados de doutorado Diogo La Rosa Novo e Angélica Schiavon dos Reis, do Programa de Pós-Graduação em Química (PPGQ) e do Programa de Pós-Graduação em Bioquímica e Biosprospecção (PPGBBio), respectivamente.

Chegada dos Pesquisadores da UFPel em Ghent, Bélgica

Os docentes e discentes representando a UFPel foram engajados no grupo Atomic & Mass Spectrometry no Department of Chemistry, da Universidade de Ghent, coordenado pelo professor Frank Vanhaecke. O objetivo
principal da missão foi consolidar e tratar da execução de novos projetos científicos do grupo de pesquisa da Universidade de Ghent e diferentes grupos de pesquisa da UFPel, vinculados principalmente ao PPGBBio e ao PPGQ, tendo assim o estímulo para o intercâmbio de pesquisadores da UFPel, para qualificar recursos humanos de alto nível e promover a internacionalização de nossa universidade. O grupo Atomic & Mass Spectrometry já recebeu um discente do PPGQ em 2018, para a realização do doutorado sanduíche. O coordenador do grupo, Professor Frank Vanhaecke, mostrou-se extremamente motivado para receber novos pesquisaddores da UFPel e estabelecer novas colaborações. Vale mencionar que este é um dos grupos mais consolidados em Química Analítica em todo o mundo.

Durante a missão, os pesquisadores da UFPel participaram de reuniões de trabalho e seminários de grupos, tendo assim contato com outros pesquisadores de renome internacional que atuam na universidade de Ghent e também pesquisadores de outras diversas instituições. Como principais pautas, foram discutidos novos projetos e estudos que vêm sendo realizados pelos grupos de pesquisas das professoras Márcia e Ethel. Dentre eles, a busca por novas ferramentas terapêuticas e para a elucidação dos efeitos adversos durante o tratamento de doenças oncológicas
foi um tema debatido e de grande destaque durante toda a missão.

A professora Ethel Wilhelm enfatizou a importância da procura por tratamentos alternativos principalmente relacionando aos efeitos adversos causados durante as quimioterapias convencionais no tratamento de doenças oncológicas. Ethel discorreu sobre o assunto, alegando que a dor sentida pelos pacientes após as sessões quimioterápicas pode estar relacionada diretamente ao acúmulo de compostos químicos nos tecidos e as consecutivas respostas biológicas. Os fatores relacionados a idade, eficiência e efeitos adversos do tratamento são temas que ainda devem ser elucidados, visto a importância destes para o bem-estar mundial. A professora Márcia Mesko e o professor Frank Vanhaecke falaram sobre a importância da atuação da Química Analítica em conjunto com as demais áreas do conhecimento. A possibilidade do uso dos recursos existentes no laboratório do Professor Frank foi extrapolada, onde foi apontado que a instrumentação analítica presente poderia ser utilizada para interpretações biológicas, mapeamento de elementos e espécies químicas em tecidos, análise proteômica e diversas outras possibilidades.

Reunião com o professor Frank Vanhaecke

Duarante a missão, foram realizados experimentos prévios visando mensurar a versatilidade e as possibilidades da proposta voltada  a influência do envelhecimento e da administração do quimioterápico oxaplatina na concentração de elementos químicos em tecidos biológicos. Para tal, técnicas analíticas ainda não disponíveis na UFPel, como a laser ablation inductively coupled plasma-mass spectrometry (LA-ICP-MS) e inductively coupled plasma-tandem mass spectrometry (lCP-MS/MS) tiveram seu uso avaliado durante a missão.

Pesquisadores da UFPel exercendo atividades práticas

Os pesquisadores da UFPel foram acompanhados pelo Drº Eduardo Bolea-Fernández e pelo Drº Thibaut Van Acker, ambos pesquisadores da Universidade de Ghent.  O contato com tecnologias inovadoras traz uma perspectiva para a implementação de novas ferramentas analíticas que possuam uma interface com as mais diversas áreas e campos de pesquisa na UFPel, fortalecendo as atividades de colaboração entre os grupos de pesquisa e promovendo a internacionalização dos grupos de pesquisa da UFPel.

Pesquisadores da UFPel acompanhados dos pesquisadores da Universidade de Ghent

Publicado em 25/03/2020, na categoria Notícias.