Participação do LCCBio na V Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPel
No mês de outubro, os integrantes do Laboratório de Controle de Contaminantes em Biomateriais (LCCBio) apresentaram seus trabalhos na V Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão (V SIIEPE) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Os trabalhos foram apresentados no Congresso de Iniciação Científica (CIC), Congresso de Extensão e Cultura (CEC) e Encontro de Pós-Graduação (ENPOS).
Na terça-feira (22/10), no turno da manhã, os iniciantes científicos Romina Moreira, Cláudio Alves e Cleiton Andrade iniciaram as apresentações no CIC, com os trabalhos: “Caracterização Físico Química de Cosméticos: Teores de Cinzas e Umidade”, “Desenvolvimento de método para a determinação de cloro, bromo, iodo e enxofre em macroalgas da Antártica” e “Determinação de halogênios e enxofre em ovo em pó e suas frações por IC-MS após combustão iniciada por micro-ondas”, respectivamente. Ainda durante a manhã, o LCCBio também marcou presença no CEC, com a apresentação intitulada “Inclusão de gênero nas Ciências Exatas através do ensino de Química para alunas do 9º ano”, apresentado pela iniciante científica Bruna Holz Xavier, que foi escolhida como trabalho destaque da sessão, na área de Educação.
No turno da tarde, a mestranda Álisson Aline da Silva e o doutorando Filipe Rondan iniciaram as apresentações do ENPOS, com os trabalhos intitulados “Desenvolvimento de método para determinação elementar em máscara para cílios” e “Influência do pré-tratamento das amostras na quantificação de cloro, bromo, iodo e enxofre em macroalgas da Antártica”, respectivamente. No dia seguinte (23/10) no turno da manhã, ainda no ENPOS, o doutorando Diogo La Rosa Novo apresentou o trabalho intitulado “Desenvolvimento de método analítico para determinação ultra-traço de bromo e iodo em unha humana”. Ainda durante a manhã, a mestranda Fernanda Balbinot também apresentou no ENPOS o trabalho intitulado “Avaliação da bioacessibilidade de bromo e iodo a partir de modelo de digestão in vitro de algas comestíveis”.
Os integrantes do laboratório também participaram como debatedores das sessões orais. A pós-doutoranda Priscila Scaglioni foi debatedora no ENPOS, na área de Ciências Biológicas II e no CIC na área de Ciências Exatas e da Terra, juntamente com o doutorando Diogo La Rosa Novo.