Finalizados

Socioeducação (En) Cena

(2015 – 2017)

No ano de 2015 acompanhamos, atônitos, o avanço de uma proposta de emenda à constituição federal – PEC 171/93 – que propunha a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos. Nesse contexto, o projeto surgiu com o intuito de mais do que realizar uma análise conceitual sobre as medidas socioeducativas, mas também como uma ação prática onde se buscavam novos dispositivos para colaborar com a reinserção social e emancipação de adolescentes em conflito com a lei. O projeto de extensão Socioeducação (En)Cena, num diálogo entre Psicologia Social e Teatro, criou condições de possibilidade para invenção de nossos territórios existenciais.

O que pode a Psicologia Social em meio a pandemia do coronavírus?

(2020)

Várias questões nos atravessam e se mostram urgentes: Como operar com grupos nesse momento? O pode ser feito através de plataformas de encontros virtuais? Como pensar um cuidado coletivo nesse momento? De que maneira o mundo pandêmico se mostra como um regime de visibilidade para as questões da luta antirracista?

Durante o ano de 2020, começando no mês de março, foram realizados encontros (via plataforma do Meet) a fim de suscitar a discussão dessas questões através cinco atos abertos.

Deleuze: Modos de Usar

(2020 – 2021)

“Deleuze Modos de Usar: sobre destruições e invenções de mundos!” consistiu na introdução ao pensamento do filósofo francês Gilles Deleuze, que trouxe (e ainda traz!) grandes contribuições para a área da Psicologia. Para tal objetivo, foram realizados seminários e oficinas que apresentaram temas relativos dentro dessa temática, tendo contado com a presença de renomados pesquisadores e pesquisadoras da área. O evento foi acessível tanto para alunos da graduação e pós-graduação quanto pela comunidade em geral.

 

O Grupo como Dispositivo: Ressonâncias entre Arte e Psicologia Social

(2022)

O projeto busca constituir uma prática integrada entre o curso de Psicologia, o Centro de Artes e o Mestrado em Artes Visuais da UFPel. Partindo de uma articulação entre diversas linguagens artísticas (Artes Visuais; Música; Teatro; Cinema) e a Psicologia Social, o projeto busca abrir condições de possibilidade para elaboração, desenvolvimento e divulgação de novas tecnologias sociais. Trata-se de constituir oficinas, ateliers, espaços de criação onde possamos nos colocar (encharcados por uma prática) diante a relação que envolve processos de criação e processos de subjetivação. No primeiro semestre de 2022 oferecemos uma breve formação aos alunos selecionados: um estudo prático sobre aplicações das linguagens cênicas no contexto da psicologia (Psicodrama, Sociodrama, Esquizodrama, etc). A partir de agosto – segundo semestre – abrimos o projeto às instituições parceiras e a comunidade em geral. O projeto conta com a colaboração da bolsista Liara Damé Soares.

 

Hecceidades: uma Introdução à Filosofia da Diferença

(2022)

O projeto oferece à comunidade acadêmica uma introdução à obra de Gilles Deleuze. É aberto a todos os cursos de graduação e pós-graduação da UFPel, e funciona em formato híbrido: encontros síncronos ou presenciais. Como método de trabalho estamos utilizando o Grupo de Estudos. Os encontros têm duração de duas horas e acontecem semanalmente. Os estudantes são convidados a realização de leituras previas de textos selecionados. Durante os encontros operamos diretamente com as questões trazidas pelos estudantes. O projeto conta com a colaboração da bolsista Julia Fauth.