Estágios

Imagem e SocieducAção

Caroline de Oliveira Pradel Bond

Durante o período de agosto de 2019 a julho de 2021, a estagiária Caroline Pradel, com o auxílio de sua colega Luiza Teixeira Natale e do coordenador Édio Raniere da Silva, desenvolveu e trabalhou o jogo Imagem e SocieducAção como medida socioeducativa.

O Imagem e SocieducAção consiste em um jogo de tabuleiro que é acompanhado de 62 cartas, 1 dado e 4 peões, cujo objetivo é avançar com o peão até a última casa do tabuleiro, a qual simboliza a liberdade.

O número de jogadores indicado é 4 ou mais (nesse caso, os jogadores devem se dividir em equipes). É indicado o seu uso com jovens a partir de 12 anos de idade.

Regras do jogo    |    Cartas    |    Tabuleiro

 

Artezinato

Wellisson Guilhermino Pereira da Silva

Durante o período de agosto de 2019 a dezembro de 2020 o estagiário Wellisson, conjuntamente à Emily Maciel da Costa e com o auxílio do coordeador Édio Raniere, concebeu e aplicou o projeto Artezinato.

Os autores pensaram o Artezinato como uma ferramenta “que possa ser utilizada de diversas formas – por isso não dizemos o que é o artezinato, mas pensamos o que pode – conforme as possibilidades de quem cruzar com esse trabalho. Não queremos definir regras, métodos de aplicação desse instrumento, normas ou qualquer coisa nesse sentido, mas fornecer um disparador para que se inventem novas formas de experimentação através da arte, do zine e do ato de criação, nos espaços de cumprimento de medidas sócio-educativas.”

Artezinato