Deleuze e a Arte: Agenciamentos com a Psicologia Social

Partindo da questão colocada por Nietzsche – como alguém se torna aquilo que é? – o projeto pretende investigar, na obra de Gilles Deleuze, agenciamentos entre criação, subjetivação e individuação. A pesquisa busca dar sequência ao projeto de pós-doutorado do coordenador Édio Raniere da Silva realizado na Université Paris-Nanterre entre 2018 e 2019, sob supervisão de Anne Sauvagnargues. Nossa principal intenção é investigar na obra de Gilles Deleuze ressonâncias entre processos de criação e processos de subjetivação. Deleuze e a arte: agenciamentos com a psicologia social é, atualmente, o projeto guarda chuva do Laboratório de Arte e Psicologia Social. Onde se busca acolher pesquisas de pós graduação em artes – PPGARTES – e de graduação, do curso de psicologia da UFPel.

Pesquisas:

Débora Curti    Fabulações de Luz: Processos de criação nas fronteiras entre imagens e palavras.

Por meio de criações artísticas e poéticas, a pesquisa busca explorar a fronteira entre imagem e palavra, linguagem visual a linguagem escrita, questionando convenções e concepções pré-estabelecidas. Com influências de Anne Sauvagnargues, Gilles Deleuze, Davi Kopenawa e Jaider Esbell, o trabalho se propõe a produzir outras formas de sentir, pensar e estar no mundo, por meio de uma arte que não se separa da ética, estética e política. Nessa perspectiva, a pesquisa problematiza os limites da representação e interpretação na arte contemporânea, propondo uma abordagem poética e ficcional que desafia o discurso ocidental dominante sobre a arte.

CURTI, Débora; SILVA, Édio Raniere da. Manifesto Bichos da Luz.PÓS:Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da EBA/UFMG. v. 13, n. 27, jan-abr. 2023.Disponível em: <https://periodicos.ufmg.br/index.php/revistapos/article/view/41818/37316>

 

Wellisson Guilhermino Pereira da Silva

Caos Diante do Timoneiro

Se pudermos pensar que processos de criação não são disparados pelo sujeito que acredita ser um autor mas de uma rede de elementos humanos e não humanos, como se dá participação das máquinas da informação e comunicação nesse processo? Ao deslocarmos o humano do centro da criação, isto é, se não somos controladores dos objetos que produzimos, o que nos resta nessa relação?

 

 

Kalléu Mendes

 

Afrofuturismo e o processo de subjetivação

O Afrofuturismo e a ficção especulativa contribuem para pensarmos novos processo de subjetivação. Quando pensamos a subjetividade racial como performance, abrimos caminhos para pensar diferentes processos de racialização.

 

 

Arthur Wolff

 

RPG e Psicologia

Pesquisa sobre o uso de RPGs como plataforma lúdica e espaço seguro para experimentar, no fictício e em grupo, posturas e habilidades úteis para situações futuras.

 

 

Emily Maciel

Subjetivação Através da Escrita: Uma Análise a Partir da Obra de Elena Ferrante

A partir da obra da autora, busca-se analisar o processo pelo qual os indivíduos expressam e constroem suas subjetividades em interação com o contexto social em que estão inseridos. A psicologia social será usada como base, visando explorar como as interações sociais, normas culturais, valores e estruturas sociais influenciam a forma como as pessoas se percebem e se expressam.

 

 

Gabriel Bettiol Godinho

 

Para além dos Búzios: O acolhimento e a escuta nas comunidades tradicionais de terreira.

 

 

 

 

Rayssa Ribeiro

 

A Subjetivação Lésbica e o Encontro da Infância com a Não-Heteronormatividade: Um Olhar para o Tornar-se Lésbica em Amora de Natália Borges Polesso