Quem somos?

Membros

Álec Ramson de Jung

(Psicologia/UFPEL)

“O lapso é um lugar onde nossos delírios se tornam potência ao se conectarem, em rizoma, com os delírios do outro.”

Andressa Silveira da Silva

(Psicologia/UFPEL)

“O Lapso é um espaço de invenção, de conexão com o outro, com o corpo e com aquilo que pede passagem. É se permitir sair da nossa zona de conforto para poder criar e reinventar o tempo todo.”

Débora Curi

(Artes Visuais/UFPEL)

 

Júlia Suita Fauth

(Psicologia/UFPEL)

“Fazer parte do LAPSO é possibilidade. Possibilidade de compor; de ser e de não ser; de aprender e desaprender. O LAPSO é encontro de grupo que transforma, acolhe, motiva e nos permite experienciar o ambiente acadêmico por outra perspectiva.”

Kalléu Schmidt Mendes

(Psicologia – UFPel)

“Descobri no Lapso um espaço onde vive o que sempre existiu preso em mim, um lugar que posso libertar meus pássaros que sempre foram engaiolados, como diz Manoel de Barros “Prezo insetos mais que aviões. Prezo a velocidade das tartarugas mais que a dos mísseis. Tenho em mim esse atraso de nascença. Eu fui aparelhado para gostar de passarinhos. […] Porque eu não sou da informática: eu sou da invencionática.”.

Liara Damé Soares

(Psicologia/UFPEL)

“O LAPSO é uma família com a qual tenho a possibilidade de construir conhecimento, criar experiências e me apresentar sem receios.”

Renata Azevedo Peres

(Psicologia/UFPEL)

“O LAPSO para mim é um território existencial afetivo e seguro onde podemos experimentar um movimento grupal que nos permite explorar as diversas potencialidades de cada um, nos fazendo percorrer vários caminhos teóricos/experienciais dentro e fora da universidade.”

Ex-Membros

Leonardo Teodoro Silva

(Artes Visuais/UFPEL)

“Estar participando desse laboratório está expandindo bastante minha capacidade de expressão e compreensão do outro. A exposição a temas e situações fora da minha zona de conforto ajuda muito a me expandir como ser criador artista.”

Mariana Junqueira de Camargo

(Licenciatura em Artes Visuais/UFPEL)

“Participar do Projeto de extensão ‘O grupo como dispositivo: hibridismos entre arte e psicologia social’ do LAPSO, para mim, é uma experiência desafiadora de grande aprendizagem. Uma oportunidade de repensar os processos de criação a partir de um coletivo, múltiplas subjetividades e práticas da psicologia social. Particularmente, é também um ambiente de desenvolvimento de habilidades sociais e exercício de percepção.”

Osvaldo Maldonado Junqueira

(Psicologia/UFPEL)

“Fazer parte do Lapso é estar em constante aproximação dos meus limites, ressignificações de traumas e preconceitos, caminho tortuoso mas sempre perto de colegas que nos dão a mão para alcançar os objetivos.”

Renata Peixoto

(Psicologia/UFPEL)

Victória Bastos

(Psicologia/UFPEL)

Coordenador

Édio Raniere da Silva

Pós-Doutorado em Filosofia pela Université Paris-Nanterre. Doutor em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais – PPGAVI – e professor Adjunto do Curso de Psicologia da Universidade Federal de Pelotas – UFPel, onde coordena o Laboratório de Arte e Psicologia Social: LAPSO. Encontra na Ecologia das Imagens de Anne Sauvagnargues e na Filosofia da Diferença de Gilles Deleuze importantes intercessores. Suas pesquisas mais recentes concentram-se em dois eixos temáticos: 1) Processos de Criação e Processos de Subjetivação; 2) Medidas Socioeducativas. Interessa-se pela Arte Indígena Contemporânea, em especial pelo trabalho de Jaider Esbell.

E-mail: edioraniere@gmail.com