O Grupo como Dispositivo

 

O projeto busca constituir uma prática integrada entre o curso de Psicologia, o Centro de Artes e o Mestrado em Artes Visuais da UFPel. Partindo de uma articulação entre diversas linguagens artísticas (Artes Visuais; Música; Teatro; Cinema) e a Psicologia Social, o projeto busca abrir condições de possibilidade para elaboração, desenvolvimento e divulgação de novas tecnologias sociais. Trata-se de constituir oficinas, ateliers, espaços de criação onde possamos nos colocar (encharcados por uma prática) diante a relação que envolve processos de criação e processos de subjetivação. No primeiro semestre de 2022 oferecemos uma breve formação aos alunos selecionados: um estudo prático sobre aplicações das linguagens cênicas no contexto da psicologia (Psicodrama, Sociodrama, Esquizodrama, etc). A partir de agosto – segundo semestre – abrimos o projeto às instituições parceiras e a comunidade em geral. O projeto conta com a colaboração da bolsista Liara Damé Soares.

(Membros do Projeto Grupo como Dispositivo em sessão de Sociodrama no dia 31/05/2022)

O que anda acontecendo?

 

l

(Cartaz de divulgação da sétima performance a ser realizada com a comunidade – 2022 | Cartografia Visual da Performance)

 

(Cartaz de divulgação da sexta performance a ser realizada com a comunidade – 2022 | Cartografia Visual da Performance)

 

(Cartaz de divulgação da quinta performance a ser realizada com a comunidade – 2022 | Cartografia Visual da Performance)

 

(Cartaz de divulgação da quarta performance a ser realizada com a comunidade – 2022 | Cartografia Visual da Performance)

 

(Cartaz de divulgação da terceira performance a ser realizada com a comunidade – 2022 | Cartografia Visual da Performance)

 

(Cartaz de divulgação da segunda performance a ser realizada com a comunidade – 2022 | Cartografia Visual da Performance)

 

(Cartaz de divulgação da primeira apresentação realizada com a comunidade – 2022 | Cartografia Visual da Performance)

Registros da sessão interna de Sociodrama coordenada pela graduanda de Psicologia Andressa Silveira da Silva, realizada no dia 31/05/2022, no Centro de Artes da UFPEL:

Registros da sessão interna de Psicodrama coordenada pela graduanda de Psicologia Renata Azevedo Peres, realizada no dia 24/05/2022, no Centro de Artes da UFPEL:

Registros da reunião que aconteceu no dia 10/05/22 com a coordenação do departamento de  Proteção Social Especial de Média Complexidade (CREAS). Onde estiveram presentes coordenações dos CRAS e CREAS de Pelotas, bem como representantes das equipes técnicas destas mesmas instituições:

                                   "

(Coordenador do projeto, Édio Raniere, em encontro com representantes das equipes técnicas dos CRAS e CREAS de Pelotas)