Shadow

O Laboratório de Automação Industrial (LAI) está localizado na sala 110.2 no prédio da COTADA, do Centro de Engenharias da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Ele desempenha um papel fundamental no suporte aos cursos de graduação em Engenharia de Produção, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Agrícola e Engenharia Industrial Madeireira. Além disso, o LAI oferece oportunidades de pesquisa nas áreas de Sistemas Hidráulicos e Pneumáticos, Hidráulica Proporcional, bem como em sistemas Eletro-Hidráulicos e Eletro-Pneumáticos.

O laboratório conta com duas Bancadas Didáticas de Sistemas Hidráulicos e duas Bancadas Didáticas de Sistemas Pneumáticos. Além disso, possui um Kit de Hidráulica Proporcional e componentes eletroeletrônicos, Controladores Lógicos Programáveis (CLPs) e sistemas de Medição de Temperatura, Vazão e Pressão. Essa infraestrutura permite o desenvolvimento de atividades práticas, que apoiam o ensino, a pesquisa e a extensão no campo do projeto de sistemas mecânicos e acionamentos utilizando Sistemas Hidráulicos e Pneumáticos.

Além das atividades mencionadas, o LAI também tem se envolvido em projetos com Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT), realizando levantamentos de imagens digitais de áreas e estruturas. Essa abordagem amplia as possibilidades de aplicação do laboratório, explorando tecnologias emergentes e fortalecendo a integração com outras áreas de estudo.

Em resumo, o Laboratório de Automação Industrial da UFPel desempenha um papel importante no apoio aos cursos de engenharia, oferecendo uma variedade de recursos e oportunidades de pesquisa. Com suas bancadas didáticas, equipamentos especializados e projetos inovadores, o LAI contribui para a formação dos estudantes e para o avanço do conhecimento na área de automação industrial.

Translate »