Shadow

Equipe

Coordenador

Gilson Simões Porciúncula Doutor e Mestre em Engenharia Mecânica pela UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina. Engenheiro Agrícola formado pela UFPEL – Universidade Federal de Pelotas e Técnico em Mecânica Indústrial pelo CEFET-RS – Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Análise e Avaliação e Projetos. E tem seu tema de doutorado na área de Análise de Confiabilidade de Sistemas Automáticos. Atualmente atua como professor Associado na Universidade Federal de Pelotas no Centro de engenharias na area de Projeto de Máquinas, Sistema Hidráulicos e Pneumáticos e Confiabilidade e Manutenção de Sistemas. Coordena o Laboratório de Automação Industrial do Centro de Engenharias da UFPel e o Grupo de Estudo ProEDAI – Projeto Exatas Diversidades Afro-indígenas do Centro de Engenharias da UFPel.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1455474364995693

Docentes

Ádamo de Souza Araújo Graduado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Pelotas (2010). Mestrado Acadêmico (2013) e Doutorado em Ciência e tecnologia de sementes pela Universidade Federal de Pelotas (2017). Atualmente, professor e coordenador do curso de Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Pelotas – Centro de Engenharias. Linhas de pesquisa: Beneficiamento, secagem e armazenamento de sementes e grãos; Instrumentação de sensores de sistemas agrícolas e industriais; Processamento de imagem para a analise morfológica de sementes e estruturas vegetais; Projeto de Silos e Armazéns; Máquinas Elétricas e Acionamento. Energização Rural.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0262952916541413

Giusepe Stefanello Engenheiro do Centro de Engenharias da UFPEL e Docente do Curso de Engenharia Agrícola do Centro de Engenharias da UFPEL. Disciplinas: Tecnologia Mecânica, Projeto de Elementos de Máquinas, Máquinas Agrícolas I, Máquinas Agrícolas II, Máquinas Agrícolas III e Projeto de Máquinas Agrícolas. Formação: Engenheiro Agrícola, Mestre e Doutor em Agronomia pelo PPG em Sistemas de Produção Agrícola Familiar, com experiência profissional e acadêmica em utilização, projeto e manutenção de instalações, máquinas e equipamentos agrícolas e agroindustriais.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4037570080977346

Marlon Mauricio Hernández Cely Professor Adjunto da UFPEL no Centro de Engenharias CENG, curso de Controle e Automação. Possui graduação em Engenharia Eletrônica (Colômbia 2002), mestrado em Controles Industriais (Colômbia 2010), ambos pela Universidade de Pamplona e doutorado Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (EESC/USP 2018). Tem experiência na área de Engenharia Elétrica com ênfase em Instrumentação avançada, Automação, controle e modelagem, atuando principalmente nos seguintes temas: Instrumentação industrial, Automação de processos, Instrumentação aplicada a escoamentos multifásicos. Trabalhou como Pesquisador Doutor para a Petrobras (2018 – 2019), CEPETRO-UNICAMP. Foi Pesquisador Doutor contratado pela PETROBRAS (2018 – 2021). Tem participado de mais de 3 projetos financiados com empresas, como PETROBRAS e EQUINOR, principalmente na área Instrumentação Industrial avançada, Supervisão e Controle de escoamento em petróleo e gás. Foi Supervisor do Laboratório de Escoamentos Multifásicos Industriais (LEMI) da EESC-USP, financiado pela PETROBRAS, e do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Escoamento Multifásico (NAP-EM), núcleo ligado diretamente à Pró-reitoria de Pesquisa da Universidade de São Paulo (USP).

Bolsistas

Maik Conceição Dias Bolsista de Iniciação Cientifica do Laboratório de Automação Industrial-UFPel, Colaborador do Projeto Exatas Diversidades Afro Indígenas (ProEDAI-UFPel), Mecânico de Manutenção Industrial, Estudante de Engenharia de Produção-UFPel

Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6974473379792674

 

Lauro Araújo Leme Bolsista de Iniciação à Extensão do Projeto de Inserção e Uso do Mapeamento Aéreo em Comunidades Quilombolas e Comunidades da Lagoa dos Patos, Colaborador do Projeto Exatas Diversidades Afro Indígenas (ProEDAI-UFPel). Estudante de Engenharia de Petróleo-UFPel.

 

Matheus Philipe Bolsista de Iniciação ao Ensino do Projeto Exatas Diversidades Afro Indígenas (ProEDAI-UFPel) e Colaborador do Projeto de Inserção e Uso do Mapeamento Aéreo em Comunidades Quilombolas e Comunidades da Lagoa dos Patos. Estudante de Engenharia de Petróleo-UFPel.

 

 Tarick  Blodorn Bolsista voluntário, estudante do Curso de Engenharia de Controle e Automação

Ex-Bolsistas

Joab Tavares Fagundes – 21 Anos/ Nascido e Residente de Pelotas-RS. Técnico em Eletromecânica pelo Instituto Federal Sul Rio-grandense Campus Pelotas; Estudante do Curso de Engenharia de Controle e Automação pela Universidade Federal de Pelotas (2° Ano); Possuo experiências técnicas na áreas de: Técnico em Manutenção Eletromecânica; Técnico em Manutenção de Sistemas de Computador; Técnico em Informática; Programação; Design Gráfico e Social Mídia. Tenho Conhecimento Linguístico em: Inglês (Básico); Espanhol (Intermediário); Libras (Básico).

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7598383173221533

Moisés Ribeiro Ferreira – Monitor da disciplina de Acionamentos Hidráulicos e Pneumáticos, Colaborador do Projeto Exatas Diversidades Afro Indígenas (ProEDAI-UFPel). Estudante de Engenharia de Produção-UFPelCurriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1056738371792663

Marjana Ferreira Mendes Graduada em Geoprocessamento (2014) e Graduanda em Engenharia Ambiental e Sanitária (2020) ambas pela Universidade Federal de Pelotas. Desenvolvi trabalhos associados a importância de estudos afro-brasileiros, Instrumentos de Educação Ambiental como Revitalização de Pneus, Plantas e Mudas. Tenho interesse na área de Ciências ambientais, desastres e avaliação de impactos ambientais e Sistemas de Informação Geográfica (SIGs). Pós graduanda em Topografia e Sensoriamento Remoto (2018) e Auditoria e Perícia Ambiental (2018) pelas respectivas Unidades Acadêmicas Única e FARESE. Tem experiência em Geociências, utilização da ferramenta de SIG (Sistemas de Informação Geográfica), análises geográficas bem como monitoramento e avaliação de impactos ambientais.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9426033011353596

Graduando em Engenharia de Controle e Automação pela UFPel, Técnico em Automação Industrial pelo IFSul. Com experiência na área de Sistemas Hidráulicos e Pneumáticos. Foi bolsista de Iniciação ao Ensino no Projeto de Estruturação do Laboratório de Automação Industrial.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9130382100075700

 

Translate »