Shadow

Acionamentos Hidraulicos e Pneumáticos

A Disciplina de Acionamento Hidráulicos e Pneumáticos apresenta a seguinte Caracterização Curricular:

OBJETIVO
Habilitar os alunos para conhecer, caracterizar e selecionar os principais componentes de sistemas hidráulicos e pneumáticos, assim como relacionar as principais técnicas e ferramentas de dimensionamentos de componentes e de desenvolvimento de implementação de circuitos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
A final da disciplina o aluno deverá ser capaz de identificar e especificar os principais componentes de sistemas hidráulicos e pneumáticos. Desenvolver de forma sistemática e implementar circuitos hidráulicos e pneumáticos, assim como, identificar os principais meios de aplicação e abordar sobre as vantagens e desvantagens da utilização dos sistemas hidráulicos e pneumáticos.

A Disciplina é dividida em dois blocos de Conteúdos, Sistema Pneumáticos e Sistemas Hidráulicos.

O programa da Disciplina de Acionamentos Hidráulicos e Pneumáticos é desenvolvido por meio de aulas presenciais expositivas. As aulas teóricas e práticas são ministrada no Laboratório de Automação Industrial sala 110.2 do Prédio da COTADA e os materiais e atividades serão disponibilizadas no e-aula UFPel. As aulas serão realizadas por meio de apresentações orais, disponibilidade materiais bibliográficos, tais como Apostilas, software de Simulação e Vídeos. As aulas e trabalhos práticos serão realizadas nas bancadas didáticas de sistemas Pneumáticos e Sistemas Hidráulicos presentes no LAI.

.

Translate »