Dia nacional do livro – 29 de Outubro

Dia nacional do livro – 29 de outubro

Em um momento de tanta instabilidade e apreensão, celebrar o dia nacional dos livros parece ínfimo, quase superficial, afinal, para muitos, os livros não passam de objetos bonitos, colecionáveis e restritos a uma parcela seleta da população, já que são caros. Os livros carregam também o estigma do castigo, da punição, sendo comum nas escolas que os alunos “desordeiros” sejam mandados para a biblioteca ou para o cantinho da leitura para que repensem suas atitudes e/ou palavras.

Por que hoje em dia não temos uma boa relação com os livros? Em que momento seu potencial transformador foi subsumido perante outras fontes de informação? Por que, apesar disso, estamos aqui escrevendo sobre os livros?

Muitas vezes, as escolas e a mídia contribem com a imagem de livros como objetos fúteis, massificantes, lidos apenas em caso de provas ou testes, colecionáveis e imãs de pó nas prateleiras. Apesar disso, eles ainda representam para muitos de nós justamente aquilo que algumas instituições parecem nos querer fazer esquecer: o primeiro passo em um caminho sem volta. E é por isso que estamos aqui escrevendo sobre os livros.

Os livros são um caminho sem volta!
Os livros acolhem a nós todos sem distinção
Abrem portas, janelas, derrubam muros e desfazem qualquer ilusão.
Os livros nos armam de conhecimento
Nos imunizam contra a radicalidade e o emburrecimento.
Os livros são ricos em histórias, memórias e aprendizagens
Diversos em formas, autores, rostos e imagens.
Os livros são plurais no sentido etário e espacial
Estão ali para crianças, jovens e adultos, em formato fisico ou digital.
Os livros representam pontes, caminhos, conexões e inspirações
Sempre começos, recomeços e até mesmo pausas, mas nunca finalizações.
Os livros, neles acreditamos, nos inspiramos, defendemos e os lemos
Agora, convidamos você a se juntar a nós e fazer o mesmo.

Convidamos você a se juntar ao coro de vozes que há muito tempo vem ecoando a tônica #mearmodelivrosemelivrodearmas
Juntos, vamos fortalecer e propagar essa ideia.