Professora de Educação Infantil não alfabetiza (?) Já falou ou ouviu alguém falando isso?

Professora de Educação Infantil não alfabetiza (?)  Você já falou ou ouviu alguém falando isso? Recentemente, temos acompanhado um movimento de valorização e divulgação das práticas pedagógicas da primeira infância. Em parte, esse movimento busca desconstruir a ideia equivocada de que a Educação Infantil serve apenas como preparação para o Ensino Fundamental. Acompanhando esse movimento,…

XIII Seminario Internacional de la Red Estrado: “Dos décadas de estudios sobre el trabajo docente. Existir, resistir y construir nuevos horizontes”

Memórias de setembro de 2023 LabForma presente no XIII Seminario Internacional de la Red Estrado: “Dos décadas de estudios sobre el trabajo docente. Existir, resistir y construir nuevos horizontes”, em La Plata, província de Buenos Aires-Argentina. Momento importante de partilha e divulgação das pesquisas que o grupo vem desenvolvendo sobre a formação de professores das…

Escola Doutoral em Estrasburgo

Lembrança do mês de julho, quando a doutoranda Juliana Marques de Farias participou da Escola Doutoral em Estrasburgo, França, representando o Labforma e o Observatório de Educação Básica: Impactos da pandemia sobre o direito à educação e a reconfiguração do trabalho docente. Ela apresentou sua pesquisa intitulada Experiências de injustiça sentidas por professoras de infância…

De quantos saberes se compõem a docência?

De quantos saberes se compõem a docência? Estamos preparados para vivenciar seus aprendizados e todas as emoções que envolvem a escolha de outro sujeito desejante de seguir o caminho da docência? Podemos enumerar com boa eloquência todas as classificações de habilidades, de saberes e de tendências pedagógicas que recheiam nossas aulas, mas sempre somos surpreendidos…

III Ciclo de debates: a vida na escola Infantil

O grupo de pesquisa Laboratório de Formação e Estudos da Infância (LabForma/UFPel) convida para o III Ciclo de debates: a vida na escola Infantil. O evento será sediado no Auditório Andrew Valadão (campus Anglo/UFPel) e ocorrerá nos dias 13 e 14 de dezembro, a partir das 9h.

Seminário Nacional: Direito à educação e docência no pós-pandemia: desafios e perspectivas

LabForma UFPel marcando presença no Seminário Nacional: Direito à educação e docência no pós-pandemia: desafios e perspectivas. Compartilhamos os resultados das pesquisas realizadas ao longo da pandemia com o trabalho intitulado: ‘Os sujeitos da Educação Infantil diante dos silêncios discursivos: vulnerabilidades invisíveis’. Discutimos a importância de assegurar os direitos das crianças, de ouvir professores e…