Olá, pessoal! Temos uma super novidade do PIBID para vocês!
Estamos muito animados em convidar todos vocês para uma conversa incrível com o professor VINICIUS FARIAS CAMPOS, superintendente de Inovação e Desenvolvimento Interinstitucional da UFPel!
Anotem na agenda: o evento acontecerá no dia 11/07, às 18:30h, no Colégio Pelotense. Será uma oportunidade única para discutirmos sobre a Inovação na Licenciatura em Química!
#UFPel #InovaçãoNaLicenciaturaEmQuímica #EventoImperdível #ColégioPelotense #Aprendizado #Química #Inovação
seleção de 1 vaga de IC remunerada e 1 de IC voluntária.
Inscrições devem ser enviadas via email bspastoriza@gmail.com, com assunto “inscrição para IC”.
Serão realizadas entrevistas e uma prova escrita.
A seleção será segunda, entre 11h e 13h.
No email deve haver nome completo, telefone e semestre atual.
O projeto de trabalho dos bolsistas será o que está disponível em: https://institucional.ufpel.edu.br/projetos/id/p9523
Período de inscrição é até sexta
Oi pessoal! E sou a Eduarda Vieira de Souza, sou formada em Licenciatura em Química pela Universidade Federal de Pelotas e atualmente faço parte do Laboratório de Ensino de Química (LABEQ) através da minha pesquisa de Mestrado e do Projeto de Extensão Por uma Docência Inclusiva, ambos sob orientação do professor Bruno dos Santos Pastoriza e em parceria com a Escola Louis Braille.
Meus estudos enquanto mestranda do Programa de Pós-Graduação em Química iniciaram em março de 2022, que foi quando comecei minhas pesquisas na área de Inclusão no Ensino de Química. Meu interesse neste campo surgiu durante a graduação e especialmente no desenvolvimento do meu Trabalho de Conclusão de Curso e desde então venho trabalhando para conseguir contribuir pelo menos um pouquinho para que a inclusão escolar seja efetiva e de qualidade.
Atualmente minha pesquisa está voltada ao movimento de inclusão de alunos deficientes visuais e, portanto, tem como objetivo principal construir possíveis estratégias didáticas para o apoio de Química em uma escola especializada que auxiliem no processo de ensino e aprendizagem desses sujeitos. Sendo assim, este trabalho se caracteriza como um estudo de caso e buscará identificar se as dificuldades comuns em determinados conteúdos de química também estão presentes no processo escolar de alunos deficientes visuais e como poderiam ser supridas a partir de estratégias didáticas inclusivas.
Desta forma, a pesquisa também visa contribuir para o processo de formação docente, para que nós enquanto mediadores do conhecimento sejamos capazes de atender as diferentes características e habilidades dos nossos alunos, de modo que todos possam ter acesso ao conhecimento sob as mesmas condições. Penso que a tarefa de ensinar não é um caminho fácil, tampouco a de incluir, mas se tivermos a sensibilidade de trabalhar com a diversidade para que ela não seja excludente, conseguiremos alcançar com êxito estes objetivos.
Seguimos trabalhando e aguardando novas atualizações aqui na página! Até mais!
A visita acadêmica realizada pelos alunos do curso de Licenciatura em Química da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) nas dependências da Associação Escola Louis Braille foi um momento importante para o enriquecimento da formação acadêmica dos estudantes. Além disso, essa iniciativa contribui para a inclusão e a valorização da diversidade na educação.
Acompanhados pela professora Bruna Fary e pelo coordenador do curso, professor Bruno Pastoriza, os alunos puderam conhecer a rotina da escola, as atividades dos alunos, pacientes e profissionais da instituição e ainda participaram de uma apresentação da professora Ângela Soares, do Departamento de Atendimento Educacional Especializado (AEE) da Escola Louis Braille.
A atividade contou também com a participação da mestranda Eduarda Vieira de Souza e da graduanda Fernanda Jardim, que fazem parte do projeto acadêmico “Por uma docência inclusiva”. O objetivo principal da visita foi a elaboração de um produto final com caráter inclusivo na disciplina de Instrumentação para o Ensino de Química.
A importância desse tipo de ação está na valorização da diversidade e na promoção de uma educação inclusiva. É essencial que os futuros educadores tenham contato com diferentes realidades, para que possam desenvolver competências que os permitam atuar de forma adequada em situações que envolvam alunos com necessidades especiais.
Além disso, a visitação em escolas que atendem a alunos com deficiência visual, como é o caso da Associação Escola Louis Braille, possibilita aos futuros educadores a compreensão da importância de se pensar em soluções que levem em consideração as limitações desses alunos, visando sempre a promoção da inclusão e a garantia de uma educação de qualidade para todos.
horario | Palestra | Palestrante | Local |
Dia 11 | Abertura Geral na FAEM | Campus Capão do Leão Auditorio FAEM | |
09:00 | |||
13:30 | Credenciamento (ocorrerá até 14h45min) |
Campus II UFPel R. Alm. Barroso, 1202 . Sala 309 |
|
14:00 | |||
15:00 | A Química no Contexto de uma Indústria da Área Médica – produtos, processos e manutenção | Gerente de Processos de Manufatura e Manutenção da LIFEMED. Felipe Bier de Mello | |
15:45 | Ignis animal science- Da Pesquisa à Inovação | Josiane Feijó | |
Horario | Palestra | Palestrante | |
dia 12 | |||
09:00 | EMBRAPI-INOVAAGRO – Importância inovação, das oportunidades e da proatividade para plena atuação no mercado de trabalho | Geri Eduardo Meneghello |
Campus II UFPel R. Alm. Barroso, 1202 . Sala 309 |
09:45 | Começa o coffee | ||
10:15 | Inclusão no Ensino de Química | Eduarda Vieira de Souza Fernanda Jardim Dias da Piedade | |
Almoço | RU Rua Santa Cruz, 1705 | ||
14:00 | Química Analítica e o Meio Ambiente: tendências e desafios | Wiliam Boschetti |
Campus II UFPel R. Alm. Barroso, 1202 . Sala 309 |
15:15 | coffee | ||
15:45 | Interação Intermolecular: uma visão sobre a construção do conceito | Vitória Schiavon da Silva, Fernanda Karolaine Dutra da Silva e Michael Costa da Rosa. | |
Horario | Palestra | Palestrante | |
Dia 13 | |||
8:30 | Refletindo sobre a aprendizagem matemática no Ensino Superior: a perspectiva da Aprendizagem Autorregulada no projeto GAMA |
GAMA Rejane Pergher e Cícero Nachtigall |
Campus II UFPel R. Alm. Barroso, 1202 . Sala 309 |
10:15 | Saberes femininos e o ensino de química – perspectivas e tensionamentos | Adriana Castro, Daniele Raupp, Andressa Bento. Intermediação: Bruna Fary | |
Laboratório de Ensino de Química (Labeq) tem a honra de convidar todos os interessados a participarem da defesa de dissertação de mestrado da Thaís Ruas Viegas. A dissertação, intitulada “Uma Análise dos Conceitos da Química nos Documentos Curriculares Oficiais”, promete ser uma contribuição significativa para o campo da educação em Química. A banca examinadora será formada pelo orientador Prof. Dr. Bruno dos Santos Pastoriza (PPGQ – UFPel) como presidente e pelos seguintes membros titulares: Prof. Dr. Alessandro Cury Soares (PPGQ – UFPel) e Prof.ª Dr.ª Jaqueline Ritter (FURG).O evento será realizado no dia 05 de abril de 2023, quarta-feira, às 14h, no Miniauditório do CCQFA. É uma ótima oportunidade para prestigiar a pesquisa acadêmica em Química e aprender mais sobre os conceitos presentes nos documentos curriculares oficiais.
Para aqueles que não puderem comparecer pessoalmente, a defesa também poderá ser acompanhada pelo link https://webconf.ufpel.edu.br/b/bru-rfk-wof-goc. Não perca a chance de se envolver em discussões importantes sobre o futuro da educação em Química e participar de um momento significativo na carreira acadêmica da Thaís Ruas Viegas. Contamos com a sua presença!
O Labeq convida todos a assistir o Exame de Qualificação de Doutorado da aluna Camila Litchina Brasil, orientanda do Prof. Dr. Bruno dos Santos Pastoriza, intitulado “Seleção de Conteúdos e Didatização em Aulas de Química: Uma Análise a partir do Conhecimento Didático do Conteúdo (CDC)”, que será realizado na próxima quarta-feira, dia 08 de março de 2023, às 15h, via web, através do link
https://webconf.ufpel.edu.br/b/bru-1og-rha-dhv
A banca examinadora será formada pelo orientador e pelos seguintes membros titulares: Prof. Dr. Alessandro Cury Soares, Prof.a Dr. Leidy Gabriela Ariza Ariza (Universidad de Cordoba Colombia) e Prof. – Dr. Marcelo Leandro Eichler (UFRGS).