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Produção de revisões sistemáticas e metanálises em Ginecologia e Obstetrícia
BLOCO 1 – Aulas teóricas e elaboração dos projetos pessoais
Objetivo: nivelar conhecimentos, apresentar conceitos e apoiar a elaboração das perguntas de pesquisa.
29/10/25
Introdução às revisões sistemáticas e meta-análises
– Conceitos básicos
– Diretrizes PRISMA e Cochrane
– Como ter ideias de pesquisa
Compreender diferenças entre tipos de revisão; conhecer principais guias; estimular ideias de temas viáveis.
05/11/25
Viabilidade da ideia e estratégia de busca
– Critérios para definir tema factível
– Escolha de bases de dados
– Elaboração de estratégias de busca
Desenvolver perguntas PICO/PECO; criar strings de busca; explorar exemplos práticos em GO e fisioterapia.
12/11/25
Apresentação das ideias
– Discussão em grupo e ajustes das perguntas
Validar e refinar as perguntas de pesquisa de cada participante. BLOCO 2 – Utilização de softwares para a construção da pesquisa
Objetivo: ensinar ferramentas digitais para triagem e organização dos estudos.
19/11/25
Como usar o Rayyan- Upload de busca
– Remoção de duplicatas
– Screening duplo-cego
– Leitura completa e inclusão final
Executar processo de triagem em tempo real com conjunto de artigos-teste. 26/11/25
Recesso estratégico + plantão de dúvidas
Apoiar dúvidas no uso do Rayyan e na triagem inicial. 03/12/25
Apresentação dos diagramas de fluxo (PRISMA Flow Diagram)
Apresentar resultados da triagem e consolidar dados para próxima etapa. 10/12/25
Extração de dados
– Estrutura de planilhas
– Variáveis obrigatórias e opcionais
– Padronização para análise
Criar planilha de extração padronizada para cada projeto. Recesso
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Período: 11/12/25 a 03/02/26 BLOCO 3 – Estatística e escrita científica
Objetivo: introduzir análise estatística e técnicas de redação para publicações científicas.
04/02/26
Análise estatística e RevMan
– Tipos de modelos (efeitos fixos e aleatórios)
– Forest plot e funnel plot
Entender conceitos básicos e interpretar gráficos. 11/02/26
Oficina de escrita científica – Parte 1 (com convidado)
Como escrever títulos e resumos de impacto. 18/02/26
Oficina de escrita científica – Parte 2 (com convidado)
Como fazer uma discussão robusta e com relevância clínica. 25/02/26
Avaliação da qualidade metodológica
– Risco de viés
– Ferramentas de avaliação
(ROB 2, Newcastle-Ottawa, GRADE)
Aplicar instrumentos e compreender impacto na discussão dos resultados.
BLOCO 4 – Pesquisa científica na prática
Objetivo: ampliar a visão dos ligantes sobre o universo acadêmico e de carreira. Sugestões de temas e atividades:
– Organização e monitoramento
Calendário e tarefas
– Google Calendar compartilhado para todas as datas das aulas, reuniões e prazos de entrega.
– Google Sheets como painel único, com abas para:
1. Calendário resumido (datas + links para materiais)
2. Tarefas por grupo (responsável, prazo, status)
3. Controle de frequência
Controle de frequência
– Registro rápido via Google Forms (link fixo ou QR Code na hora da aula) → alimenta a aba de frequência do Google Sheets.
Cronograma_ produção de revisões sistemáticas e metanálises em Ginecologia e Obstetrícia
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