UFPel promove levantamento sobre inovação

“Você sabe o que é inovação”? Esse é o questionamento lançado pela Superintendência de Inovação e Desenvolvimento Interinstitucional da Universidade Federal de Pelotas (Inova/UFPel) para a realização do Data Inova – Levantamento Institucional sobre Inovação. A ideia é que a comunidade da UFPel possa responder a um breve questionário sobre aspectos de inovação.

O levantamento busca obter dados sobre o conhecimento da comunidade acadêmica acerca do tema inovação para subsidiar tomadas de decisão da universidade, embasando elaboração de políticas e estratégias de inovação para a UFPel. Também auxiliará a traçar o perfil quanto ao conhecimento da temática, fortalecendo ações específicas para o público universitário. O Data Inova ainda tem a proposta de chamar atenção para o tema e buscar democratizar a inovação pela Universidade.

Trata-se se um questionário objetivo, que leva em torno de três minutos para ser respondido. No instrumento, a pessoa respondente encontrará perguntas individualizadas sobre, por exemplo, sua categoria e lotação na Universidade, questões de gênero e diversidade, perguntas gerais sobre seus conhecimentos em inovação, além de questionamentos relacionados à inovação na UFPel e na região.

As pessoas que participarem receberão as respostas ao final do questionário e poderão se informar sobre o tema da inovação, além de inteirar-se sobre as atividades que a Universidade vem desenvolvendo. Também poderão cadastrar seus contatos, de forma anônima, para receber informações via celular a respeito do assunto. Além disso, como outra forma de escuta, poderão sugerir ideias, ações e atividades que podem ser desenvolvidas nesse campo.

Os dados coletados não possuem fins científicos e serão apresentados no final do ano no formato de um relatório para a comunidade da UFPel. Conforme explica o superintendente da Inova, Vinícius Campos, esse relatório irá subsidiar tomadas de decisões da administração e de planejamento sobre a inovação na UFPel. Os dados identificarão necessidades, oportunidades e lacunas que subvencionarão possíveis ações específicas de apoio administrativo a determinadas unidades acadêmicas e administrativas, assim como ações específicas de auxílio, no tema, para os diferentes públicos da Universidade. Um evento deverá ser elaborado para apresentar o relatório à comunidade.

De acordo com Campos, recentemente a comunidade da UFPel vem se tornando protagonista na construção, entre outras esferas, do planejamento universitário. “Assim, atualmente, a escuta da comunidade para tomadas de decisões é uma rotina, oriunda do entendimento que a Universidade deve ser conduzida pela sua comunidade. Nessa perspectiva, a sensibilização das pessoas ao tema é de notória relevância, gerando interesse e engajamento na estruturação participativa deste novo desafio”, pontuou.

O Data Inova é uma construção entre a Inova e a Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento, através da Coordenação de Desenvolvimento Participativo (CDIP/Proplan). Além disso, conta com apoio da Coordenação de Diversidade e Inclusão (CODin) e da Coordenação de Comunicação Social da UFPel (CCS).

Publicado em Notícias.