PRPPG e INOVA lançam editais de bolsas de IC e IT 2023/24

Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) e a Superintendência de Inovação e Desenvolvimento Interinstitucional (INOVA) lançaram no dia 15 de maio, os editais institucionais de bolsas de Iniciação Científica (IC) e Tecnológica (IT) da UFPel para o período 2023/2024. Os pesquisadores interessados devem submeter o pedido até o dia 02 de junho de 2023, por meio do módulo “Bolsas” no Cobalto. Para realizar a solicitação o pesquisador necessita ser servidor(a) efetivo(a) do quadro da UFPel em regime de trabalho de 40 (quarenta) horas semanais ou Dedicação Exclusiva (DE)  e deve ter projeto de pesquisa ou ação de pesquisa cadastrado no Cobalto, devendo estar aprovado no COCEPE até o dia 12 de agosto de 2023. A vigência mínima do projeto ou ação deve ser de 01 de setembro de 2023 a 31 de agosto de 2024.

Ao todo, oito modalidades de bolsas são oferecidas, quatro voltadas para iniciação científica (PIBIC/CNPq, PROBIC/FAPERGS, PBIP-AF/UFPel, PBIP-JC/UFPel) e quatro voltadas à iniciação à área tecnológica e de inovação (PIBITI/CNPq, PROBIT/FAPERGS), PBIP-IT/UFPel e PBEI/UFPel).

Nos editais de IC, as diretrizes gerais que vêm sendo adotadas nos últimos 5 anos foram mantidas, buscando uma ampla distribuição de bolsas entre as diferentes áreas do conhecimento, incluindo o PBIP-JC, que destina 15 bolsas de IC para docentes jovens doutores ou que ingressaram recentemente na carreira docente.

Como novidade, a partir de 1º de setembro os valores das bolsas nas modalidades da UFPel (PBIP-AF/UFPel, PBIP-JC/UFPel, PBIP-IT/UFPel e PBEI/UFPel) serão reajustados de R$ 500,00 para R$ 700,00, acompanhando os valores das bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica do CNPq. Todas as bolsas com recursos próprios da Universidade são destinadas a alunos de ações afirmativas.

Os editais na íntegra podem ser conferidos no site da PRPPG.

Publicado em Notícias.