“Inova Ciência”: Superintendência de Inovação e Desenvolvimento Interinstitucional da UFPel realiza evento sobre inovação aberta

Ontem, quarta-feira (29/06) foi dia do “Inova Ciência”, evento organizado pela Superintendência de Inovação e Desenvolvimento Interinstitucional da UFPel, junto à Incubadora de Base Tecnológica – Conectar, ao Programa StartupLab e, com apoio da Lifemed.

A ação que contou com a participação dos convidados Tsen Kang, diretor do grupo Jacto; Fernando Henrique Kohlman Schwanke, diretor do IICA e Odir Dellagostin, diretor da FAPERGS, discutiu desde a importância de trabalhar a relação empresa-universidade para o desenvolvimento econômico e social, sobre controle de Ativos Tangíveis e Intangíveis, Ferramentas e Metodologias para organização de instituições, até os cenários e desafios do setor agro+ambiental que nos acompanharão daqui para frente.

Ao final do evento nossos organizadores fizeram um balanço sobre as palestras. Vinicius Farias Campos, atual superintendente de Inovação e Desenvolvimento Interinstitucional da UFPel comenta:

“Com lotação máxima da comunidade, o evento foi um sucesso e os temas trazidos foram extremamente importantes em termos de inovação. Nos mostrou que a universidade tem a capacidade para fazer interação tanto com a sociedade, quanto empresas, com o setor produtivo e o setor público em termos de inovação aberta.”

Felipe de Souza Marques, Coordenador do Escritório de Propriedade Intelectual, Transferência de Tecnologia e Empreendedorismo deu a seguinte declaração: “O evento cumpriu seu propósito de falar sobre ideias de inovação aberta e como podemos refletir e organizar nossos processos em desenvolvimento de projetos em parceria com empresas que cheguem à sociedade em forma de produtos e serviços. Um ponto fundamental ressaltado foi a importância da ciência que, sem ela, não se gera inovação e desenvolvimento social, assim como, a importância sobre o conhecimento produzido dentro da academia. Além também da sustentabilidade; fica evidente a necessidade de produção alimentícia que atenda a população olhando para um aspecto ambiental, existem alternativas para produção sem danos à natureza e é isso que precisa ser destacado.”

Por último, Tathiana Moreira, agente de inovação do projeto StartupLab, destaca:

“Foi um evento inédito e contou com várias personalidades de ecossistema de inovação. É o começo de um movimento para fomentar um ecossistema inovador na nossa região. Contamos com a presença de professores e colaboradores. Alguns professores que jamais imaginaram participar de um evento com essa temática, saíram com uma nova visão de propósito e tratabilidade de inovação aberta; de abordar o mundo dos negócios dentro da propriedade intelectual, da inovação cientifica, da pesquisa e desenvolvimento e, assim, nos tornarmos referência de transferência de tecnologia, para a indústria e para a comunidade. Que o movimento seja o primeiro de vários que ocorrerão daqui para frente.”

Publicado em Notícias, Slider.