Início do conteúdo
Pesquisas em andamento

Título: Cultura no Brasil: uma análise do discurso do governo Bolsonaro

Pesquisadora: Agnes Bezerra Mendes

Resumo: O projeto de dissertação visa analisar, a partir da Teoria do Discurso de Ernesto Laclau, a formação discursiva do governo Bolsonaro na temática cultural.


Título: A construção do povo: análise dos discursos do Ciudadanos e do Podemos (2016-2018)

Pesquisadora: Larissa Russo

Resumo: O presente projeto de pesquisa tem como objetivo principal analisar os discursos dos partidos espanhóis Podemos e Ciudadanos, em suas postagens na rede social Facebook, entre 2016 e 2018, para entender como o povo é construído politicamente por ambos. Contribuindo, desta forma, para o debate acerca do populismo, sobretudo, relacionando a noção de “povo versus elite” com o descontentamento dos cidadãos espanhóis para com a estrutura de poder sedimentada naquele país nas últimas décadas.


Título: Da derrota ao fracasso: uma análise da trajetória discursiva do PSDB entre as eleições 2014 e 2018, a partir da Teoria do Discurso de Laclau e Mouffe

Pesquisador: Lucas Garcia da Silva

Resumo: O projeto de dissertação de mestrado visa analisar, a partir da Teoria do Discurso de Ernesto Laclau e Chantal Mouffe, o PSDB entre o período das eleições presidenciais de 2014 e as eleições presidenciais de 2018.


Título: O esgotamento da Maré Rosa e a ascensão da direita na América Latina

Pesquisadora: Letícia Baron

Resumo: : Nos últimos cinco anos, movimentos e sujeitos auto-indentificados com os pressupostos ideológicos da direita lograram êxito em ascender a importantes cargos políticos em diversos países na América Latina, à exemplo de Mauricio Macri na Argentina, Lenín Moreno no Equador, Sebastián Piñera no Chile, Carlos Alvarado na Costa Rica, Juan Orlando Hernández em Honduras e Jair Bolsonaro no Brasil. Tendo em conta tal cenário, o objetivo da pesquisa é compreender a relação estabelecida entre o esgotamento da Maré Rosa e a ascensão do discurso à direita na América Latina, atentando para os contextos discursivos locais e regionais que deram vazão ao fenômeno. Simplificando, a investigação procura compreender como o discurso da esquerda perdeu seu status hegemônico na América Latina e o discurso da direita se tornou inesperadamente preponderante, destacando os aspectos locais e regionais do fenômeno.


Título: O discurso político populista na América Latina: um estudo comparado sobre a construção do povo pelo kirchnerismo e pelo lulismo

Pesquisadora: Sandra Regina Barbosa Parzianello

Resumo: A pesquisa visa analisar o populismo muito além das concepções reducionistas, limitadas em uma linha sincrônica da história, a fronteiras geográficas e políticas em determinado tempo e espaço. O populismo, em seu contexto pragmático, se redefine em nosso tempo e em diferentes momentos e lugares, o que nos força a reorganizarmos este conhecimento. Os objetivos da presente pesquisa são elaborar uma nova interpretação sobre a experiência do populismo e indagar sobre a relevância da categoria povo para a compreensão da formação das identidades políticas em países latino-americanos. Devemos compor uma pesquisa qualitativa com abordagem teórico-metodológica comparativa e que tome a análise do discurso como referencial teórico e também como método de compreensão e de interpretação do fenômeno a ser estudado.


Título: Por uma leitura pós-fundacional da representação política

Pesquisadora: Carolina Costa dos Santos

Resumo: A representação é um significante vazio. Eis o motivo pelo qual o conceito pode ser aplicado a distintas situações, e suas leituras sejam das mais variadas. A condição da representação enquanto significante vazio permite que a abordemos para além da visão clássica da ciência política, como parte essencial de um processo eleitoral. A crise da representação observada nos últimos anos aponta para a mesma questão: a incapacidade das teorias clássicas de democracia de dar conta das possibilidades encaradas em cenário de constante transformação e quetionamento. Baseada na proposta teórico-epistemológica complexa, a presente tese tem como objetivo elaborar um novo modelo de representação, calcado na descentralidade do sujeito e na representação enquanto processo e dinâmica constitutiva do político


Título: Populismo de direita? Uma análise dos discursos pré-eleitorais e eleitorais de Donald Trump e Jair Bolsonaro nas Redes sociais

Pesquisadora: Michele Diana da Luz

Resumo: Tem por objeto de análise o crescimento do discurso de direita e sua possível categorização enquanto discurso populista no Brasil paralelamente ao caso norte-americano. Para tanto, a opção feita é a de realizar esta análise nas redes sociais, através dos perfis oficiais de dois sujeitos políticos cujas imagens estão diretamente ligadas a esses discursos: Jair M. Bolsonaro, no Brasil, e Donald J. Trump nos EUA.