Início do conteúdo
Pesquisas em andamento

PESQUISA GERAL

Título: Populismos contemporâneos: compreensões a partir da análise de discurso de Laclau e Mouffe

Coordenadores: Bianca de Freitas Linhares e Daniel de Mendonça

Resumo: A pesquisa visa compreender as construções populistas que têm emergido nos últimos anos em diversas partes do globo. Com base em um arcabouço teórico contemporâneo, entende-se que não há populismo (no singular), mas populismos que se diferenciam, fundamentalmente, em termos ideológicos embora essa compreensão não esgote as distinções entre os populismos que se apresentam hoje, e mesmo os que vigoraram em outros momentos. É no sentido de buscar entendimento mais completo e complexo desse fenômeno, suas causas e consequências, que a pesquisa se desenvolve.

 

PESQUISAS DISCENTES


Título: A nação entre valores e inimigos: análise de discurso dos representantes das elites agrárias brasileiras na constituinte

Pesquisadora: Beatriz Franco Pereira do Vale

Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo analisar as articulações discursivas sobre a nação pelos representantes das elites agrárias brasileiras na constituinte. Levando em consideração a nação como construção sedimentada no social, sujeita às disputas de poder e que pode ser instrumentalizada discursivamente às agências de sujeitos políticos, e as elites agrárias como sujeitos políticos com grande poder acumulado, que intervém nos processos em curso a sua hegemonia mediados por construções discursivas, propõe-se uma análise de discurso fundamentada teórica e conceitualmente na Teoria do Discurso de Laclau e Mouffe.


Título: A batalha discursiva em torno dos significantes da pandemia de Covid-19

Pesquisador: Lucas Garcia da Silva

Resumo: 


Título: Análise discursiva da causa antiespecista

Pesquisador: Lucas Antonio Penna Rey

Resumo: A presente pesquisa procura analisar os discursos de grupos antiespecistas, em suas postagens na rede social Twitter, a fim de compreender de que forma as relações entre humanos e animais são construídas politicamente por esses grupos. Nesse sentido, utiliza-se metodologia qualitativa, tendo como referencial teórico-metodológico a Teoria do Discurso de Ernesto Laclau e Chantal Mouffe, assim como base as discussões sobre as relações entre humanos e animais, especialmente as reflexões de Jacques Derrida.


Título: Análise discursiva de testemunhos de presas políticas do presídio Tiradentes prestados à Comissão Nacional da Verdade

Pesquisadora: Isabela Rodrigues do Nascimento 

Resumo: A dissertação tem como objetivo pontuar e analisar conexões discursivas entre testemunhos prestados à Comissão Nacional da Verdade de dezesseis mulheres que foram presas políticas no período da ditadura civil-militar brasileira (1964-1988) e passaram pelo extinto Presídio Tiradentes, localizado na cidade de São Paulo. Confinadas na Torre das Donzelas, como ficou conhecida popularmente a torre reservada à área feminina do presídio, seus testemunhos fornecem um olhar sobre suas experiências e os elementos diversos que as fundamentam e significam.


Título: A construção do povo: análise dos discursos do Ciudadanos e do Podemos (2016-2018)

Pesquisadora: Larissa Russo

Resumo: O presente projeto de pesquisa tem como objetivo principal analisar os discursos dos partidos espanhóis Podemos e Ciudadanos, em suas postagens na rede social Facebook, entre 2016 e 2018, para entender como o povo é construído politicamente por ambos. Contribuindo, desta forma, para o debate acerca do populismo, sobretudo, relacionando a noção de “povo versus elite” com o descontentamento dos cidadãos espanhóis para com a estrutura de poder sedimentada naquele país nas últimas décadas.