Início do conteúdo
Eventos

IV Simpósio Pós-Estruturalismo e Teoria Social: Novas Reflexões sobre as Democracias do Nosso Tempo

O IV Simpósio Pós-Estruturalismo e Teoria Social é o evento internacional organizado pelo Grupo de Pesquisa Ideologia e Análise de Discurso e pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Política, do Instituto de Filosofia, Sociologia e Política, da Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, Brasil. Organizado a partir de conferências, mesas redondas e grupos de trabalho, o objetivo do Simpósio é reunir pesquisadoras/es do Brasil e do exterior para discussões em torno das mais diversas teorias situadas no campo do pós-estruturalismo, em perspectiva transdisciplinar. A temática da quarta edição — “Novas Reflexões Sobre as Democracias do Nosso Tempo” — é a “crise das democracias”. Trata-se de um dos principais temas presentes no debate mundial sobre democracia, uma vez que levanta questões relacionadas aos seus limites e aos seus pontos de antagonismo.

Mais informações em: https://wp.ufpel.edu.br/legadolaclau/pt/

 

Atividade de Ensino

O Grupo de Estudos Ideologia e Análise de Discurso inaugura o “Leituras do GP IdAD” propondo leitura apurada e crítica do recém-lançado “Towards an Improper Politics”, de autoria do professor e pesquisador Mark Devenney (University of Brighton). A atividade é organizada em encontros onde a obra será debatida. O intuito da ação é conhecer os meandros da análise pós-fundacional realizada pelo autor e expandir a compreensão dos/as participantes acerca desta perspectiva teórica. A atividade será realizada de 31 de março a 26 de junho de 2022.

 

III Simpósio Pós-Estruturalismo e Teoria Social: Populismos e Democracias

O III Simpósio Pós-Estruturalismo e Teoria Social: Populismos e Democracias é um evento internacional organizado pelo Grupo de Pesquisa Ideologia e Análise de Discurso e pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Política, do Instituto de Filosofia, Sociologia e Política, da Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, Brasil. Organizado a partir de conferências, mesas redondas e grupos de trabalho, o objetivo do Simpósio é reunir pesquisadores do Brasil e do exterior para discussões em torno das mais diversas abordagens teóricas situadas no campo do pós-estruturalismo, numa perspectiva transdisciplinar. Nesta edição, o tema central será “Populismos e Democracias”. Trata-se de uma temática que deve ser entendida no plural. Nesse sentido, uma vez que há diversas experiências populistas e democráticas, qualquer tentativa de definir os termos “populismo” e “democracia” será sempre um intento reducionista e inútil. Há populismos não democráticos e excludentes, mas também há populismos populares e inclusivos. Da mesma forma, testemunhamos, cada vez mais, experiências democráticas que limitam ou até mesmo excluem a participação popular. 
Mais informações em: https://wp.ufpel.edu.br/legadolaclau/pt/eventos-anteriores/anais-do-simposio-pos-estruturalismo-e-teria-social-2019/

 

II Simpósio Pós-Estruturalismo e Teoria Social: Ernesto Laclau e seus interlocutores

O II Simpósio pós-estruturalismo e teoria social: Ernesto Laclau e seus interlocutores é o evento internacional organizado pelo Grupo de Pesquisa Ideologia e Análise de Discurso e pelos Programas de Pós-Graduação em Ciência Política e em Sociologia, do Instituto de Filosofia, Sociologia e Política, da Universidade Federal de Pelotas, Brasil. Organizado a partir de conferências, mesas redondas e grupos de trabalho, o objetivo do Simpósio é reunir pesquisadores brasileiros e estrangeiros para discussões em torno da teoria do discurso do filósofo político argentino, Ernesto Laclau, numa perspectiva transdisciplinar. Ernesto Laclau foi um dos mais influentes intelectuais da segunda metade do século XX e do início deste século. Entre outras obras, é autor, em colaboração com Chantal Mouffe, da obra seminal Hegemonia e Estratégia Socialista: por uma política democrática radical (Intermeios, 2015) e de A Razão Populista (Três Estrelas, 2013).
Mais informações em:
https://wp.ufpel.edu.br/legadolaclau/pt/eventos-anteriores/anais-do-simposio-pos-estruturalismo-e-teoria-sociall/

 

Curso de Extensão
logo-idad-424x315O Grupo de Pesquisa Ideologia e Análise de Discurso promove o Curso de Extensão “Política e Psicanálise”, dias 03 e 04 de outubro de 2016, com inscrições gratuitas.
Maiores informações em: https://wp.ufpel.edu.br/psicanalisepolitica/

 

I Simpósio Pós-Estruturalismo e Teoria Social: o legado transdisciplinar de Ernesto Laclau
O I Simpósio pós-estruturalismo e teoria social: o legado transdisciplinar de Ernesto Laclau é o evento internacional organizado pelos Programas de Pós-Graduação em Ciência Política e em Sociologia, do Instituto de Filosofia, Sociologia e Política, da Universidade Federal de Pelotas, Brasil. Organizado a partir de conferências, mesas redondas e grupos de trabalho, o objetivo do Simpósio é reunir pesquisadores para discussões em torno da teoria do discurso do filósofo político argentino, Ernesto Laclau, numa perspectiva transdisciplinar. Ernesto Laclau tem sido um dos mais influentes intelectuais da segunda metade do século XX e do início deste século. Autor, em 1985, em colaboração com Chantal Mouffe, da obra seminal Hegemonia e Estratégia Socialista: por uma política democrática radical, seu pensamento tem extrapolado o plano acadêmico e influenciado importantes lideranças políticas, movimentos sociais e acontecimentos das políticas latino-americana e europeia. Laclau é recorrentemente lembrado como o teórico defensor do populismo de esquerda dos governos Hugo Chávez, na Venezuela, Evo Morales, na Bolívia e dos argentinos Néstor e Cristina Kirchner.

Mais informações em: https://wp.ufpel.edu.br/legadolaclau/pt/eventos-anteriores/anais-do-simposio-pos-estruturalismo-e-teoria-social/

Acesse também o Caderno de Resumos do I SIMPÓSIO.