PESQUISA GERAL
Título: Ideologia e Partidos Políticos no Brasil: uma nova metodologia de classificação
Coordenadores: Bianca de Freitas Linhares e Daniel de Mendonça
Resumo: A pesquisa visa construir uma metodologia de análise da relação entre ideologias e partidos políticos no Brasil. Parte-se do princípio de que existe atualmente uma defasagem na literatura da Ciência Política nacional acerca da forma de classificação ideológica dos partidos e que tal defasagem tem prejudicado o próprio entendimento dos fenômenos políticos no nível institucional. Seus objetivos Específicos são: – Expandir a análise crítica sobre a inconsistência dos atuais métodos de classificação ideológica dos partidos políticos no Brasil; – Aprofundar a discussão em torno do fenômeno ideológico, a partir de pesquisa à literatura especializada; – Demonstrar a importância da ideologia para a compreensão mais apurada do comportamento político-institucional dos partidos políticos, mormente o caso brasileiro.
PESQUISAS DISCENTES
Título: Em guerra pela pátria, em nome de Deus: análise discursiva da CPI dos Atos Antidemocráticos
Pesquisador: Ian Botelho Soares
Resumo: Após as eleições de 2022, bolsonaristas, insatisfeitos com os resultados do pleito, montaram acampamentos em frente a exércitos por todo o país, além de realizarem protestos violentos, que culminaram no dia oito de janeiro de 2023, em que os prédios dos Três Poderes foram invadidos e depredados. Posteriormente, ações legais e investigativas foram tomadas e uma delas foi a instauração da Comissão Parlamentar de Inquérito dos Atos Antidemocráticos. Este trabalho de conclusão de curso, a partir da Teoria do Discurso elaborada por Ernesto Laclau e Chantal Mouffe, buscou responder a seguinte pergunta: Como os sujeitos bolsonaristas, após a derrota eleitoral de Bolsonaro, constroem discursivamente seus atos referentes ao oito de janeiro em seus depoimentos na CPI dos Atos Antidemocráticos? A hipótese sugere que o momento pós-eleitoral foi construído discursivamente como um cenário de guerra, a qual seria a luta de cidadãos de bem contra um inimigo, o comunismo, naquele contexto representado por Lula, que significava a negação dos valores bolsonaristas. Por meio da metodologia qualitativa do tipo documental, em conjunto com a técnica de análise de discurso, buscou-se atingir os objetivos e testar a hipótese em questão. Os resultados confirmam a hipótese, mostrando que o contexto pós- eleitoral foi significado como um momento de guerra, em que sujeitos de bem, patriotas, conservadores e religiosos lutavam contra um inimigo maior: o comunismo e todos seus agentes. Destaca-se o uso de valores morais para justificar tentativas de romper com a democracia brasileira.
Título: O significante “mulher” em disputa no discurso eleitoral: Sentidos atribuídos à mulher nos discursos eleitorais de Lula e Bolsonaro em 2022
Pesquisadora: Isabela Rodrigues do Nascimento
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo analisar e compreender os significados atribuídos à mulher nos discursos eleitorais de Luiz Inácio Lula da Silva e Jair Bolsonaro durante as eleições presidenciais de 2022. O contexto político marcado pela intensa polarização e discursos contundentes justifica a escolha desses líderes políticos, representantes de ideologias opostas, para uma investigação aprofundada sobre a construção discursiva em torno da figura feminina. No discurso bolsonarista, destacado como populista de extrema direita, a mulher é centralizada como representante dos valores familiares e religiosos, perpetuando a essencialização de seu papel social, em detrimento das pautas de autonomia e direitos. O lulismo também adota uma postura populista – mas voltada à esquerda – que almeja a união do povo contra a antidemocracia. No discurso lulista, a mulher é retratada como parte de um grupo inclusivo que abraça minorias, refletindo as demandas por inclusão social e representatividade. A escolha da Teoria do Discurso de Laclau e Mouffe como base metodológica visa aprofundar a compreensão dessas representações, utilizando o acervo digital do Grupo de Pesquisa Ideologia e Análise de Discurso da Universidade Federal de Pelotas para análise dos discursos autênticos dos candidatos. O método adotado envolve uma abordagem sistematizada para extrair e compreender os significados presentes nos discursos, utilizando o software NVivo para a codificação dos elementos significativos e pontos nodais recorrentes. Essa pesquisa contribui para uma compreensão mais ampla das estratégias discursivas utilizadas por Lula e Bolsonaro no processo eleitoral, especialmente no que diz respeito à representação da mulher.
http://guaiaca.ufpel.edu.br/xmlui/handle/prefix/13982
Título: O povo do Lulismo: Análise do Discurso Político do Presidente Lula no período de 2002 à 2010
Pesquisadora: Sandra Regina Barbosa Parzianello
Resumo: O objetivo desta pesquisa é demonstrar como se deu a construção do povo do Lulismo, nos discursos do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante os seus dois governos à frente do Executivo Federal (2002 2010). Trata se de uma pesquisaqualitativa, documental e bibliográfica, em que compreendemos o ser do Lulismo, estigmatizado por um sentido muitas vezes negativo, mas que alcançou o povo, a fim de significar os discursos em especial no que se refere aos temas: economia, relações internacionais e políticas públicas, mais especificamente sobre as demandas da educação, saúde e segurança pública. Nesse sentido, para o trabalho de análise dos discursos recorremos a relacionar a teoria populista, bem como aspectos teóricos e metodológicos da Teoria do Discurso de Ernesto Laclau (A partir das principais categorias de aná lise: discurso, povo e representação, abordamos discursivamente, como o Presidente Lula construiu e quem é o povo, nesses anos dos discursos oficiais. O material empírico que embasa a pesquisa parte dos pronunciamentos do Presidente da República, disponibilizados pela Biblioteca da Presidência do Brasil, em que selecionamos o universo de análise e os recortes para essa tese de doutorado. A pesquisa destacou a estratégia discursiva, bem como as categorias centrais de análise extraídas da obra A Razão Populista (emconsonância com os estudos teóricos, do pós estruturalismo, em que Laclau constróios conceitos fundantes da sua teoria Sobretudo, a hipótese que guiou essa tese consiste na afirmação de que o Presidente Lula fez referência ao seu povo para uma diferenciação ideológica marcante, humanizadora, em defesa do desenvolvimento econômico e social, o que se tornou a marca do Lulismo enquanto fenômeno político da esquerda brasileira.
Título: A apropriação de símbolos nacionais pelo Bolsonarismo: uma análise de discurso sobre os 7s de Setembro no Governo Bolsonaro
Pesquisadora: Beatriz Franco Pereira do Vale
Resumo: O objetivo desta pesquisa é compreender a apropriação de símbolos nacionais pelo Bolsonarismo, enquanto fenômeno político-social que ascendeu no cenário brasileiro na última década, nos Sete de Setembro durante os 4 anos de Governo Bolsonaro (2019-2022). Realiza-se uma análise de discurso, fundamentada teórica e conceitualmente na Teoria do Discurso de Laclau e Mouffe, de amplos materiais concernentes à efeméride nacional, a fim de verificar o contexto de emergência e as principais articulações discursivas das quais lança mão.
Título: A construção do discurso político de Nicolás Maduro na campanha eleitoral de 2018 na Venezuela
Pesquisadora: Renata da Silva
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo entender qual foi o discurso político construído por Nicolás Maduro durante o período oficial de campanha nas eleições presidenciais de 2018 na Venezuela. Para isso, esse projeto utiliza como referencial teórico e metodológico a Teoria do Discurso de Ernesto Laclau e Chantal Mouffe, de forma a entender quais foram os sentidos articulados pelo discurso de Maduro em sua campanha eleitoral, mantendo a sua hegemonia política, mesmo em um contexto de crise econômica e social no país.
https://wp.ufpel.edu.br/ppgcienciapolitica/files/2023/11/Dissertacao-Renata-da-Silva-VF.pdf
Título: Por uma leitura pós-fundacional da representação política
Pesquisadora: Carolina Costa dos Santos
Resumo: A presente tese defende que a suposta crise da representação política nada mais é, a partir de uma reflexão ontológica, que a identificação das lacunas que escapam à significação. Ancorados na ideia de que a representação é mais que mero instrumento institucional dos governos representativos, temos como objetivo a elaboração de uma nova leitura da representação política a partir de pressupostos pós-fundacionais. Nosso entendimento é o de que a leitura de uma crise da representação não passa de uma crise dos governos representativos em responder às demandas de uma sociedade em constante transformação. Se esses governos foram até então o “fundamento” das sociedades democráticas contemporâneas, nos questionamos: o que há depois de sua crise? A nosso ver, certamente não a liquidação da representação, mas o deslocamento constante do sentido do ato de representar e de ser representado. Nessa perspectiva, a representação segue sendo uma invariante da política moderna, bem como uma condição substancial das democracias contemporâneas.
Título: A ascenção da direita no Brasil, Argentina, Chile e Uruguai: reflexões a partir da teoria do discurso de Laclau e Mouffe
Pesquisadora: Letícia Baron
Resumo: Considerando o esgotamento do ciclo progressista na América Latina, a presente pesquisa tem por finalidade compreender como se constituiu e hegemonizou o discurso da direita no contexto eleitoral na Argentina (2015), no Brasil (2018), no Chile (2017) e no Uruguai (2019), a partir da construção teórica de Laclau e Mouffe. A hipótese de pesquisa é a de que o discurso da direita na Argentina, Brasil, Chile e Uruguai tornou-se hegemônico porque ela articulou em torno do nome de seus candidatos as demandas que o progressismo não conseguiu mais satisfazer após o esgotamento do boom dos commodities. O método de pesquisa é construído a partir das categorias de relações de equivalências, diferenças e antagonismo defendidas por Laclau e Mouffe. Constitui o corpus de análise da pesquisa os planos de governo dos candidatos, vídeos alimentados no canal oficial de cada candidato exclusivamente durante o período eleitoral e os debates oficiais devidamente registrados na justiça eleitoral de cada país. O material foi analisado e classificado em 16 nós: crítica ao governo, democracia, economia, educação, inclusão social, infraestrutura, justiça, meio ambiente, modelo de estado, política externa, povo, religião, saúde, segurança, trabalho, valores. A análise dos sentidos discursivos demonstra que os quatro discursos analisados promoveram diversas críticas ao modelo de gestão estatal promovido pelos governos progressistas, acusando-o de excludente, ineficiente e corrupto. Eles articulam sentidos discursivos na defesa de um estado desburocratizado e eficiente, além de defender posições liberais na economia e conservadoras nos costumes. Concluiu-se que os discursos analisados articulam os sentimentos de abandono e cuidado para articularem, em relações de equivalências, as demandas insatisfeitas pelos governos progressistas, construindo um povo de oposição às gestões de esquerda.
Título: Da derrota ao fracasso: uma análise da trajetória discursiva do PSDB entre as eleições de 2014 e 2018, a partir da Teoria do Discurso de Laclau e Mouffe
Pesquisador: Lucas Garcia da Silva
Resumo: Sob a perspectiva da teoria do discurso de Ernesto Laclau e Chantal Mouffe, o presente trabalho tem como objetivo analisar discursivamente o PSDB entre as eleições de 2014 e 2018. Para cumprir o objetivo, foram escolhidas como meio de investigação as contas no Twitter de Aécio Neves, Geraldo Alckmin, José Serra e João Doria, além do perfil oficial da sigla. A hipótese aqui apresentada é a de que o discurso do PSDB entre 2014 e 2018 esteve com um antagonismo fixado no Partido dos Trabalhadores. Desta hipótese central, foram especulados outras três específicas que representam momentos distintos dentro do período investigado, são eles: governo Dilma; governo Temer; e eleições 2018. Utilizamos uma metodologia particular, de caráter qualitativo, calcada na teoria do discurso de Laclau e Mouffe, com o auxílio do software NVivo. A análise dos 37094 tuítes mostrou que o discurso do PSDB esteve sumariamente centrado no antagonismo ao Partido dos Trabalhadores, com os elementos constitutivos se alterando conforme os períodos especulados. Além do mais, o partido lutou por mudanças estruturais no sistema político brasileiro, e também mostrou estar à direita do espectro ideológico.
http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/8450
Título: O povo no caleidoscópio: o discurso bolsonarista à luz das teorias contemporâneas do populismo
Pesquisadora: Michele Diana da Luz
Resumo: O populismo é um fenômeno cuja origem remonta a dois movimentos agrários do século XIX. De lá para cá, sua ocorrência em diferentes partes do globo e em variados formatos fez com que a teoria política se debruçasse sobre o tema na tentativa de compreendê-lo. Os esforços analíticos passaram por diferentes etapas, que permitiram uma visão mais abrangente a seu respeito, de modo a ampliar o debate para aspectos como a sua relação com a democracia representativa liberal e a centralidade do antagonismo para o fenômeno. Na última década, o populismo voltou ao centro do debate teórico em virtude de sua ressurgência. Com feições novas, o momento populista atual tem se caracterizado pelo seu tom reativo e radicalizado. No Brasil, um discurso com traços muito similares ganhou espaço e culminou na eleição de Jair M. Bolsonaro como Presidente da República, em 2018. Visando verificar a adequação de se classificar o bolsonarismo como um fenômeno populista, o trabalho se propôs a identificar os principais sentidos articulados pelo discurso e, a partir disso, a centralidade das figuras do “povo” e do “inimigo” em sua estruturação. Tomando por base o arcabouço teórico do populismo, a pesquisa empregou a análise do discurso laclauniana como metodologia para a investigação dos discursos pré-eleitorais e eleitorais de Jair Bolsonaro (2015-2018) em sua principal plataforma de comunicação, o Facebook. Os resultados confirmaram a hipótese defendida, de que o bolsonarismo se constitui como um discurso populista reativo de direita. Identificando que identidade do “povo” no bolsonarismo se constrói no significante do “cidadão de bem”, em oposição ao “inimigo”, descrito na imagem do Partido dos Trabalhadores, o estudo sublinha a necessidade de a teoria populista estar atenta às formas de construção do “povo” que escapam às configurações clássicas empregadas pela teoria e propõe aampliação e adequação temporal das dicotomias associadas ao fenômeno.
https://wp.ufpel.edu.br/ppgcienciapolitica/files/2023/07/Tese-VF-II-Michele-Luz.pdf
Título: A nova direita brasileira: os sentidos discursivos mobilizados por YouTubers no período eleitoral de 2018
Pesquisadora: Natália de Azevedo Pereira
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo averiguar e comparar quais os sentidos mobilizadoscompartilhados nos vídeos de Arthur Modelo do Val, Kim Kataguiri e Fernando Holiday dentro de seuscanais no YouTube durante o período eleitoral de 2018, a partir da Teoria do Discurso elaborada porErnesto Laclau e Chantal Mouffe. A metodologia qualitativa, calcada na teoria do discurso, visa respondero seguinte problema de pesquisa: como os sentidos mobilizados por Arthur do Val, Fernando Holiday eKim Kataguiri em seus vídeos durante o período eleitoral se relacionam. A hipótese formulada foi de queos sentidos mobilizados pelos sujeitos majoritariamente estão ligados à negação da esquerda.
http://pergamum.ufpel.edu.br:8080/pergamumweb/vinculos/0000cd/0000cdbd.pdf
Título: Comportamento ideológico parlamentar dos peemedebistas nos períodos pré e pós impeachment de Dilma Rousseff
Pesquisador: Lucas Garcia da Silva
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo classificar o comportamento ideológico dos parlamentares do PMDB em 2015 e 2016, através dos projetos de lei apresentados, no Congresso Nacional, pelos deputados federais do partido. A metodologia de classificação ideológico partidária utilizada nesta pesquisa seguiu os passos de uma metodologia calcada na teoria do discurso de Ernesto Laclau e Chantall Mouffe, onde os sentidos sobre esquerda e direita advêm do próprio campo da representação política. A hipótese que aqui se sustenta é a de que os PLs averiguados tendem a se encontrar, majoritariamente, no espectro da direita devido a uma onda conservadora presente no cenário político brasileiro a partir de 2013. Após as análises, observou-se que os PLs apresentados pelos parlamentares peemedebistas se encontraram mais à direita do espectro ideológico.
Título: Tão próximos e tão distantes: a articulação discursiva dos movimentos pró-impeachmenta partir da teoria do discurso de Ernesto Laclau
Pesquisadora: Letícia Baron
Resumo: Amparado nos pressupostos epistemológicos e nas ferramentas da teoria do discurso de Laclau e Mouffe, a pesquisa de dissertação buscou verificar as relações de equivalência e de diferença estabelecidas entre os movimentos Endireita Brasil, Brasil Livre, Vem pra Rua e Revoltados Online no período em que tramitou o processo de impeachment da Presidente Dilma Rousseff, visando demonstrar suas tentativas de hegemonizar o campo político. Nesse sentido, compreendendo a crescente importância que as redes sociais assumiram para mobilização popular em torno de eventos políticos relevantes, foi desenvolvida uma metodologia de caráter qualitativo baseada na atuação virtual dos quatro movimentos na rede social facebook no período de dezembro de 2015 a agosto de 2016. Ao todo, foram analisados os sentidos discursivos presentes em 5.266 postagens, que demonstraram que os movimentos se colocam em relações de equivalência em torno do antipetismo, do pedido de cassação da Presidente da República, no combate aos partidos e movimentos de esquerda no Brasil e na América Latina. As relações de equivalências, por outro lado, ressaltaram divergências nos projetos políticos e econômicos voltados ao desenvolvimento nacional, bem como sobre a interferência da religião e da moral nos assuntos públicos.
https://wp.ufpel.edu.br/ppgcienciapolitica/files/2018/03/Dissertação-Let%C3%ADcia-Baron.pdf
Título: O centro no extremo: o discurso peemedebista no ciclo progressista brasileiro (2003-2016)
Pesquisadora: Carolina Costa dos Santos
Resumo: Este trabalho tem por objetivo significar ideologicamente o discurso peemedebista observado nas Propostas de Emenda à Constituição apresentadas por membros do partido durante o chamado Ciclo Progressista ou Maré Rosa da América Latina, aqui compreendido pela ascensão dos governos petistas de Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010) e Dilma Vana Rousseff (2011-2016). Esta pesquisa ampara-se no constructo teórico de Ernesto Laclau e Chantal Mouffee, encontrando no Pós-Estruturalismo e na Teoria Do Discurso as bases teóricas para as reflexões que seguem. Defende-se, a despeito de identificações ideológicas a priori constituídas, a localização do Partido do Movimento Democrático Brasileiro, no período 2003-2016, em um misto de posições no continuum ideológico.
Título: Análise dos sentidos ideológicos presentes nas medidas provisórias editadas no primeiro governo Lula (2003-2006)
Pesquisadora: Larissa Russo Gonçalves
Resumo: Esta dissertação objetiva apresentar uma análise da ideologia das medidas provisórias editadas no primeiro governo Lula. Tendo como base um projeto de pesquisa mais amplo, o qual visa apresentar uma nova metodologia de classificação ideológica dos partidos políticos brasileiros, que este trabalho desenvolveu seus métodos. De acordo com esta acepção, compreende-se a necessidade levar em consideração a defasagem da classificação ideológico-partidária presente nos ditames da ciência política nacional hegemônica. Por isto, defende-se a relevância de apresentar uma metodologia para classificação da ideologia de partidos brasileiros que abarque os diversos sentidos emanados do campo político discursivo. Entendendo que tomar as noções de “direita”, “esquerda” e “ideologia” como conceitos dados a priori resulta em uma falha teórico-metodológica, neste trabalho buscou-se apreender os sentidos referidos acima a partir da articulação discursiva que eflui dos pronunciamentos dos parlamentares federais no cenário da Câmara dos Deputados, deste modo, foi possível perceber que a significação do campo político é advinda do próprio campo. A referida compilação de pronunciamentos gerou dados que resultaram em um Quadro de Sentidos Ideológicos, cujo papel fundamental é possibilitar a operacionalização da análise. Este Quadro, construído no âmbito do grupo de pesquisa IdAD, é constituído de significações advindas dos pronunciamentos dos parlamentares e baseado na sistematização dos sentidos ideológicos mais recorrentes, relaciona os níveis dos espectros ideológicos às políticas públicas mais específicas. A classificação ideológica aqui proposta, faz-se necessário esclarecer, não visa em momento algum apresentar uma análise essencialística ou intuir que “tal partido” é essencialmente de esquerda ou de direita, pelo contrário, esta classificação pretende desenvolver um mecanismo sensível às oscilações ideológicas presentes no recorte temporal escolhido. Através disto, foi possível perceber quais as políticas contidas nas medidas provisórias do primeiro governo Lula estão situadas em um espectro mais à direita ou à esquerda a partir do Quadro de Sentidos Ideológicos.
Título: O programa partidário do PMDB: um estudo a partir da Teoria do Discurso de Ernesto Laclau e Chantal Mouffe
Pesquisadora: Carolina Costa dos Santos
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar o programa do Partido do Movimento Democrático Brasileiro – PMDB sob a luz da Teoria do Discurso proposta por Ernesto Laclau e Chantal Mouffe. Busca-se identificar a estrutura discursiva do programa partidário a partir de sua totalidade estruturada resultante de suas práticas articulatórias, isto é, seu discurso, além de identificar as articulações, momentos e elementos que constituem a estrutura discursiva em questão. A partir das noções de hegemonia e de significante vazio propostas pelos autores, formula-se a hipótese de que o PMDB, em seu programa, constrói seu discurso de modo a reforçar articulações em torno do principal significante vazio que se estabelece enquanto mote de ação do partido, qual seja, a noção de desenvolvimento. A metodologia utilizada neste trabalho parte de abordagem qualitativa de pesquisa. O método, por sua vez, é a análise de discurso. O aporte teórico aqui utilizado, como já mencionado, está ancorado na Teoria do Discurso de Ernesto Laclau e de Chantal Mouffe. O corpo discursivo deste trabalho está delimitado pelo programa partidário do Partido do Movimento Democrático Brasileiro publicado em 1996 e intitulado “Democracia como Desenvolvimento”.
https://wp.ufpel.edu.br/idad/files/2017/10/TCC-Carolina-Costa-Dos-Santos-Final.pdf
Título: Em busca de um discurso social: A ideologia da política social do PSDB na Câmara dos Deputados na 52ª Legislatura (2003-2007)
Pesquisadora: Michele Diana da Luz
Resumo: Amparado nos pressupostos epistemológicos da teoria do discurso de Ernesto Laclau e Chantal Mouffe, o presente trabalho busca investigar o posicionamento ideológico do Partido da Social Democracia Brasileira no que tange às políticas sociais propostas por seus parlamentares na Câmara dos Deputados, no decorrer da 52ª legislatura. O objetivo que se coloca é o de compreender como se caracteriza ideologicamente o discurso do partido neste campo de atuação. Para tanto, buscamos identificar os principais sentidos que se articulam neste discurso, de modo a estabelecer relações entre estes e sua posição no espectro ideológico. Constitui também nosso interesse perceber se este discurso se altera ao longo do mandato, inclinando-se mais à esquerda ou à direita. Frente a estes objetivos, a hipótese que sustentamos é que apesar da aproximação ideológica entre os dois partidos no campo retórico, onde ambos assumem um discurso social de esquerda, no “plano prático”, as propostas apresentadas pelos deputados do PSDB para o campo social mantêm um caráter predominantemente econômico, vinculado à redução de impostos e geração de empregos. Deste modo, o discurso do partido concernente às políticas sociais, no período analisado, estaria mais próximo de um posicionamento ideológico convencionalmente associado ao da direita. Para esta verificação, analisamos os projetos de lei relacionados às políticas sociais protocolados pelos parlamentares do PSDB entre 2003 e 2007, à luz da metodologia de classificação ideológica dos partidos políticos desenvolvida pelo grupo de pesquisa ―Ideologia e Análise de Discurso (IdAD), vinculado ao PPGCPol da Universidade Federal de Pelotas. Na referida metodologia, empregamos uma combinação de análise de conteúdo e análise de discurso, o que nos permite aprofundar o entendimento da questão proposta. Contrariando nossa hipótese, os resultados de nossa pesquisa demonstraram que a ideologia do partido quanto as políticas sociais, no período considerado, pode ser classificada na esquerda, sem a forte vinculação ao campo econômico por nós presumida.
https://wp.ufpel.edu.br/ppgcienciapolitica/files/2017/10/Michele-Diana-da-Luz-2017.pdf
Título: O comportamento ideológico do Partido dos Trabalhadores na Câmarados Deputados na 52ª Legistatura (2003-2007) no âmbito da Política Social
Pesquisadora: Rosana Alves Gomes
Resumo: Debruçando-se sobre a relação ideologia e partidos políticos, o presente trabalho busca investigar a ação ideológica do Partido dos Trabalhadores na Câmara dos Deputados na 52ª legislatura. O objetivo é compreender o comportamento discursivo ideológico do PT para a área social, na esfera federal do poder legislativo. Objetivamos, também, identificar, quantitativamente, o número total de projetos de lei formulados para a área social, assim como conhecer, dentro da área social, os eixos temáticos privilegiados. Para tanto, analisamos os projetos de lei protocolados pelos parlamentares petistas, entre 2003 e 2007, à luz da metodologia de classificação ideológica dos partidos políticos, desenvolvida pelo grupo de pesquisa ―Ideologia e Análise de Discurso‖, vinculado ao PPGCPol da Universidade Federal de Pelotas. Nesta, os métodos adotados apresenta uma combinação da análise de discurso e da análise de conteúdo, a fim de mapear os sentidos ideológicos produzidos por parlamentares e o conteúdo dos projetos de lei de autoria dos deputados petistas, respectivamente. Seu aporte teórico está baseado na teoria do discurso de Ernesto Laclau e Chantal Mouffe. Como resultado da pesquisa, é possível afirmar que a bancada petista, na 52ª legislatura, foi interpelada por um discurso majoritariamente de esquerda, no âmbito da política social. Ainda assim, foi demonstrado também existência de PLs orientados pela ideologia de direta na produção legislativa petista, o que reforça a pertinência de uma análise não essencialista e monolítica dos partidos em termos ideológicos.
https://wp.ufpel.edu.br/ppgcienciapolitica/files/2016/07/Rosana-Gomes.pdf