Plantas Medicinais será a última oficina do Curso de Extensão ” ao Curso de Extensão “Hortas Urbanas: da Teoria à Prática. Novos Atores, Nova Racionalidade Ambiental”

A oficina será ministrada pela Profa. Teila Ceolin parceira do

Projeto Hortas Urbanas

 

Como nossa última oficina, na sexta-feira (08/12/23) a professora Teila Ceolin, da Faculdade de Enfermagem-UFPel, Pelotas, ministrará a oficina  intitulada: “Plantas Medicinais – para o tratamento de feridas” onde  serão confeccionados óleo cicatrizante e pomadas.

Ocorrerá no Campus Anglo, da Universidade Federal de Pelotas pela Faculdade de Enfermagem, no laboratório 207-1 no Segundo Andar. Endereço: Rua Gomes Carneiro, n°1, Balsa/Porto – Pelotas/RS.

A participação na atividade é aberta à comunidade em geral e universitária, mediante inscrição prévia, há vagas limitadas (20 vagas). Aos já inscritos no ciclo de palestras do curso de extensão, será realizado um contato para confirmarem suas vagas na oficina. Avisamos que, aos que desejarem levar os fitoterápicos preparados na oficina, orienta-se trazer um vidro (60/80ml) preferencialmente âmbar e um pote (20g).

Link aqui para inscrições: https://forms.gle/qYfPmVsXEfFKNtdq8

A Professora Teila Ceolin, possui graduação em Enfermagem (2001) e Licenciatura em Enfermagem-Licenciatura Plena (2001), pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Residência Multiprofissional em Saúde da Família (2004) pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Especialização em Saúde Pública (2007) pela UFPel. Mestrado em Ciências (2009) e Doutorado em Ciências (2016) pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPel. Professora adjunta do Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva da Faculdade de Enfermagem da UFPel. Coordenadora adjunta do Núcleo de Pesquisa em Saúde Rural e Sustentabilidade (UFPel). Coordenadora do Projeto de Extensão Prática Integrativas e Complementares na Rede de Atenção em Saúde (desde 2017). Atua na área de saúde coletiva (ensino, pesquisa e extensão) principalmente com os seguintes temas: práticas integrativas e complementares, com ênfase em plantas medicinais; saúde rural; práticas de cuidado; pesquisas qualitativas, com orientação etnográfica, a partir da perspectiva da antropologia interpretativa.

Esperamos todos vocês para esta oficina e para conclusão do curso, teremos nosso dia de horta, fiquem atentos as chamadas aqui em nosso blog e pelas redes sociais do projeto.

Hortas Urbanas e Ruas de Lazer – Última edição do ano de 2023

Na tarde de domingo dia 26/11/2023 foi realizado a última edição do Projeto Ruas de Lazer em parceria com diversos projetos de extensão vinculados a PREC da UFPel, como também o Conselho Municipal de Saúde (Prefeitura Municipal de Pelotas). Este evento também promoveyu várias apresentações artísticas como: Dj Vagner Borges, As Marias, Francine Lemos e Jeferson Cabral vinculados ao coletivo de Dança Pelotas, Aulão da Vida Ativa, Odara – Oficina de Dança Afro-Brasileira, Projeto Carinho, Dj-Mix, Roda de Samba. Além da comunidade pelotense poder se informar sobre os ´projetos de extensão que ocorrem na universidade.

O projeto Hortas Urbanas se fez presente com os .bolsistas Kauana Cardoso (Geografia – LEUR/UFPel) e  Mikael Schneider (Eng. Agrícola – Ceng/UFPel) e a voluntária Thais Gauterio (Geografia -UFPel) falando com a comunidade e assim divulgando o mesmo.

Que o ano que vem possamos continuar estreitando essa parceria com o Projeto Ruas de Lazer e divulgar ainda mais nossas ações e atividade do projeto para a comunidade pelotense e universitária.

Apresentação da Iniciativa do Projeto Hortas Urbanas no Centro da Criança São Luiz Gonzaga

 GT 2 da Agronomia em Parceria com o GT 3 da Engenharia Agrícola atuam na apresentação do Projeto de um Jardim Sensorial 

No dia 20 de novembro de 2023 a Prof. Adriane Marinho de Assis (FAEM-UFPel) esteve no Centro da Criança São Luiz Gonzaga apresentando o projeto do jardim sensorial para a escola. A apresentação foi efetuada à equipe diretiva da escola. O projeto do jardim sensorial é uma iniciativa do Hortas Urbanas, e foi projetado pela professora Adriane e pelo aluno Mikael Scheneider (Eng. Agrícola – Ceng/UFPel) e contou com a colaboração da coordenação do projeto.

 

Parceria com o Projeto Ruas de Lazer e o Hortas Urbanas

Hortas esteve presente no Ruas de Lazer no Domingo 19/11 no Quilombo Alto do Caixão

O projeto Hortas Urbanas se fez presente na edição realizada na Zona Rural, mais propriamente no Quilombo Alto do Caixão, promovido pelo projeto Ruas de Lazer,  que advém de uma proposta vinculada à Pró-reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Inácio e Gustavo vinculados ao mesmo, fizeram contato com o nosso projeto e assim atuamos na tarde de domingo do dia 19/11/2023.

Nosso projeto conversou com outros cursos e também conheceu outros projetos também de extensão o que proporcionou uma melhor interação, pois nem sempre sabemos de todos os projetos que atuam frente a universidade. Haviam projetos vinculados aos cursos de Educação Física, Fisioterapia, Farmácia, entre outros.

A bolsista Kauana realizou abordagem com a comunidade, onde pudemos expôr nosso banner e distribuir panfletos, como explicar sobre nossas ações dentro e fora da universidade, a comunidade se inteirou sobre as mais diversas temáticas, como também os integrantes dos outros cursos que não conheciam afundo o Hortas.

Agradecemos aos envolvidos do Ruas de Lazer pela parceria, que venham outras edições para disserminarmos nossa proposta e levar at´é a comunidade informações das atividades que produzimos na universidade.

Diálogo do GT das Engenharias na UBS Bom Jesus

Final de semana de levantamento e aprendizado no Projeto Hortas Urbanas

No dia 05/10/2023 o GT das Engenharias, coordenado pelo professor Humberto, esteve presente na UBS Bom Jesus para uma conversa sobre cuidados com o canteiro de plantas medicinais. O aluno do curso de Engenharia Agrícola Matheus Bueno apresentou um folder, doado à UBS, listando as espécies cultivadas no local e dando dicas de tratos culturais às plantas.

As falas foram intercaladas entre o professor e o aluno, e contou com diversas intervenções do grupo responsável pelo cuidado do espaço, agentes de saúde e equipe de enfermagem.

Abaixo algumas fotos do evento: