TEM CIÊNCIA PRETA AQUI

Um evento dedicado ao Elton Lemos

A UFPreta e o ProEDAI, associados a outros coletivos negros, apresenta o evento “TEM CIÊNCIA PRETA AQUI” e convida a todes, todas e todos que produzem seus estudos, nas diferentes áreas do conhecimento, para compartilharem seus caminhos epistemológicos. Não é aceitável, em pleno século XXI, no Brasil, que a negação da intelectualidade negra permaneça ofuscada em detrimento da branquitude.

Nego Bispo (2021), nos convoca a um permanente envolvimento, à confluência de idéias em oposição à ideia de desenvolvimento e de influências. Afirma ele, que aprendizagens ancestrais negras nos encaminham para o pertencimento coletivo, daí a importância de estarmos juntos para refletir e fazer florescer, cada vez mais, espaços negros que sejam respeitados em nossa sociedade.

Num outro caminho, estamos localizados em Pelotas, numa cidade com forte presença negra,  num lugar forjado pelo exercício contínuo do racismo como base do enriquecimento e da apropriação dos bens materiais e imateriais da cultura negra. Em Pelotas, ainda vivemos em meio a elogios à colonialidade; essa forma de viver a vida como se as práticas sociais oriundas da colonização nos fizessem mais europeus, dando origem a consentimentos, descuidos e tratamentos adversos às pessoas pretas. A experiência do racismo está espelhada e espalhada em cada esquina dessa cidade!

As ações afirmativas tem representado um respiro, um vento que sopra em direção a outras estéticas e pensamentos. A universidade das ações afirmativas encontra corpos e corpas, antes impensados, para que se produza conhecimentos  atrevidos, que precisam escancarar portas e abrir janelas no caminho de ciências pretas. Essa percepção tem aguçado enfrentamentos e forjado as lutas, para mudar   as propostas e as  intenções da universidade. Um caminho árduo, que tem nos levado a  atuar como Movimento de Resistência- UFPRETA !

Mas, na contramão da barbárie produzida pelo racismo, estamos de pé, espelhados em cada corpo preto, que deseja a insubordinação e a resistência que é estar vivo!

Nossa confluência e envolvimento  acontecerão nos dias 7 e 8 de dezembro de 2023, no Clube Cultural Fica Ahí e no CEHUS-ICH-UFPEL, confiram a programação, se inscrevam e venham apresentar seus trabalhos acadêmicos.  Haverá espaço, também, para artistas, empreendedores e artesãos pretos e pretas, que desejem partilhar suas produções. Maiores informações pelo email proedai.ufpel@gmail.com.