2023

TEM CIÊNCIA PRETA AQUI

 on 

Um evento dedicado ao Elton Lemos

A UFPreta e o ProEDAI, associados a outros coletivos negros, apresenta o evento “TEM CIÊNCIA PRETA AQUI” e convida a todes, todas e todos que produzem seus estudos, nas diferentes áreas do conhecimento, para compartilharem seus caminhos epistemológicos. Não é aceitável, em pleno século XXI, no Brasil, que a negação da intelectualidade negra permaneça ofuscada em detrimento da branquitude.

Nego Bispo (2021), nos convoca a um permanente envolvimento, à confluência de idéias em oposição à ideia de desenvolvimento e de influências. Afirma ele, que aprendizagens ancestrais negras nos encaminham para o pertencimento coletivo, daí a importância de estarmos juntos para refletir e fazer florescer, cada vez mais, espaços negros que sejam respeitados em nossa sociedade.

Num outro caminho, estamos localizados em Pelotas, numa cidade com forte presença negra,  num lugar forjado pelo exercício contínuo do racismo como base do enriquecimento e da apropriação dos bens materiais e imateriais da cultura negra. Em Pelotas, ainda vivemos em meio a elogios à colonialidade; essa forma de viver a vida como se as práticas sociais oriundas da colonização nos fizessem mais europeus, dando origem a consentimentos, descuidos e tratamentos adversos às pessoas pretas. A experiência do racismo está espelhada e espalhada em cada esquina dessa cidade!

As ações afirmativas tem representado um respiro, um vento que sopra em direção a outras estéticas e pensamentos. A universidade das ações afirmativas encontra corpos e corpas, antes impensados, para que se produza conhecimentos  atrevidos, que precisam escancarar portas e abrir janelas no caminho de ciências pretas. Essa percepção tem aguçado enfrentamentos e forjado as lutas, para mudar   as propostas e as  intenções da universidade. Um caminho árduo, que tem nos levado a  atuar como Movimento de Resistência- UFPRETA !

Mas, na contramão da barbárie produzida pelo racismo, estamos de pé, espelhados em cada corpo preto, que deseja a insubordinação e a resistência que é estar vivo!

Nossa confluência e envolvimento  acontecerão nos dias 7 e 8 de dezembro de 2023, no Clube Cultural Fica Ahí e no CEHUS-ICH-UFPEL, confiram a programação, se inscrevam e venham apresentar seus trabalhos acadêmicos.  Haverá espaço, também, para artistas, empreendedores e artesãos pretos e pretas, que desejem partilhar suas produções. Maiores informações pelo email proedai.ufpel@gmail.com.

2022

Pode ser uma imagem de 1 pessoa e texto que diz "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA Área de Concentração em Arqueologia UMA ARQUEOLOGIA ZUMBÉRICA: Sem ciência negra não há consciência. Cícero Ney Pereira de Oliveira Pelotas, 28 de outubro 2022 Banca examinadora: Prof. Dr. Cláudio Baptista Carle (Orientador); Iyalorixá Sandrali de Oxum (Sandrali de Campus Bueno); Prof. Or. João Heitor Sila Macedo; Profa. Dra. Patricia Marinho PPGAnt de Carvalho; Prof. Dr. José Jaime Freitas Macedo; Profa. Dra. Angelita Hentges, Profa. Dra. Loredana Marise Ricardo Ribeiro Mestrado Doutorado"

 

Pode ser uma imagem de 1 pessoa e texto que diz "marieldabarcellosmedeiros JIVLL Mestrado Doutorado o Programa de Pós-graduação em Antropologia da Universidade Federal de Pelotas tem o prazer de convidar para DEFESA DE TESE "Pelotas pequena África: territorialidade negra a partir das festas blacks" Marielda Barcellos Medeiros Banca Examinadora Prof. Dr. Cláudio Baptista Carle- UFPEL (Orientador) Prof. Dr. André Luis Pereira IFSUL Profa. Dra. Angelita Hentges IFSUL Profa. Dra. Giane Vargas Escobar- -UNIPAMPA Profa. Dra. Loredana Marise Ricardo Ribeiro- UFPEL Data: 09 de setembro de 2022 Local: CC Chove Não Molha (Rua Benjamin Constant, 2118 Centro) Horário: 09:00"

 

 

 

8ª SIIEPE | Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão – UFPel

2020

II Semana Com Ciência Negra – Edição Especial Mestra Griô Sirley Amaro – Homenagem a Mestre Moa do Katendê

Nos dias 26, 27 e 28 de novembro aconteceu a II Semana da Com Ciência Negra – Edição Especial Mestra Griô Sirley Amaro / Homenagem a Mestre Moa do Katendê, uma parceria entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, campus CaVG, Universidade Federal de Pelotas e Canto de Conexão, um evento sobre a circularidade dos saberes, fazeres, poderes na ciência e consciência. Ciência Preta, que ciência é essa?

Apoio financeiro: PROEX/IFSUL
Organização: PPGCiTeD/CaVG/IFSul
ICH/UFPel
Núcleo de Estudos e Pesquisas É’LÉÉKO UFPel/PPGPSI-UFRGS
Canto de Conexão
Dança – Licenciatura/UFPel
LADAIA – Laboratório de Decolonialidade em Ações e Investigações Artísticas/UFPel
GPCIE – Grupo de Pesquisa, Cultura, Imaginário e Educação – CNPq
————————————————-

“O Simpósio deu ênfase ao domínio da Saúde, já que se trata de esfera sobre a qual converge o conjunto das discussões teóricas e metodológicas que a área das Ciências Sociais vem fazendo em seus investimentos contemporâneos. Como a saúde e o direito à vida entraram no bojo das garantias dos direitos sociais nos países latino-americanos? Em que medida as políticas públicas efetivaram instrumentos de equidade/justiça social/interculturalidade de longo alcance? Como podemos delinear análises macro e micro das relações de poder e dos processos sociais, tendo como territórios de indagação o corpo e a saúde? Esses interrogantes abrem espaço para sólida reflexão acadêmica nacional e internacional ao mesmo tempo em que reforça o diálogo com a sociedade civil, movimentos sociais, usuários/as e gestores públicos envolvidos com experiências e boas práticas responsivas à equidade e pluralidade.” (Apresentação do Simpósio)

GT 1 – O imaginário e a desigualdade: a simbólica das desigualdades nos contextos sociais e educacionais

Cláudio Baptista Carle (UFPel-PPGAnt)
Angelita Hentges (IFSul-CAVG-PPGCITED)

O GT refletiu sobre os imaginários das desigualdades, no contexto local ao universal, em suas re-apresentações nos espaços educativos e sociais. A visibilidade dos conflitos está em uma vinculação com as simbólicas produzidas no âmbito internacional, disseminadas na rede mundial de computadores e assemelhados, na troca de dados e mensagens em protocolo comum, unindo usuários individuais, entidades de pesquisa, órgãos culturais, institutos políticos, bibliotecas e instituições de ensino, criando um hiperespaço imaginal. A dimensão da cultura na problemática da desigualdade e por consequência todo o processo de exclusão desenvolve ações excludentes da própria cultura. Essa ação é fortemente re-apresentada nos espaços de educação formal e com reflexos pujantes na sociedade atual. A configuração político-social e ideológica do momento na América Latina e, em especial, no Brasil, aprofunda e dissemina a desigualdade, não respeitando os múltiplos contextos culturais dos indivíduos urbanizados, desconstruindo a convivência de relações interétnicas, de gênero e raciais.

2019

 Simpósio Temático 10 – Práticas Corporais do mundo dançado (Maria Fonseca Falkembach e Cláudio Carle)

ANAIS do Evento


 

Semana Com Ciência Negra

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e texto

(A arte de apresentação deste evento foi pensada e elaborada pela designer Ana Paula Langone)

I Semana com Ciência Negra, promovida pelo GPCIE/UFPEL, PRONECIN/CAVG, TATA/UFPEL, OCUPAÇÃO CANTO DE CONEXÃO e ACCARA.

Dias 28, 29 e 30 de novembro de 2019 – Tablado/UFPEL, Auditório do Campus II/UFPEL, CAVG e Ocupação Canto de Conexão

O objetivo é socializar os conhecimento acadêmico de investigações produzidos a partir de um olhar afrocentrado e do enegreSer.

Programação que será divulgada brevemente.

Acesse aqui

 


 

I ENCONTRO DE PESQUISAS ARQUEOLÓGICAS INVISIBILIZADAS –  7 E 8 NOV. 2019 – PELOTAS

Baixe a programação completa aqui

Nenhuma descrição de foto disponível.


 

VII Vadiação em Pelotas

A imagem pode conter: 2 pessoas, incluindo Ratinho Anselmo Accurso, texto

VII Vadiação em Pelotas – ACCARA – Amigos da Capoeira Angola


 

Corpo, Poética e Ancestralidade – Porto Seguro – BA

Corpo, Poética e Ancestralidade foi um encontro que reuniu artistas, mestras e mestres das tradições populares, pesquisadoras e pesquisadores que discutem e produzem poéticas em torno do corpo e a ancestralidade.

O encontro pretendia reunir experiências no campo das práticas e/ou aportes teóricoepistêmicos nos variados campos do saber que circundam as artes do corpo, a partir de uma perspectiva crítica.

A programação reuniu oficinas, apresentações artísticas, sessões temáticas, rodas de conversa, publicações e lançamentos de livros.

Neste encontro o corpo estava não só diretamente implicado, mas colocado em primeiro plano, contemplado de maneira especial nas atividades que intentam proporcionar relações críticas e criativas, reafirmar os saberes, as práticas, os valores e conhecimentos assentados na ancestralidade em suas poéticas próprias e também nos seus mais variados desdobramentos poéticos. O intuito foi o despertar de entendimentos que apontem caminhos alternativos as crises que vivemos, ao contemplar as subjetividades assentadas na memória cultural, corporificada

Acesso: http://corpoeticancestral.org

—————————————-
Cancelado
Grupo de Trabalho

6 – IMAGENS E IMAGINÁRIOS NA EDUCAÇÃO E NO COTIDIANO DE GRUPOS HUMANOS NA REGIÃO SUL DO PAÍS

Cláudio Baptista Carle (UFPEL)
Angelita Hentges (IFSUL)
Maria Laura Brenner de Moraes (IFSul)

A proposta instiga uma discussão nas vivencias sociais e educacionais de pessoas e grupos na constituição de imagens e imaginários sobre os processos e praticas cotidianas nos espaços educativos formais ou não formais, que criaram e criam possibilidades de interação humana, principalmente entre populações tradicionais. Estudos de manifestações culturais no passado e no presente, no seu processo de difusão através da educação e tendo como referente teórico os estudos do imaginário, na sua amplitude maior, que compreende os pensamentos humanos como fruto das construções imagéticas de cada grupo. É fruto de estudos realizados no campo das imagens e imaginário ligados a antropologia e a educação. Considera-se educação como o polo de constituição e apresentação destas imagens individuais, no entanto são provenientes do imaginário dos grupos, no passado e no presente, e possibilitam as interações daquilo que a ciência ocidental convencionou como cultura. Efetivamente os estudos estão vinculados a região meridional do Brasil.

____________

 

2018

Educação Indígena: questões históricas, biodiversidade e conhecimentos tradicionais

______________________

 

2017

Diversidade, gênero e cultura serão temas de debates

___________________

 

2015 (outros grupos do Imaginário)

II Congresso Internacional do CRI2i “A Teoria Geral do Imaginário 50 anos depois”