Vídeo divulgação Projeto Macriasul

MACRIASUL é um projeto de mapeamento arqueológico e cultural dos objetos, lugares, manifestações e pessoas de referência às sociedades tradicionais indígenas e afro-brasileiras na região sul do Estado do Rio Grande do Sul. LAMINA – ICH – UFPEL – O vídeo apresenta imagens de alguns locais de investigação do Projeto MACRIASUL, um programa de mapeamento que identifica sítios de valor inestimável para reapresentação da história da ocupação humana na região, indica também outros pesquisadores e núcleos de trabalho, em interlocução com a ampla área de atuação. Produção Cláudio Carle, março de 2022.

Documentário Mestre Cláudio Nascimento em Pelotas e a Dança Afro

Documentário sobre Dança Afro, desenvolvida e ensinada pelo Mestre de Capoeira Angola Cláudio Nascimento, do Rio de Janeiro, (mestre da Pernada Carioca). O Mestre Cláudio esteve em Pelotas em Novembro de 2019 e ensinou aos angoleiros a arte da Dança Afro. O processo se desenvolveu nas dependências do Centro de Artes do Curso de Dança da Universidade Federal de Pelotas. Estavam presentes o mestre Cláudio, Mestre Ratinho (Anselmo Accurso) do ACCARA e o professor Cabeleira (Cristian da Cunha) dos Amigos da capoeira Angola de Pelotas. Produção e execução Cláudio Carle (2022).

 

Documentário – VI Vadiação em Pelotas – Mestre Ratinho e Contra Mestre Loah (ACCARA)

Documentário sobre o Encontro de capoeiristas da Cidade de Rio Grande, Pelotas e Porto Alegre, realizado em 2019, na Cidade de Pelotas/RS. O Mestre Ratinho, o Contra-Mestre Loah, os dois do ACCARA, o Professor Cabeleira dos Amigos da Capoeira Angola, e muitos outros capoeiristas se encontraram para aprender mais sobre a arte da capoeira, suas histórias, seus desdobramentos culturais e políticos na sociedade. Produção e execução Cláudio Carle (GPCIE-UFPel), realização Grupo Tatá (Maria Falkenbach), com apoio UFPel.

 

As Memorias Educativas dos(as) Prof. (as) Negros(as) do IFSul nos Campi Pelotas e Pelotas-Visconde da Graça – YouTube – William Machado

O documentário apresentado acima refere-se ao Produto Educacional da dissertação de mestrado intitulada “As Memórias Educativas dos(as) Professores(as) Negros(as) do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense nos Campi Pelotas e Pelotas-Visconde da Graça”, do mestrando William Machado, do Programa de Pós Graduação em Ciências e Tecnologias na Educação Mestrado Profissional em Ciências e Tecnologias na Educação (PPGCiTeD) do IFSul Campus CaVG, sob a orientação da Prof.ª Dr.ª Angelita Hentges.

 

Documentário Semana Com Ciência Negra (Jornalista William Machado) – Novembro de 2019 GPCIE/IFSUL-CAVG/Tata-C.Arte-UFPEL/Canto de Conexão.

 

Novo Documentário Semana Com Ciência Negra (Criação Hentges e Carle) – Novembro de 2019 GPCIE/IFSUL-CAVG/Tata-CArte-UFPEL/Canto de Conexão.

Mestre Cláudio Nascimento e Mestre Ratinho em Pelotas 2019 (produção Vitalino Dias Neto)

 

Mestre Moa – Presente!

 

Mestre Moa do Katendê – Intérprete Caetano Veloso

 

Capoeira Angola – PoA: Mestre Ratinho

 

Capoeira Angola – PoA: Mestre Jaburu

 

Imaginários fermentadores de educação nas rodas de capoeira angola do ACCARA