Museu GIPC

O Museu GIPC é um espaço virtual, constituído pelo projeto de extensão Museu Virtual da UFPel. A finalidade dessa, é abrigar exposições promovidas pelo Polo Morro Redondo, programa interinsticuional vinculado à Cátedra Unesco-IPT de Humanidades e Gestão Cultural Integrada do Território.

As exposições, devem, portanto, relacionar temas diversos sobre o território de Morro Redondo, sobre a Serra dos Tapes, sobre os patrimônios materiais e imateriais da localidade, bem como questões relacionadas com a gestão integrada do patrimônio cultural.

O projeto de reciclagem da planta industrial da extinta fábrica Laneira Brasileira S.A., cujo nome e finalidade era ser a “Casa dos Museus” foi usado como base para desenvolver o espaço da Museu Virtual GIPC. O projeto foi desenhado, concluído e lançado em 2014, sem vir a ser desenvolvido. De todo o projeto, o espaço primeiramente utilizado para a modelagem do Museu foi aquele destinado ao Museu da UFPel, que para o projeto de extensão supracitado é um sucedâneo do espaço físico.

A modelagem do Museu manteve o projeto de reciclagem e sustentou alguns aspectos que identificam imediatamente o espaço fabril, como a textura de tijolos vermelhos das paredes. Portanto, é uma proposta de virtualização de um espaço existente na sua materialidade, mas como conceito, como proposta acadêmica, cultural e social, não constituído.

O Museu GIPC cumpre, portanto, uma segunda função: a de convidar o visitante a imaginar como seria o local se o projeto de reciclagem tivesse sido executado. Se em outro momento, o Museu conseguir ocupar os demais espaços projetados modelados, talvez os visitantes possam conhecer – e quem, sabe – entender a originalidade e a força social desta proposta irrealizada.

 

Exposição Morro Redondo Paisagens

A Galeria 3D abre com a exposição Morro Redondo: Paisagens. Com fotografias de Ubirajara Budin Cruz, a Galeria 3D é apresentada pelo Professor Luiz Oosterbeek, líder da Cátedra Unesco-IPT Humanidades e Gestão Cultural Integrada do Território, a qual é vinculado o Polo Morro Redondo, apresentado pela ex-reitora da UFPel Profa. Inguelore Scheunemann e pelo Prefeito de Morro Redondo, Rui Brizolara, que festeja o aniversário da cidade com a inauguração desse projeto. Os professores Francisca Michelon e Fernando Igansi, coordenadores do projeto, mediam a live e explicam a visitação virtual.

[MAIS]