Pesquisadores do LabGRIMA publicam resultados de pesquisa na Mural Internacional/UERJ

Charles Pennaforte, Nairane Bones e  Homero Camargo Filho publicaram os artigo Novo banco de desenvolvimento do BRICS: alternativa ao poder financeiro ocidental?  na revista Mural Internacional do PPGRI da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Para os autores,   em resumo do artigo, o Banco Mundial e o FMI são instituições financeiras tradicionais e centrais da história recente. Entretanto, algumas pautas como a falta de gestão democrática, o descaso ao meio ambiente e, as políticas desproporcionais de poder, fizeram com que países em desenvolvimento buscassem outros instrumentos para se inserirem neste campo. Uma das alternativas, foi a formação de bancos de desenvolvimento, como é o caso do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), criado pelo BRICS em 2014. O NBD é o foco deste trabalho, o qual analisa sua possível viabilidade como uma alternativa à influência ocidental no mercado financeiro.

Para tanto, são utilizadas as contribuições de autores como Immanuel Wallerstein e Giovanni Arrighi, na perspectiva de entendimento das transformações do atual capitalismo e da geopolítica econômica. Pode-se averiguar ao longo do trabalho, que o NBD, em poucos anos, aprovou e executou diversos projetos, voltados para as áreas de energia, transporte, infraestrutura social e urbana, proteção do meio ambiente e saúde pública. O aumento de sua importância pode viabilizar um novo cenário frente aos centros financeiros tradicionais, a despeito das inúmeras assimetrias sistêmicas existentes.

O acesso ao artigo pode ser feito aqui.

Comments

comments

Translate »