Hipocrisia com o Brasil? UE suspende discurso ‘verde’ e agora faz ‘economia de guerra’ com carvão

A Sputnik Brasil conversou com especialistas em relações internacionais sobre a crise energética na Europa após o corte de fontes russas. Eles explicam o debate moral sobre o meio ambiente e o “desespero” europeu em um “cenário de beligerância” fomentado pelos EUA.

(…)
Para Charles Pennaforte, professor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), as preocupações geopolíticas dos EUA em enfraquecer a Rússia, em meio ao conflito ucraniano, arrastaram a Europa para o caminho das sanções e proibições de fontes energéticas russas, apesar da grande dependência do continente.

“Logicamente a União Europeia não tem a menor capacidade de se sustentar no curto prazo sem os insumos da Rússia. Então os países europeus são obrigados a reativar a indústria de poluentes para tentar diminuir o impacto durante o inverno. O impacto já era esperado, mas as sanções à Rússia provocam um impacto muito mais efetivo e direto nos europeus do que nos russos”, explicou Pennaforte à Sputnik Brasil.

O professor aponta que, ao contrário do discurso dos últimos anos da transição energética para fontes “verdes”, a Europa agora promove uma “economia de guerra” ao recorrer ao pragmatismo das fontes mais viáveis após cortar o fornecimento de energias russas. E isso, argumenta, poderá ter impactos nocivos sobre o meio ambiente mais adiante.
“A hora agora é de se salvar de alguma maneira. A reativação do carvão, sem dúvida nenhuma, vai ser responsável por impactos sérios, principalmente no cenário ambiental do continente. Trata-se de um processo em que os EUA fomentam todo esse cenário de beligerância, de competição, em que os norte-americanos sentem menos [a crise] que a Europa”, afirma.
Hipocrisia com o Brasil? UE suspende discurso ‘verde’ e agora faz ‘economia de guerra’ com carvão – 19.10.2022, Sputnik Brasil (sputniknewsbrasil.com.br)

Comments

comments

Translate »