Percepção pública sobre a vacina Sputnik V na Argentina e América Latina por Juan Martín González Cabañas

Este artigo realiza uma visão geral sobre o grau de preferência e a percepção de confiança por parte da opinião pública sobre a vacina Sputnik V na Argentina e em outros quatro países da América Latina (Brasil, México, Peru e Chile) através de sondagens disponíveis.

ARGENTINA

fonte nível de preferência período
CELAG 75%  (primeiro lugar) março de 2021
Poliarquía 56%  (primeiro lugar) março de 2021
Berensztein 26%  (primeiro lugar) março de 2021
Real time Data 33%  (tercer lugar) janeiro 2021
Giacobbe 42%  (tercer lugar) novembro 2020
Opinaia 45%  (primeiro lugar) outubro  2020

De acordo com a presente revisão de pesquisas de opinião publicadas nos últimos meses sobre as percepções das vacinas contra a Covid-19, Sputnik V é a vacina preferida pelos argentinos (com uma vantagem de 4/6 sondagens analisadas).

fonte nível de confiança na vacina Periodo
Rouvier y Asociados 51% março de 2021
Universidad de San Andrés 61% março de 2021

Nas sondagens consultadas, observa-se quea percepção do grau de confiabilidade da vacina Sputnik V na Argentina é bastante alta.

No decorrer do monitoramento da percepção sobre vacinas contra o coronavírus, percebe-se que com o passar dos meses a opinião sobre a vacina Sputnik V melhorou – apesar da campanha de difamação por parte dos líderes opositores e os meios de comunicação -. Esta tendência pode estar relacionada com o início do plano de vacinação pelo Governo argentino, onde além de ser até agora a principal vacina do plano argentino, a Sputnik V não apresentou maiores resultados adversos. Até o momento na Argentina foram aplicadas 6.185.909 doses(aproximadamente um 11-12% de sua população total).

A polarização política também chegou às opiniões sobre a vacinação contra o Covid, onde se observou uma preferência por parte dos partidários da oposição(Juntos por el Cambio)  para as vacinas Pfizer e Oxford/Astrazeneca,  enquanto que aqueles com posturas mais favoráveis ao governo (Frente de Todos) se mostram mais favoráveis à vacina Sputnik V.

BRASIL

fonte nível de preferência periodo
DataPoder 7% (cuarto lugar) agosto 2020

fonte nível de confiança na vacina periodo
YouGov 56% março de 2021

MÉXICO

fonte
nível de preferência periodo
El Financiero 15% (segundo lugar) janeiro  2021
Gabinete de Comunicación Estratégica (GCE) 18% (segundo lugar) janeiro – março de 2021
Mitofsky 17%
(segundo lugar)
abril 2021
IPSOS 19%
(segundo lugar)
janeiro 2021

fonte

nível de confiança na vacina periodo
El Financiero 66% agosto 2020
YouGov 80% novembro 2020

PERÚ

fonte nível de preferência periodo
IPSOS 19% (primeiro lugar) janeiro  2021

CHILE

fonte nível de confiança na vacina periodo
Cadem  33% janeiro 2021

Conclusões

Com base nos dados fornecidos pelas sondagens podemos fazer certas inferências sobre os nossos dois indicadores sobre estudo:

nível de preferência pela vacina Sputnik V: na Argentina é a vacina preferida por ampla margem, no Peru o mesmo. No México ocupa um marcado segundo lugar de preferência, e no Chile e no Brasil está muito mais relegada a sua posição.

nível de confiança pela vacina Sputnik V: de acordo com estudos de opinião pública monitorizados, a vacina Sputnik V goza de um elevado grau de confiança em todos os países da América Latina visados.

Se analisarmos de forma cronológica desde o ano passado até o momento presente podemos observar que até o momento a tendência se dirige para a consolidação do posicionamento por parte da vacina Sputnik V em exposição, nível de preferência e grau de confiança por parte dos cidadãos e governos da América Latina.

Como se observa segundo este monitoramento de sondagens de opinião pública a vacina Sputnik V encontra-se no pódio das vacinas mais confiáveis e preferidas contra o Covid por partes dos latino-americanos.

Translate »