Início do conteúdo
    Notícias
  • Defesa de TCC – Gestão Ambiental (Bacharelado) – 2022/1

    A Coordenação do Curso de Gestão Ambiental (Bacharelado) tem a honra de convidar a comunidade acadêmica para assistir as bancas de defesa de TCC.

    Bancas de defesa de Trabalho de Conclusão de Curso – GAB

    Data: 17/11/2022

    Hora: 10h:00

    Local: Rua Almirante Barroso n° 1734 – Prédio da GA – sala 201

    Discente: Samuel Pereira Motta Albinelli

    Título do projeto de TCC: Política ambiental e as condições de fiscalização da Polícia Militar Ambiental de Rio Grande, Rio Grande do Sul

    Banca:

    – Prof. Dr. João Carlos de Oliveira Koglin  (orientador)

    – Prof. Dr. Giovanni Nachtigall Maurício

    – Profa. Dra. Rosaura Espírito Santo da Silva

    ***

    Data: 17/11/2022

    Hora: 17h:00

    Local: https://webconf.ufpel.edu.br/b/joa-jy4-jj3

    Discente: Thiago Antoniolli

    Título do TCC: Práticas de gestão ambiental em três Instituições de Ensino Superior: um estudo multicaso.

    Banca:

    – Prof. Dr. João Carlos de Oliveira Koglin (orientador)

    – Prof. Dr. Maurício Pinto da Silva

    – Profa. Dra. Rosaura Espírito Santo da Silva

    ***

    Data: 21/11/2022

    Hora: 20:00

    Local:  https://webconf.ufpel.edu.br/b/joa-jy4-jj3

    Discente: Samantha Plamer Larrossa

    Título do projeto de TCC: DESTINAÇÃO DE RESÍDUOS DA CASCA DE ARROZ EM ENGENHOS DE GRÃOS NO MUNICÍPIO DE CAPÃO DO LEÃO – RS

    Banca:

    – Prof. Dr. João Carlos de Oliveira Koglin (orientador)

    – Profª. Drª. Thais Antolini Veçozzi (coorientadora)

    – Prof. Dr. Maurício Pinto da Silva

    ***

    Data: 22/11/2022

    Hora: 10h:00

    Local:  https://webconf.ufpel.edu.br/b/gio-9yg-36h

    Discente: Jaqueline Scheneider Gomez Romero

    Título do projeto de TCC: Práticas de educação ambiental desenvolvidas pela Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA) do Município de Pelotas/RS

    Banca:

    – Prof. Dr. Giovanni Nachtigall Maurício (orientador)

    – Prof. Dr. Mateus Lopes da Silva

    – Profª. Drª. Claure Morrone Barbat Parfitt

  • Processo eleitoral para escolha de representação discente no Colegiado do Curso de Gestão Ambiental (Bacharelado)

    A Comissão Eleitoral do Colegiado do Curso de Gestão Ambiental (Bacharelado), no uso de suas atribuições, torna público o Edital n.º 1/2022, que trata de processo eleitoral para escolha de representação discente no Colegiado do Curso de Gestão Ambiental (Bacharelado).

    Acesse:

    Edital n.º 1/2022

    Anexo – Ficha de inscrição de chapa

    Lista de alunos aptos à votação – Edital n.º 1/2022

    Resultado preliminar de homologação de chapa(s) inscrita(s) – Edital n.º 1/2022

    Resultado final de homologação de chapa(s) inscrita(s) – Edital n.º 1/2022

    Deliberação da Comissão Eleitoral – Resultado final de homologação de inscrição de chapas – Edital n.º 1/2022

    Resultado preliminar da eleição – Edital n.º 1/2022

    Resultado final da eleição – Edital n.º 1/2022

  • Salas de aula – 2022/1

    1º SEMESTRE – C II: Rua Almirante Barroso, 1202

     

     

    13:30

    às

    16:50

    Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira
    21000244 21000209 21000243 21000208 21000245
    Fundamentos de Biologia Fundamentos de Administração Fundamentos de Química Ambiental Fundamentos de Informática Fundamentos de Estatística
    C II – Sala: 302 C II – Sala: 302 C II – Sala: 302 C II – Sala: 302*(passível de alteração)  C II – Sala: 302
    Prof.ª Thais Prof.ª Nádia Prof.ª Fernanda Prof.ª Rosaura Prof.ª Cleiton

     

     

    17:10

    às

    18:50

       

    21000257
    Tópicos em Gestão Ambiental
    C II – Sala: 302
    Prof. Maurício

     

    3º SEMESTRE – C II: Rua Almirante Barroso, 1202

     

     

    13:30

    às

    16:50

     

         

    Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira
    21000250 21000212 21000214 21000211 21000213
    Ecologia II Desenvolvimento e Meio Ambiente Cidadania e Ética Marketing Socioambiental e
    Empreendedorismo
    Metodologia Científica
    C II – Sala: 208 C II – Sala: 208 C II – Sala: 208 C II – Sala: 208 C II – Sala: 208
    Prof. Cleiton Prof.ª Claure Prof. Alexandre Prof.ª Nádia Prof.ª Rosaura

     

    5º SEMESTRE – C II: Rua Almirante Barroso, 1202

     

     

    13:30

    às

    16:50

     

     

    Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira
    21000219 21000255 21000217 21000218 21000220
    Licenciamento Ambiental Política Ambiental Internacional Saneamento Ambiental Planejamento Ambiental Rural Práticas em Educação Ambiental
    C II – Sala: 301 C II – Sala: 301 C II – Sala: 301 C II – Sala: 301 C II – Sala: 301
    Prof. Alexandre Prof. João Prof. Maurício Prof.ª Fernanda Prof. Giovanni

     

    7º SEMESTRE – C II: Rua Almirante Barroso, 1202

     

     

    13:30

    às

    16:50

     

    Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira
    21000174 21000178 21000173 21000172 21000175
    Seminários Técnico Científicos I Avaliação de Impacto Ambiental
    II
    Gestão da Biodiversidade Desenvolvimento Regional Produção Animal e Meio Ambiente
    C II – Sala: 210 A C II – Sala: 210 A C II – Sala: 210 A C II – Sala: 210 A C II – Sala: 210 A
    Prof. João Prof.ª Thais Prof. Giovanni Prof. Maurício Prof.ª Fernanda

     

    STC II (21000177) – Prof. João – quintas-feiras (13:30 às 16:50)
    Local: prédio do Colegiado do curso de Gestão Ambiental, situado na Rua Almirante Barroso, 1734 (sala 201)

     

    Gestão Ambiental – Banco Universal (21000206) – Prof. Cleiton – segundas-feiras (a partir das 19h)
    Local: FAUrb (sala 213)

     

     

     

  • Vacinação contra COVID-19


    Prezados(as)! 
    Considerando que a data do retorno das atividades presenciais se aproxima e que muitos alunos ainda não comprovaram, no sistema Cobalto, a dose de reforço de vacina contra a COVID-19, alertamos que a confirmação de matrícula está condicionada à comprovação do esquema vacinal completo.
    Os estudantes que não efetuarem a comprovação do esquema vacinal (inclusive a dose de reforço) terão suas matrículas trancadas compulsoriamente pela Coordenação de Registros Acadêmicos (CRA).

    Para fins de comprovação do esquema vacinal completo, o aluno deverá:
    1º) baixar, em PDF, no site/aplicativo do ConecteSus, o “Certificado Nacional de Vacinação Covid 19“; e,
    2º) anexar o documento no sistema Cobalto (“Perfil”/”Vacinação COVID-19”), atentando para o correto cadastro das datas das doses.
    * É importante que o documento anexado permita verificar, além das doses de vacina, dados de identificação do aluno;
    ** Para cadastrar corretamente a data da 3ª dose, é necessário inserir um novo registro (nova linha). Só é possível inserir a data da terceira dose após a primeira e a segunda terem sido homologadas (caso essa homologação ainda não tenha sido realizada, aguarde que isso ocorra para, após, cadastrar corretamente a data da terceira dose).
    Se necessitar auxílio/informação, contate a secretaria do curso, via e-mail: secretaria.gaufpel@gmail.com
    Até breve!
    Atenciosamente, Secretaria e Coordenação.

    Mais informações:
    Portaria n.º 942/2022:
  • Informações/Orientações – 2022/1

    Olá, prezados(as) alunos(as) do Curso de Gestão Ambiental (Bacharelado)!

    Esperamos que todos(as) estejam bem!

    Solicitamos que, por gentileza, todos(as) leiam atentamente as informações/orientações a seguir:

    – O semestre letivo 2022/1 inicia em 1º/08/2022;

    – As aulas ocorrerão de forma presencial, das 13h30min às 16h50min. Nas terças-feiras, os ingressantes ainda terão aulas das 17h10min às 18h50min;

    – Local das aulas: ainda não há definição, pela Universidade, quanto ao local das aulas. Conforme o Calendário Acadêmico, a Seção de Alocação e Compartilhamento de Espaços tem até o dia 22/07 para confirmação de salas e até o dia 28/07 para responder eventual pedido de reanálise de distribuição de salas. Tão logo ocorra a definição, iremos avisá-los;

    – Do dia 21/07 a 24/07, ocorre o período para solicitação de correção de matrícula (realizada pelos alunos, via sistema Cobalto);

    – Salientamos que os alunos devem conferir o Calendário Acadêmico com freqüência no decorrer do semestre (inclusive porque pode haver alterações) e ficar atentos a todos os prazoshttps://wp.ufpel.edu.br/cra/calendario-academico/ ;

    – No link a seguir, há informações/orientações gerais, da Coordenação de Registros Acadêmicos, sobre matrícula de ingressantes, rematrículacorreção de matrícula e matrícula especialhttps://wp.ufpel.edu.br/cra/matricula/. Sugerimos que todos leiam atentamente;

     – Só devem matricular-se no componente curricular “Estágio Supervisionado Obrigatório” (Cód. 21000205), os alunos que já tiverem concluído 50% da carga horária de disciplinas do Curso e que efetivamente desejem realizar, neste semestre, estágio supervisionado obrigatório (mediante tramitação da documentação disponível em https://wp.ufpel.edu.br/ga/estagio-curricular-obrigatorio/);

    – Ressaltamos, novamente, que todos devem manter comprovadas e atualizadas, no sistema Cobalto, as doses de vacina contra Covid-19, inclusive a 3ª dose/reforço (o “Certificado Nacional de Vacinação Covid 19”,  atualizado, deve ser baixado, em PDF, pelo site/aplicativo do Conecte SUS e, depois, anexado no sistema Cobalto: “Perfil”/”Vacinação COVID-19”);

    – Os estudantes com atestado médico de contra indicação para vacina deverão apresentar teste negativo para Covid 19 a cada 72 horas para participação nas atividades presencias, ou podem encaminhar solicitação de exercícios domiciliares ao COCEPE, apresentando justificativa para tal solicitação;

    – Ainda, solicitamos que todos os alunos mantenham devidamente atualizados seus endereços de e-mail no sistema Cobalto, para que possamos contatá-los;

    – Por fim, lembramos que o e-mail para contato com a secretaria do curso é: secretaria.gaufpel@gmail.com. Durante o mês de julho, a secretaria do curso está disponível para atendimento externo, das 13h30min às 17h30min, na Rua Almirante Barroso, n.º 1734 (tocar a campainha). Conforme determinação da Direção do Centro de Integração do Mercosul, para ingressar no prédio, alunos, técnicos e servidores devem portar a carteira funcional ou documento que comprove vínculo com a UFPel.

    Esperamos que todos tenhamos um excelente semestre!

    Até breve!

    Atenciosamente, Secretaria e Coordenação.