Início do conteúdo
    Notícias
  • TRANCAMENTO DE DISCIPLINAS 2019/1

    Trancamento de disciplinas 2019-1

    Período: 08 a 12 de abril de 2019

    Onde: secretaria dos colegiados (Almirante Barroso, 1734)

    Horário: das 13:30 às 18:30 (alterações de horário serão avisadas)

    Os alunos que tenham interesse em trancar disciplinas deverão comparecer na secretaria do colegiado com os seguintes documentos:

    Em caso de trancamento de disciplina OBRIGATÓRIA: o aluno deverá cursar a disciplina posteriormente para que possa concluir sua grade curricular. Em caso de trancamento de disciplina OPTATIVA: o aluno não será obrigado a cursá-la novamente.

    O aluno deverá manter-se matriculado em no mínimo OITO créditos.

    Veja nos links as disciplina obrigatórias e optativas de cada currículo:

    Gestão Ambiental bacharelado: Currículo do curso GAB

    Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental: Currículo do curso CSTGA

  • APROVEITAMENTO DE DISCIPLINAS

    ORIENTAÇÕES PARA ALUNOS CSTGA, GAB E RI!

    APROVEITAMENTO DE DISCIPLINAS

    Alunos que tenham cursado disciplinas em outros cursos e que queiram aproveitá-las em seu currículo devem solicitar APROVEITAMENTO DE DISCIPLINAS.

    Período para entrega dos documentos: até 26 de abril de 2019 na secretaria do curso.

    Veja procedimento de acordo com os casos:

    1 – alunos GAB que tenham cursado disciplinas no CSTGA e alunos CSTGA que tenham cursado disciplinas no GAB: Entregar na secretaria do curso: formulário preenchido;

    Neste caso – observe os códigos das disciplinas: caso a disciplina que o aluno cursou tenha o mesmo código da disciplina do seu currículo, não é necessário solicitar aproveitamento de disciplina.

    Códigos do curso CSTGA (7600) = Códigos do curso CSTGA

    Códigos do curso GAB (7900) = Códigos do curso GAB

    2 – alunos GAB ou CSTGA que tenham cursado disciplinas em outros cursos da UFPel – entregar na secretaria do curso: formulário preenchido e conteúdo programático da disciplina cursada;

    3 – alunos GAB ou CSTGA que tenham cursado disciplinas fora da UFPel – entregar na secretaria do curso: formulário preenchido, conteúdo programático da disciplina cursada e histórico escolar com aprovação na disciplina.

    4 – alunos RI que tenham cursado disciplinas em outros cursos da UFPel – entregar na secretaria do curso: formulário preenchido e conteúdo programático da disciplina cursada;

    5 – alunos RI que tenham cursado disciplinas fora da UFPel – entregar na secretaria do curso: formulário preenchido, conteúdo programático da disciplina cursada e histórico escolar com aprovação na disciplina.

    Currículo RI: curriculo_curso_6800

    Modelo do formulário (para todos os casos acima) que deve ser entregue na secretaria: Requerimento-de-aproveitamento-de-estudos

     

  • Alteração de horário secretaria

    A secretaria dos cursos CSTGA e GAB não terá expediente externo no dia 02 de abril de 2019 (terça-feira). A servidora estará em atividades na CPPAD/GR.

    Em caso de dúvidas entre em contato por email: gasecretaria.ufpel@gmail.com

  • INFORMAÇÕES SOBRE COLAÇÃO DE GRAU CSTGA 2019/1

    ATENÇÃO ALUNOS CSTGA!!!

    Os alunos que têm interesse em colar grau 2019/1 e que cumprirem todos os requisitos devem seguir o cronograma e orientações abaixo.

    Atenção: observe as informações sobre o cadastro que o aluno deve preencher no cobalto! De 06 a 24 de maio estará disponível no cobalto um formulário que o aluno deverá preencher, imprimir e entregar na secretaria até dia 24/05.

    Para colar grau o aluno deverá ter cumprido os seguintes requisitos:

    • concluir com aprovação de todas as disciplinas obrigatórias;
    • ter cursado no mínimo 60 horas de formação livre e apresentar certificados (originais e cópias);
    • ter cursado no mínimo 60 horas de formação complementar e apresentar certificados (originais e cópias);
    • ter concluído o estágio curricular obrigatório (apresentar relatório completo original e assinado). Caso o aluno não consiga concluir o estágio ate a data mencionada no cronograma deverá entregar o seguinte termo de compromisso: TERMO DE COMPROMISSO PARA ENTREGA DE RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATORIO
    • Veja mais especificações no PPC do curso: PPC CSTGA

    É obrigatória a participação do aluno formando na cerimônia de colação de grau para expedição do seu diploma. Caso não possa comparecer pessoalmente, deve ser representado por um procurador. Veja aqui modelo de procuração: PROCURAÇÃO PARA COLAÇÃO DE GRAU Esta procuração deverá ser reconhecida em cartório e o procurador deverá apresentar documento de identificação no momento da cerimônia.

    A colação de grau com cerimônia interna está prevista para ocorrer no dia 06 de setembro de 2019, às 15:30 no auditório Simon Bolívar do do Centro de Integração do Mercosul. O número de convidados que cada aluno formando poderá convidar será divulgado até dia 02 de agosto de 2019. Não há exigência específica para trajes.

    A colação de grau com cerimônia institucional está prevista para ocorrer nos dias 30 e 31 de agosto de 2019. A PRAE irá publicar (no mês de abril/2019) o edital com as informações para inscrição. Ao aluno é facultada escolha entre colação interna (06/09), colação institucional (30 e 31/08) ou colação externa (a cargo do aluno).

    Colação de grau cerimônia institucional: veja as informações aqui: https://wp.ufpel.edu.br/prae/2019/04/12/edital-cpe-prae-02-2019-formatura-institucional-graduandos-2019-01/

    Mesmo que o aluno tenha interesse em colar grau através da cerimônia institucional, deverá cumprir todos os requisitos descritos acima e cronograma.

    Todas as informações e dúvidas podem ser sanadas com a secretaria do curso:

    • pessoalmente: Rua Almirante Barroso, 1734 – sala 203 (ou sala 05/térreo – coordenação do curso CSTGA)
    • por telefone: 53-3229-2322
    • por email: gasecretaria.ufpel@gmail.com
  • Reunião Preparatória FOZ DO IGUAÇU – 10 a 13/04/2019

    Reunião Preparatória FOZ DO IGUAÇU – 10 a 13/04/2019

    Por meio deste, CONVOCAMOS todos os ALUNOS que participarão da visita a cidade de Foz do Iguaçu/PR (ICMBio/Parque Nacional do Iguaçu; ITAIPUBINACIONAL, Parque das Aves) para Reunião Preparatória no dia 02/04/2019 – às 17h – Sala de Aula 302(Anexo da Gestão Ambiental, rua Lobo da Costa, 858).

    A Reunião Preparatória tem por objetivo apresentar informações relevantes sobre deslocamento, hospedagem e sobretudo àquelas pertinentes ao regramento dos locais a serem visitados, tornando-se fundamental a presença de todos, afim de evitar problemas.

    Obrigado!

    Prof. Maurício Pinto da Silva

  • CONFIRMAÇÃO DE MATRÍCULA – ALUNOS INGRESSANTES 2019/1

    CONFIRMAÇÃO DE MATRÍCULA – ALUNOS INGRESSANTES 2019/1

    Informa-se aos alunos ingressantes as alterações de horários para confirmação de matrícula!!!

    – segunda-feira (18/03) -> das 13:30 às 18:30 => confirmação de matrícula na secretaria do curso (Almirante Barroso, 1734 – sala 203) – com Renata
    – terça-feira (19/03) -> horário 13:30 às 17:30 => confirmação de matrícula na coordenação do curso (Almirante Barroso, 1734 – sala 202) – com prof. Cleiton

    Em caso de dúvidas, envie email para gasecretaria.ufpel@gmail.com

    Sobre a confirmação de matrícula: 

    Estudantes ingressantes em 2019/1 devem realizar a Confirmação da Matrícula na secretaria ou coordenação do curso nos dias informados acima. O procedimento consiste na assinatura de uma ata de confirmação que está disponível no setor. É obrigatória a apresentação de documento de identidade oficial com foto.

    Posteriormente, a coordenação do curso enviará a ata para Coordenadoria de Registros Acadêmicos para verificação dos alunos presentes. Os alunos que não assinarem a ata, ou seja, não confirmarem sua matrícula poderão perder a vaga.

  • MATRÍCULA ESPECIAL

    VAGAS PARA MATRÍCULA NA MODALIDADE DISCIPLINA ESPECIAL

    Amanhã os Curso de Gestão Ambiental Bacharelado e Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental recebem solicitações de matrícula na modalidade especial.

    O oferta é feita à toda comunidade acadêmica da UFPel. A matrícula será feita por ordem de chegada. Em caso em que houver pré requisito, o requerente deverá comprovar já tê-lo cursado.

    Veja no link a listagem das disciplinas e respectivas vagas: Vagas na modalidade especial 2019-1 para matrícula em 15-03

    Veja também as informações de grade de horário e pré requisitos: https://wp.ufpel.edu.br/ga/2018/12/28/rematricula-2019-1/

     

    Endereço: Rua Almirante Barroso, 1734 – sala 203.

  • MATRÍCULA ESPECIAL 2019/1

    ATENÇÃO:

    Veja no link as informações sobre vagas na modalidade de matrícula especial nos cursos: Gestão Ambiental Bacharelado e Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental.

    Tabela com oferta de vagas para matrícula especial no dia 14/03*: Vagas na modalidade especial 2019-1 (1)

    Grade de horários, formulário de autorização e demais documentos: https://wp.ufpel.edu.br/ga/2018/12/28/rematricula-2019-1/

    -> *No dia 14 de março serão atendidos os alunos do CSTGA com interesse em cursar disciplinas no currículo do GAB e alunos do GAB com interesse em cursar disciplinas no currículo do CSTGA. Das 13:30 às 18:00

    ———–

    No dia 15 de março serão atendidos alunos do CSTGA, GAB e todos os demais alunos da instituição interessados. Das 13:30 às 18:00. A divulgação das vagas para matrícula especial de 15/03 será feita dia 14/03 até às 22:00.

    ****

    Informações pelo email: gasecretaria.ufpel@gmail.com

  • HORÁRIOS DE ATENDIMENTO EXTERNO – período de matrícula

    HORÁRIOS DE ATENDIMENTO EXTERNO

    Secretaria dos cursos CSTGA e GAB

     

    Período para correção de matrícula: 06 a 11 de março

    06 e 07 de março -> das 14:00 às 18:00

    08 de março -> não haverá expediente externo

    11 de março -> 13:00 às 18:00

     

    Período para matrícula especial: 14 e 15 de março

    14 de março -> das 13:30 às 18:00 (serão atendidos apenas alunos CSTGA e GAB)

    15 de março -> das 13:30 às 18:00 (serão atendidos alunos CSTGA, GAB e demais alunos interessados)

     

    Confirmação de matrícula (apenas para alunos ingressantes)

    Período: 18 e 19 de março

    Horário: das 13:30 às 18:00