Início do conteúdo
    Notícias
  • Salas de aula – 2022/1

    1º SEMESTRE – C II: Rua Almirante Barroso, 1202

     

     

    13:30

    às

    16:50

    Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira
    21000244 21000209 21000243 21000208 21000245
    Fundamentos de Biologia Fundamentos de Administração Fundamentos de Química Ambiental Fundamentos de Informática Fundamentos de Estatística
    C II – Sala: 302 C II – Sala: 302 C II – Sala: 302 C II – Sala: 302*(passível de alteração)  C II – Sala: 302
    Prof.ª Thais Prof.ª Nádia Prof.ª Fernanda Prof.ª Rosaura Prof.ª Cleiton

     

     

    17:10

    às

    18:50

       

    21000257
    Tópicos em Gestão Ambiental
    C II – Sala: 302
    Prof. Maurício

     

    3º SEMESTRE – C II: Rua Almirante Barroso, 1202

     

     

    13:30

    às

    16:50

     

         

    Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira
    21000250 21000212 21000214 21000211 21000213
    Ecologia II Desenvolvimento e Meio Ambiente Cidadania e Ética Marketing Socioambiental e
    Empreendedorismo
    Metodologia Científica
    C II – Sala: 208 C II – Sala: 208 C II – Sala: 208 C II – Sala: 208 C II – Sala: 208
    Prof. Cleiton Prof.ª Claure Prof. Alexandre Prof.ª Nádia Prof.ª Rosaura

     

    5º SEMESTRE – C II: Rua Almirante Barroso, 1202

     

     

    13:30

    às

    16:50

     

     

    Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira
    21000219 21000255 21000217 21000218 21000220
    Licenciamento Ambiental Política Ambiental Internacional Saneamento Ambiental Planejamento Ambiental Rural Práticas em Educação Ambiental
    C II – Sala: 301 C II – Sala: 301 C II – Sala: 301 C II – Sala: 301 C II – Sala: 301
    Prof. Alexandre Prof. João Prof. Maurício Prof.ª Fernanda Prof. Giovanni

     

    7º SEMESTRE – C II: Rua Almirante Barroso, 1202

     

     

    13:30

    às

    16:50

     

    Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira
    21000174 21000178 21000173 21000172 21000175
    Seminários Técnico Científicos I Avaliação de Impacto Ambiental
    II
    Gestão da Biodiversidade Desenvolvimento Regional Produção Animal e Meio Ambiente
    C II – Sala: 210 A C II – Sala: 210 A C II – Sala: 210 A C II – Sala: 210 A C II – Sala: 210 A
    Prof. João Prof.ª Thais Prof. Giovanni Prof. Maurício Prof.ª Fernanda

     

    STC II (21000177) – Prof. João – quintas-feiras (13:30 às 16:50)
    Local: prédio do Colegiado do curso de Gestão Ambiental, situado na Rua Almirante Barroso, 1734 (sala 201)

     

    Gestão Ambiental – Banco Universal (21000206) – Prof. Cleiton – segundas-feiras (a partir das 19h)
    Local: FAUrb (sala 213)

     

     

     

  • Vacinação contra COVID-19


    Prezados(as)! 
    Considerando que a data do retorno das atividades presenciais se aproxima e que muitos alunos ainda não comprovaram, no sistema Cobalto, a dose de reforço de vacina contra a COVID-19, alertamos que a confirmação de matrícula está condicionada à comprovação do esquema vacinal completo.
    Os estudantes que não efetuarem a comprovação do esquema vacinal (inclusive a dose de reforço) terão suas matrículas trancadas compulsoriamente pela Coordenação de Registros Acadêmicos (CRA).

    Para fins de comprovação do esquema vacinal completo, o aluno deverá:
    1º) baixar, em PDF, no site/aplicativo do ConecteSus, o “Certificado Nacional de Vacinação Covid 19“; e,
    2º) anexar o documento no sistema Cobalto (“Perfil”/”Vacinação COVID-19”), atentando para o correto cadastro das datas das doses.
    * É importante que o documento anexado permita verificar, além das doses de vacina, dados de identificação do aluno;
    ** Para cadastrar corretamente a data da 3ª dose, é necessário inserir um novo registro (nova linha). Só é possível inserir a data da terceira dose após a primeira e a segunda terem sido homologadas (caso essa homologação ainda não tenha sido realizada, aguarde que isso ocorra para, após, cadastrar corretamente a data da terceira dose).
    Se necessitar auxílio/informação, contate a secretaria do curso, via e-mail: secretaria.gaufpel@gmail.com
    Até breve!
    Atenciosamente, Secretaria e Coordenação.

    Mais informações:
    Portaria n.º 942/2022:
  • Informações/Orientações – 2022/1

    Olá, prezados(as) alunos(as) do Curso de Gestão Ambiental (Bacharelado)!

    Esperamos que todos(as) estejam bem!

    Solicitamos que, por gentileza, todos(as) leiam atentamente as informações/orientações a seguir:

    – O semestre letivo 2022/1 inicia em 1º/08/2022;

    – As aulas ocorrerão de forma presencial, das 13h30min às 16h50min. Nas terças-feiras, os ingressantes ainda terão aulas das 17h10min às 18h50min;

    – Local das aulas: ainda não há definição, pela Universidade, quanto ao local das aulas. Conforme o Calendário Acadêmico, a Seção de Alocação e Compartilhamento de Espaços tem até o dia 22/07 para confirmação de salas e até o dia 28/07 para responder eventual pedido de reanálise de distribuição de salas. Tão logo ocorra a definição, iremos avisá-los;

    – Do dia 21/07 a 24/07, ocorre o período para solicitação de correção de matrícula (realizada pelos alunos, via sistema Cobalto);

    – Salientamos que os alunos devem conferir o Calendário Acadêmico com freqüência no decorrer do semestre (inclusive porque pode haver alterações) e ficar atentos a todos os prazoshttps://wp.ufpel.edu.br/cra/calendario-academico/ ;

    – No link a seguir, há informações/orientações gerais, da Coordenação de Registros Acadêmicos, sobre matrícula de ingressantes, rematrículacorreção de matrícula e matrícula especialhttps://wp.ufpel.edu.br/cra/matricula/. Sugerimos que todos leiam atentamente;

     – Só devem matricular-se no componente curricular “Estágio Supervisionado Obrigatório” (Cód. 21000205), os alunos que já tiverem concluído 50% da carga horária de disciplinas do Curso e que efetivamente desejem realizar, neste semestre, estágio supervisionado obrigatório (mediante tramitação da documentação disponível em https://wp.ufpel.edu.br/ga/estagio-curricular-obrigatorio/);

    – Ressaltamos, novamente, que todos devem manter comprovadas e atualizadas, no sistema Cobalto, as doses de vacina contra Covid-19, inclusive a 3ª dose/reforço (o “Certificado Nacional de Vacinação Covid 19”,  atualizado, deve ser baixado, em PDF, pelo site/aplicativo do Conecte SUS e, depois, anexado no sistema Cobalto: “Perfil”/”Vacinação COVID-19”);

    – Os estudantes com atestado médico de contra indicação para vacina deverão apresentar teste negativo para Covid 19 a cada 72 horas para participação nas atividades presencias, ou podem encaminhar solicitação de exercícios domiciliares ao COCEPE, apresentando justificativa para tal solicitação;

    – Ainda, solicitamos que todos os alunos mantenham devidamente atualizados seus endereços de e-mail no sistema Cobalto, para que possamos contatá-los;

    – Por fim, lembramos que o e-mail para contato com a secretaria do curso é: secretaria.gaufpel@gmail.com. Durante o mês de julho, a secretaria do curso está disponível para atendimento externo, das 13h30min às 17h30min, na Rua Almirante Barroso, n.º 1734 (tocar a campainha). Conforme determinação da Direção do Centro de Integração do Mercosul, para ingressar no prédio, alunos, técnicos e servidores devem portar a carteira funcional ou documento que comprove vínculo com a UFPel.

    Esperamos que todos tenhamos um excelente semestre!

    Até breve!

    Atenciosamente, Secretaria e Coordenação.

  • Defesa de TCC – 2021/2

    A Coordenação do Curso de Gestão Ambiental Bacharelado tem a honra de convidar a comunidade acadêmica para assistir as bancas de defesas de TCC.

     Bancas de defesa de Trabalho de Conclusão de Curso

    Data: 30/05/2022

    Hora: 09h:00

    Local/Link: https://webconf.ufpel.edu.br/b/mau-rew-q49-qrg

    Discente: Rafaela de Oliveira Kurz

    Título do TCC: Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde: Um estudo de caso na Unidade Básica de Saúde III em Capão do Leão/RS

    Banca:

    – Prof. Dr. Maurício Pinto da Silva (orientador)

    – Prof. Dr. Giovanni Nachtigall Mauricio

    – Prof. Dr. Mateus Lopes da Silva

    ***

    Data: 30/05/2022

    Hora: 11h:00

    Local/Link: https://webconf.ufpel.edu.br/b/mat-46k-rf2

    Discente: Fabíola Fumagalli de Moraes

    Título do TCC: Biodiversidade ameaçada do Bioma Pampa: a Educação Ambiental como ferramenta de mitigação

    Banca:

    – Prof. Dr. Mateus Lopes da Silva (orientador)

    – Prof. Dr. João Carlos de Oliveira Koglin

    – Prof. Dr. Giovanni Nachtigall Maurício

    ***

    Data : 30/05/2022

    Hora: 17h:00

    Local/Link: https://webconf.ufpel.edu.br/b/mau-ywv-v7p

    Discente: Bárbara Roberta da Rosa Jambeiro

    Título do TCC: Responsabilidade Socioambiental Empresarial: um estudo em uma instituição de crédito cooperativo em Pelotas/RS

    Banca:

    – Prof. Dr. Maurício Pinto da Silva (orientador)

    – Profa. Dra. Rosaura Espírito Santo da Silva

    – Prof. Dr. Antônio Jorge Amaral Bezerra

    ***

    Data: 31/05/2022

    Hora: 18h:00

    Local/Link: https://webconf.ufpel.edu.br/b/joa-jy4-jj3

    Discente: Nathália Cristina Bernardes Cerutti Garin

    Título do TCC: Um roteiro para elaboração de Guias de Gestão Ambiental para assentamentos indígenas

    Banca:

    – Prof. Dr. João Carlos de Oliveira Koglin (orientador)

    – Prof. Dr. Giovanni Nachtigall Maurício

    – Me. Renata Aires de Freitas

    ***

    Data: 01/06/2022

    Hora: 17h:00

    Local/Link: Rua Almirante Barroso, 1734 (Curso de Gestão Ambiental/UFPel – Sala de Reuniões/201)

    Discente: Thamísia Dirong Henke

    Título do TCC: O gerenciamento ambiental do saneamento no município de Arroio do Padre/RS

    Banca:

    – Prof. Dr. Maurício Pinto da Silva (orientador)

    – Profa. Dra. Thaís Antolini Veçozzi

    – Prof. Dr. João Carlos de Oliveira koglin

    ***

    Data: 02/06/2022

    Hora:16h:00

    Link: https://webconf.ufpel.edu.br/b/cla-9r6-6kr

    Discente: Juliane Teixeira Fagundes

    Título do TCC: O Plano de Manejo do Parque Estadual do Turvo RS e Seu Uso Como Instrumento de Planejamento

    Banca:

    – Profa. Dra. Claure Morrone Parfitt (orientadora)

    – Prof. Dr. Giovanni Nachtgall Maurício

    – Profa. Dra. Thais Antolini Veçozzi

    ***

    Data: 03/06/2022

    Hora: 09h:00

    Local/Link: https://webconf.ufpel.edu.br/b/fer-yvw-ln7-byf

    Discente: Priscila Borges Macedo

    Título do TCC: Unidades de Conservação e a Saúde Pública no Rio Grande do Sul. 

    Banca:

    – Prof.ª Dr.ª Fernanda Medeiros Gonçalves (orientadora)

    – Prof. Dr. Giovanni Nachtigall Maurício

    – Prof.ª Dr.ª Aline Machado Pereira

    ***

    Data: 03/06/2022

    Hora: 14h:00

    Local/Link: https://webconf.ufpel.edu.br/b/fer-yvw-ln7-byf

    Discente: Marizane da Fonseca Duarte

    Título do TCC: Tratamento e destinação de carcaças de equinos através da compostagem. 

    Banca:

    – Prof.ª Dr.ª Fernanda Medeiros Gonçalves (orientadora)

    – Prof. Dr. Mateus Lopes da Silva

    – Prof. Dr. Carlos Eduardo Wayne Nogueira

    ***

    Data: 06/06/2022

    Hora: 15h:00

    Local/Link: https://webconf.ufpel.edu.br/b/cle-2cx-vrk

    Discente: Juliana Vargas Bozzato

    Título do TCC: Análise de Indicadores Institucionais em casos de PSA Hídrico no Sul do Brasil. 

    Banca:

    – Prof. Dr. Cleiton Stigger Perleberg (orientador)

    – Pesquisadora Dra. Lilian Terezinha Winckler

    – Prof. Dr. João Carlos de Oliveira Koglin

    ***

    Data: 06/06/2022
    Hora: 17h:00
    Local/Link: https://webconf.ufpel.edu.br/b/tha-jwu-mvr

    Discente: Bruna Lemons Brisolara
    Título do TCC: Recuperação de áreas degradadas e a compensação socioambiental no município de Capão do Leão – RS
    Banca:
    – Profa. Dra. Thais Antolini Veçozzi (orientadora)

    – Prof. Dr. Maurício Pinto da Silva

    – Prof. Dr. Giovanni Nachtigall Maurício

  • Circuito Tela Verde

    A 10ª Mostra do Circuito Tela Verde, na UFPel, tem por objetivo contribuir para a ampliação do conhecimento e o debate acerca de temas relacionados ao desenvolvimento sustentável.

    As sessões de exibição ocorrerão entre os meses de maio e novembro de 2022, abordando temas como florestas, desenvolvimento sustentável, biodiversidade, qualidade ambiental, ecoturismo e cidadania ambiental. As sessões podem ser acompanhadas pelos canais principais do Facebook e Youtube da Ga em Pauta e Facebook do GERMEN.

    A dinâmica ainda prevê a participação de debatedores/professores e discentes do Curso de Gestão Ambiental da UFPel, promovendo reflexões e a interação com a comunidade em geral. A 10ª Mostra do Circuito Tela Verde na UFPel, é uma parceria entre o projeto de Extensão Questão Ambiental em Pauta e a ONG GERMEN – Grupo de defesa e Promoção Socioambiental da Bahia.

    Amanhã (19/05/2022) ocorrerá a segunda sessão do Circuito Tela Verde, às 17h, tendo a participação do Professor e Doutor Giovanni Nachtigall Mauricio. Será transmitida principalmente no canal do youtube Questão Ambiental em Pauta e na página do Facebook.

    Link de inscriçãohttps://www.sympla.com.br/2-sessao-do-circuito-tela-verde-–ufpel__1576502

     

  • Palestra – Educa-ação em Saneamento e extensão Universitária

    O projeto unificado Gestão Ambiental, Água/Saneamento e os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) é uma iniciativa do curso de Gestão Ambiental do Centro de Integração do Mercosul e tem por objetivo contribuir com as dinâmicas do ensino, da pesquisa e da extensão. Nesse sentido, para celebrar o dia mundial da água (22 de março) o projeto propõe a realização da palestra Educa-ação em saneamento e extensão Universitária a ser proferida pela pesquisadora Debora Cynamon Kligerman.

    De acordo com o coordenador do projeto, Maurício Pinto da Silva, temas relacionados a água e saneamento são complexos e desafiadores. “Nos encontramos na década internacional para a ação: água para o desenvolvimento sustentável 2018-2028, e a água está no centro do desenvolvimento sustentável”, salientou.

    A palestra ocorrerá no dia 22 de março, às 17h, com transmissão ao vivo no canal do projeto Gestão Ambiental, Água/Saneamento e os ODS (https://www.youtube.com/channel/UCI1zAgPCLbU-uB9xAV36aJA/about) no Youtube. O evento é aberto ao público em geral e gratuito. A ata de presença será disponibilizada durante a transmissão, para posterior confecção de certificados.

    Mais informações em @gasaneamentoeods.

    Currículo

    Debora Cynamon Kligerman é engenheira civil, mestre em Planejamento Urbano e Regional e doutora em Planejamento Ambiental, e tem pós-doutorados pela Universidade Federal Fluminense e Universidade Johns Hopkins. Em 2008 tornou-se fellow do LEAD em Programa de Treinamento de Lideranças para o Desenvolvimento Sustentável. É pesquisadora titular do departamento de Saneamento e Saúde Ambiental da Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz. De 2004 a 2010 coordenou a equipe de Adaptação às Mudanças Climáticas junto ao Centro-Clima da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Desde 2019 coordena projeto de pesquisa “Avaliação do Impacto na Saúde Integral de comunidades beneficiadas pelo Projeto Água Atmosférica, em cooperação com Ministério da Ciência e Tecnologia. Tem atuado principalmente nos seguintes temas: gestão em saneamento ambiental, educação ambiental, tratamento de esgoto e geração de energia, saúde pública, gestão ambiental, gestão de resíduos e adaptação às mudanças climáticas.

  • CORREÇÃO DE MATRÍCULA (2021-22)

    solicitação de correção de matrícula deverá ser realizada pelo aluno solicitante através do Cobalto.
    O aluno poderá solicitar a correção de matrícula (inclusão ou exclusão de turmas), pelo sistema acadêmico, através do menu “Aluno -> Cadastro -> Correção de matricula“, que estará disponível a partir de 15/02.
    Na solicitação de correção de matrícula, o sistema apresentará todas as disciplinas ofertadas pelo curso, independente da versão curricular. Caberá ao colegiado a decisão sobre a inclusão ou não na matrícula do aluno.

    A colisão de horários não será permitida em nenhum momento.

    Os alunos que já solicitaram correção de matrícula via formulário DEVERÃO SOLICITAR NOVAMENTE VIA SISTEMA COBALTO.
    Caso algum aluno não consiga realizar a correção de matrícula via sistema cobalto, deverá enviar o formulário para o colegiado do curso até dia 18 de fevereiro de 2022 ( secretaria.gaufpel@gmail.com).

    Correção de matrícula para alunos da GA

    Observação 1: O sistema armazenará as solicitações de correção e ordenará os alunos de acordo com a Resolução COCEPE nº 47/2018. Caberá ao Colegiado homologar ou não as solicitações, o que poderá ser realizado por aluno ou por turma, a critério do curso.

    Observação 2: alunos que tiveram solicitações de quebra de pré-requisitos deferidas, terão as matrículas registradas pelo colegiado.