Início do conteúdo
    Notícias
  • CRONOGRAMA de defesas de trabalhos de conclusão de curso – CSTGA

    A Coordenação do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental torna público o cronograma de defesas de trabalhos de conclusão de cursos dos seus alunos abaixo listados referente ao segundo período letivo de 2017:

    07 de fevereiro

    Horário Aluno Professor orientador
    10:00 Jaqueline Schneider Claure Morrone

     

    19 de fevereiro

    Horário Aluno Professor orientador
    09:00 Andressa Islabão Almeida Claure Morrone
    10:00 Lauren Alves da Cunha Claure Morrone
    11:00 Ottoni de Leon Maurício Pinto da Silva

     

    20 de fevereiro

    Horário Aluno Professor orientador
    09:00 Yris Martins da Silva Cleiton Stigger Perleberg
    10:00 Thais Wacholz Kohler Cleiton Stigger Perleberg
    11:00 Sharon Santos Lilge Fernanda Medeiros Gonçalves

    Todas as apresentações serão realizadas no mini auditório do Centro de Integração do Mercosul – Rua Andrade Neves, 1529 – Pelotas.

  • PRORROGAÇÃO – APROVEITAMENTO DE DISCIPLINAS

    PRORROGAÇÃO do prazo de aproveitamento de disciplinas:
    19 à 21/02/2018 – diretamente na secretaria acadêmica.
    Veja no link informações importantes!!!
    https://wp.ufpel.edu.br/ga/2017/10/09/aproveitamento-de-disciplinas/
  • DEFESA DE TCC – CSTGA/2017-2

    O período para defesa de trabalhos de conclusão de curso dos alunos do CSTGA foi definido entre 15 e 21 de fevereiro de 2018 – nos horários entre 08:00 e 12:00, no mini auditório do CIM.
    Os trabalhos de conclusão (em três vias) deverão ser entregues na secretaria acadêmica até dia 05 de fevereiro de 2018. Juntamente com os trabalhos, deverá ser entregue o formulário de autorização de entrega e defesa de TCC devidamente preenchido e assinado. Link do formulário aqui: Formulário entrega TCC 20172 (1)
    No momento da entrega dos documentos será feito o agendamento de horário para defesa.
  • ATENÇÃO FORMANDOS 2017/2

    Veja abaixo informações para alunos que pretendem colar grau 2017/2

    De ordem da coordenação do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental que os alunos que pretendem colar grau em 2017/2 deverão entregar os documentos abaixo listados no período de 05 a 09 de fevereiro de 2018 (na secretaria acadêmica ou coordenação do curso):

    – formulário de colação de grau (o formulário deverá estar devidamente preenchido e assinado). Veja formulário no link: FORMULÁRIO COLAÇÃO DE GRAU

    – certificados de formação livre (entregar originais e cópias). Os certificados deverão contabilizar no mínimo 60 horas;

    – certificados de formação complementar (entregar originais e cópias). Os certificados deverão contabilizar no mínimo 60 horas;

    – relatório final de estágio curricular obrigatório (entregar original devidamente preenchido e assinado – por aluno, professor orientador acadêmico e supervisor de estágio). Veja modelo no link: relatório final de estágio 

    Em casos de dúvidas ou impossibilidade do cumprimento do cronograma, o aluno deverá entrar em contato com a coordenação do curso.

  • 6º CONGRESSO INTERNACIONAL DE TECNOLOGIA PARA O MEIO AMBIENTE

    Em sua 6ª edição, o Congresso Internacional de Tecnologia para o Meio Ambiente traz como tema central os desafios do planejamento e da gestão ambiental em tempos de crise, contemplando não somente sua dimensão econômica, mas também seus aspectos ambientais, como a escassez de recursos naturais e a conseguente necessidade de adoção de tecnologias mais eficazes, tanto nos processos produtivos quanto para o tratamento de águas, efluentes e resíduos.

    http://fiema.com.br/Pagina/Index/13

  • HORÁRIO DE ATENDIMENTO

    Atenção:

    Na semana de 04 a 08 de dezembro, o atendimento da secretaria acadêmica será no seguinte horário:

    das 16:00 às 20:00

     

  • Objetivos de Desenvolvimento Sustentável é tema de Oficina na SIIEPE

    Disseminar a temática, bem como e capacitar voluntários para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS foram os principais objetivos da oficina realizada ontem (21/11) na 3ª SIIEPE.

    Proposta pelo Prof. Maurício Pinto da Silva e a discente Nathianni Gomes Cruz (Curso de Gestão Ambiental) a oficina abordou temas como os desafios a municipalização dos ODSs, a temática do Desenvolvimento Sustentável, além de capacitar os participantes sobre os ODSs e as formas de participação nos diferentes GTs.

    Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável foram adotados oficialmente por 193 países-membros das Nações Unidas, e se constituem em uma nova agenda de desenvolvimento sustentável, intitulada “Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”. Essa agenda contém 17 Objetivos e 169 metas, e o principal desafio no momento é a municipalização das ações em prol dos ODS. De acordo com o prof. Maurício para que o desenvolvimento sustentável seja alcançado, é fundamental harmonizar, pelo menos três elementos: crescimento econômico, inclusão social e proteção ao meio ambiente. Esses elementos são interligados e fundamentais para o bem-estar dos indivíduos e das sociedades.

  • NOVO horário de expediente externo secretaria acadêmica

    Informa-se que a partir do dia 20 de novembro o atendimento externo da secretaria acadêmica será:

      Atendimento externo
    Segunda-feira 13:30 – 21:00
    Terça-feira 16:00 – 20:00
    Quarta-feira 14:00 – 21:00
    Quinta-feira 16:00 – 20:00
    Sexta-feira 14:00 – 21:00