Início do conteúdo
    Notícias
  • JUSTIFICATIVA DE NÃO MATRÍCULA 2020/2

    ATENÇÃO:

    Aqueles alunos que NÃO tiverem disponibilidade de cursar o próximo semestre (2020/2 – com início em 15 de março de 2021) deverão enviar o formulário abaixo devidamente preenchido para a secretaria do curso até 26 de março de 2021, IMPRETERIVELMENTE!
    Os alunos que não realizarem a matrícula para o próximo semestre nem justificarem através do formulário estarão sujeitos a perda da vaga.

    Enviar o formulário para o email: gasecretaria.ufpel@gmail.com

    Formulário em pdf: FORMULARIO_PARA_JUSTIFICATIVA_DE_NAO_REALIZACAO_DE_MATRICULA

    Formulário em formato editável: FORMULARIO_PARA_JUSTIFICATIVA_DE_NAO_REALIZACAO_DE_MATRICULA

  • CONVITE PARA CONSULTA À COMUNIDADE DO CENTRO DE INTEGRAÇÃO DO MERCOSUL (UFPEL) RELATIVA À SUCESSÃO DOS CARGOS DE DIRETOR(A), DIRETOR(A) ADJUNTO(A), CHEFE DO NÚCLEO ADMINISTRATIVO E REPRESENTANTE DOCENTE E DISCENTE DO CENTRO DE INTEGRAÇÃO DO MERCOSUL.

    CONVITE PARA CONSULTA À COMUNIDADE DO CENTRO DE INTEGRAÇÃO DO MERCOSUL (UFPEL) RELATIVA À SUCESSÃO DOS CARGOS DE DIRETOR(A), DIRETOR(A) ADJUNTO(A), CHEFE DO NÚCLEO
    ADMINISTRATIVO E REPRESENTANTE DOCENTE E DISCENTE DO CENTRO DE INTEGRAÇÃO DO MERCOSUL.

    Veja a íntegra do documento: Eleição CIM – edital

  • ORIENTAÇÕES MATRÍCULA CSTGA

    ATENÇÃO ALUNOS CSTGA (ingressantes até 2016/1)

    A solicitação de matrícula para o próximo semestre não se dará através do cobalto. Todo procedimento será realizado através de correção de matrícula e os alunos serão matriculados nas turmas do GAB.

    Para isso, os alunos devem enviar o formulário de correção de matrícula dentro do prazo (de 09 a 12 de março de 2021) com as informações sobre as disciplinas que pretendem cursar.

    Formulário de correção: Correção de matrícula para alunos da GA

    Grade de horários: Grade CSTGA – 2020-2 março site

    E-mail: gasecretaria.ufpel@gmail.com

    Atenção: alunos que precisam cursar disciplinas que estão sendo ofertadas na grade curricular do GAB referente ao segundo semestres também devem solicitar via formulário de correção de matrícula.

  • ORIENTAÇÕES E INFORMAÇÕES DE MATRÍCULA – NOVO CALENDÁRIO ACADÊMICO

    ORIENTAÇÕES  E INFORMAÇÕES DE MATRÍCULA – NOVO CALENDÁRIO ACADÊMICO

    As Coordenações dos cursos CSTGA e GAB informam as orientações gerais para matrícula e execução do calendário acadêmico alternativo:

    Como solicitar matrícula -> entre no cobalto -> aluno -> matrícula -> solicitação de matrícula. Selecione as disciplinas de seu interesse. Esta é uma solicitação!

    Atente para a confirmação:

    08 de março – conferência de matrícula – o aluno deve entrar no seu comprovante de matrícula (no cobalto) e conferir se conseguiu a vaga na disciplina pretendida;

     

    VEJA AQUI A GRADE DE HORÁRIOS PARA O PRÓXIMO SEMESTRE

    (com início em 15 de março de 2021)

     

    Gestão Ambiental Bacharelado (ingressantes de 2016/2 até 2020/1) -> Grade GAB – 2020-2 março site

    Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental (ingressantes até 2016/1) ->  Grade CSTGA – 2020-2 março site

      

    CRONOGRAMA PARA MATRÍCULA:

    Veja a íntegra do calendário de acadêmico aqui: link calendário

     

    De 04 a 07 de março – solicitação de matrícula por parte dos estudantes (no Cobalto)

    08 de março – conferência de matrícula – o aluno deve entrar no seu comprovante de matrícula (no cobalto) e conferir se conseguiu a vaga na disciplina pretendida;

    De 09 a 12 de março  – correção de matrícula – período para o aluno solicitar à secretaria do curso a inclusão ou exclusão de disciplinas da sua matrícula.

    15 de março – início do semestre letivo

    16 e 17 de março – matrícula especial para alunos de outros cursos

     

    ATENÇÃO:

    Todos os alunos do CSTGA deverão solicitar a matrícula via email (gasecretaria.ufpel@gmail.com) através do formulário de correção de matrícula. Enviar no período de 09 a 12 de março.

    Formulário: link

    Alunos com ingresso em 2020 poderão matricular-se diretamente pelo cobalto!

    Alunos ingressantes até 2019 e que tenham interesse em cursar disciplinas ofertadas no segundo semestre do curso devem enviar a solicitação de matrícula via formulário de correção de matrícula. Estas disciplinas não estarão disponíveis via cobalto.

    Formulário aqui: Correção de matrícula para alunos da GA

    CORREÇÃO DE MATRÍCULA:

    Quando alunos precisam corrigir a matrícula dentro das disciplinas do seu próprio curso.

    Prazo: 09 a 12 de março (para CSTGA e GAB)

    Formulário para solicitar correção de matrícula: Correção de matrícula para alunos da GA

    – será disponibilizado o formulário padrão no site;

    – o aluno deverá preencher e enviar por email para secretaria do curso gasecretaria.ufpel@gmail.com

    – ordem de matrícula = ordem do envio do email desde que dentro do prazo;

     

    MATRÍCULA ESPECIAL

     

    Matrícula especial dos alunos da GA outros cursos – alunos podem cursar disciplinas em outros cursos da instituição. Neste caso, é de responsabilidade do aluno entrar em contato com o curso onde a disciplina é ofertada e buscar orientações de como proceder com a matrícula.

     

     

    Matrícula especial de alunos de outros cursos na GA – período de solicitação 16 e 17 de março

    – matrícula especial na GA (de alunos de outra unidade):

    – solicitação via email dentro do prazo =

    Enviar formulário devidamente preenchido.

     

    CONTATO:

    – E-mailgasecretaria.ufpel@gmail.com

  • ORIENTAÇÕES DE MATRÍCULA – NOVO CALENDÁRIO ACADÊMICO

    ORIENTAÇÕES DE MATRÍCULA – NOVO CALENDÁRIO ACADÊMICO

    – CSTGA E GAB –

    As Coordenações dos cursos CSTGA e GAB informam as orientações gerais para matrícula e execução do calendário acadêmico alternativo:

    Como solicitar matrícula -> entre no cobalto -> aluno -> matrícula -> solicitação de matrícula. Selecione as disciplinas de seu interesse. Esta é uma solicitação!

    Atente para a confirmação:

    08 de março – conferência de matrícula – o aluno deve entrar no seu comprovante de matrícula (no cobalto) e conferir se conseguiu a vaga na disciplina pretendida;

    VEJA AQUI A GRADE DE HORÁRIOS PARA O PRÓXIMO SEMESTRE

    (com início em 15 de março de 2021)

    Gestão Ambiental Bacharelado (ingressantes de 2016/2 até 2020/1) -> Grade-GAB-2020-2-marco-site (1)

    Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental (ingressantes até 2016/1) ->  Grade CSTGA – 2020-2 março site

     

    CRONOGRAMA PARA MATRÍCULA:

    Veja a íntegra do calendário de acadêmico aqui: link calendário

    De 04 a 07 de março – solicitação de matrícula por parte dos estudantes (no Cobalto)

    08 de março – conferência de matrícula – o aluno deve entrar no seu comprovante de matrícula (no cobalto) e conferir se conseguiu a vaga na disciplina pretendida;

    De 09 a 12 de março  – correção de matrícula – período para o aluno solicitar à secretaria do curso a inclusão ou exclusão de disciplinas da sua matrícula.

    15 de março – início do semestre letivo

    16 e 17 de março – matrícula especial para alunos de outros cursos

     

    QUEBRA DE PRÉ REQUISITOS

    Fluxograma

    Etapa Responsável Procedimento
    1 Discente – Solicitar a quebra de pré-requisito no colegiado.
    2 Colegiado de curso – Avaliar a solicitação;
    – Informar o resultado ao discente;
    Se deferida:
    – Matricular no componente curricular;
    Se indeferido:
    3 Discente – Poderá recorrer da decisão no colegiado do curso;
    4 Colegiado de curso – Receber recurso;
    – Enviar ao COCEPE.
    5 COCEPE – Deliberar sobre a solicitação;
    – Encaminhar a CRA para registro.
    6 CRA – Registrar matrícula.

    Fonte: https://wp.ufpel.edu.br/cra/quebra-de-pre-requisito-2/

    CRONOGRAMA:

    24 de fevereiro – Data limite para discentes solicitarem quebra de pré-requisitos aos colegiados

    03 de março – Data limite para os colegiados responderem as solicitações de quebra de pré-requisito para 2020/2

    05 de março – Data limite para os discentes protocolarem, nos colegiados de curso, recurso ao COCEPE referente à negativa de quebra de pré-requisito para 2020/2

     Formulário: Requerimento-de-quebra-pre-requisito

    Enviar o formulário para gasecretaria.ufpel@gmail.com – até 24 de fevereiro de 2021

     

    ATENÇÃO:

    Todos os alunos do CSTGA deverão solicitar a matrícula via email (gasecretaria.ufpel@gmail.com) através do formulário de correção de matrícula. Enviar no período de 09 a 12 de março.

    Formulário: link

    Alunos com ingresso em 2020 poderão matricular-se diretamente pelo cobalto!

    Formulário aqui: Correção de matrícula para alunos da GA

    CORREÇÃO DE MATRÍCULA:

    Quando alunos precisam corrigir a matrícula dentro das disciplinas do seu próprio curso.

    Prazo: 09 a 12 de março (para CSTGA e GAB)

    Formulário para solicitar correção de matrícula: Correção de matrícula para alunos da GA

    – será disponibilizado o formulário padrão no site;

    – o aluno deverá preencher e enviar por email para secretaria do curso gasecretaria.ufpel@gmail.com

    – ordem de matrícula = ordem do envio do email desde que dentro do prazo;

     

    MATRÍCULA ESPECIAL

    Matrícula especial dos alunos da GA outros cursos – alunos podem cursar disciplinas em outros cursos da instituição. Neste caso, é de responsabilidade do aluno entrar em contato com o curso onde a disciplina é ofertada e buscar orientações de como proceder com a matrícula.

     Matrícula especial de alunos de outros cursos na GA – período de solicitação 16 e 17 de março

    – matrícula especial na GA (de alunos de outra unidade):

    – solicitação via email dentro do prazo =

    Enviar formulário devidamente preenchido.

     

    CONTATO:

    – E-mailgasecretaria.ufpel@gmail.com

  • REUNIÃO SOBRE MATRÍCULA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL

    REUNIÃO SOBRE MATRÍCULA CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL

    A Coordenação do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental convida seus alunos para reunião:

    Pauta única:

    • calendário acadêmico e matrículas 2020/2

    Dia: 03 de março de 2021

    Horário: 14:00 às 15:00

    Webconf: https://webconf.ufpel.edu.br/b/ren-337-cgu

    Participe!

  • REUNIÃO SOBRE MATRÍCULA – Gestão Ambiental – bacharelado

    A Coordenação do curso de Gestão Ambiental Bacharelado convida seus alunos para reunião:

    Pauta única:

    • calendário acadêmico e matrículas 2020/2

    Dia: 23 de fevereiro de 2021

    Horário: 17:00 às 18:00

    Webconf: https://webconf.ufpel.edu.br/b/ren-337-cgu

    Participe!

  • INFORMAÇÕES GERAIS PARA O PRÓXIMO SEMESTRE

    INFORMAÇÕES GERAIS PARA O PRÓXIMO SEMESTRE

    Parecer normativo – aqui estão as informações sobre as regras do próximo semestre – Parecer Normativo COCEPE

    Calendário acadêmico – https://wp.ufpel.edu.br/cra/calendarios-academicos/

    As grades de horários das disciplinas serão divulgadas tão logo sejam aprovadas pelos colegiados dos cursos.