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  • PRORROGAÇÃO DA SUSPENSÃO DE ATIVIDADES ACADÊMICAS

    PRORROGAÇÃO DA SUSPENSÃO DE ATIVIDADES ACADÊMICAS

    UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS

    PORTARIA Nº 1220, DE 30 DE JULHO DE 2020

    O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS, no uso de suas atribuições legais;

    CONSIDERANDO o Plano de Contingência Nacional para Infecção Humana pelo Coronavírus – COVID-19;

    CONSIDERANDO deliberação do Comitê Interno para Acompanhamento da Evolução da Pandemia por Coronavírus;

    CONSIDERANDO as Portarias nºs 585/2020, 701/2020, 791/2020, 941/2020, 1092/2020 e 1095/2020;

    RESOLVE:

    1. PRORROGAR até o dia 31 de dezembro de 2020 a suspensão das atividades acadêmicas presenciais e do Calendário Acadêmico 2020.

    2. A suspensão das atividades acadêmicas não se aplica ao Calendário Acadêmico Alternativo da UFPel, aprovado pela Portaria nº 933/2020 e alterado pela Portaria nº 1007/2020.

    Prof. Pedro Rodrigues Curi Hallal

    Reitor

    https://sei.ufpel.edu.br/sei/publicacoes/controlador_publicacoes.php?acao=publicacao_visualizar&id_documento=1154660&id_orgao_publicacao=0

  • Comitê Interno da Covid emite Nota sobre atividades acadêmicas presenciais

    Comitê Interno da Covid emite Nota sobre atividades acadêmicas presenciais

    MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

    UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS

    COMITÊ INTERNO PARA ACOMPANHAMENTO DA EVOLUÇÃO DA PANDEMIA DA COVID-19

    Nota técnica sobre o retorno das atividades acadêmicas presenciais na UFPel

    Pelotas, 27 de julho de 2020

    O Comitê UFPel Covid-19, a partir de avaliação do cenário atual e de projeções da progressão da pandemia em nível local, não recomenda que a UFPel retorne às atividades acadêmicas presenciais no período imediato após o fim do calendário alternativo vigente.

    A recomendação se baseia nos indicadores sobre o estágio da pandemia no Brasil. Os dados mostram que o número de infecções e de óbitos pelo novo coronavírus continua em patamar muito elevado na maior parte do país, sem uma perspectiva concreta de redução.

    Não é diferente no estado do Rio Grande do Sul, onde algumas regiões estão sob bandeira vermelha no programa de distanciamento controlado aplicado pelo Governo Estadual, incluindo a cidade de Pelotas, com número crescente de novos casos e de óbitos pela COVID-19.

    Além disso, a análise conduzida pela Equipe Científica de acompanhamento da pandemia na UFPel aponta para meados de setembro o pico da COVID-19 em nossa cidade, com possibilidade de esgotamento dos leitos de enfermaria e de UTI disponíveis. Destaca-se ainda que Pelotas tem recebido a demanda de hospitalização de pacientes oriundos de outros municípios, tanto de sua macrorregião quanto de outras regiões do Estado. Segundo o Boletim Informativo da Prefeitura Municipal do dia 26 de julho, 46% dos pacientes em UTI já eram de outras localidades.

    Assinale-se também que uma parte significativa dos estudantes da UFPel é oriunda de outras cidades do estado e do país, algumas das quais enfrentam forte crescimento de casos de COVID-19.

    Por fim, se faz necessário considerar as dificuldades estruturais para oferecer condições de biossegurança adequadas para o retorno às aulas presenciais, como salas e ambientes arejados, higienização frequente dos espaços e distanciamento social mínimo necessário, de forma a garantir a segurança dos docentes, técnicos e estudantes, especialmente daqueles que integram os grupos de risco na pandemia.

    COMITÊ INTERNO DA UFPEL PARA ACOMPANHAMENTO DA EVOLUÇÃO DA PANDEMIA DA COVID-19

     

    Comitê Interno da Covid emite Nota sobre atividades acadêmicas presenciais

  • Virtual de Apoio e Acompanhamento Pedagógico da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) ampliou seus horários de atividades e atendimento.

    Sala Virtual de Apoio Pedagógico amplia horários e atividades

    Com início do Calendário Alternativo, a Sala Virtual de Apoio e Acompanhamento Pedagógico da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) ampliou seus horários de atividades e atendimento. A partir da semana que vem, a Sala estará aberta de terças a sextas-feiras, das 9h às 11h e das 16h às 18h. Para acessar basta acessar este link.
    http://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2020/06/25/sala-virtual-de-apoio-pedagogico-amplia-horarios-e-atividades/
  • Site UFPel Digital reúne orientações e materiais de apoio para o semestre alternativo

     

    O Comitê UFPel Digital lançou um site que reúne normativas, editais, materiais de apoio, sistema E-Aula, entre outras informações, para oferecer orientações e esclarecimento a professores, estudantes e técnico-administrativos no Calendário Alternativo. A página está em permanente atualização.

    Podem ser acessadas orientações metodológicas e pedagógicas para as ativid

    ades remotas emergenciais e modelo de Plano de Ensino para o Calendário Alternativo aqui.

    Também está disponível uma série de vídeos que mostram detalhes sobre o “novo Moodle”: o sistema E-Aula. Além das melhorias técnicas, a plataforma agregou novas funcionalidades, como a integração ao Cobalto e a webconferência. Informações sobre interface, perfil, mostrar/ocultar disciplina, backup, editor e outras informações são explicadas aqui.

    Da mesma forma, orientações para o uso do Webconf UFPel também estão disponíveis em forma de vídeo.

    Saiba mais sobre o UFPel Digital aqui.

     

    Calendário Alternativo inicia nesta segunda (22) com o apoio do UFPel Digital

  • MATRÍCULA ESPECIAL

    INFORMAÇÕES GERAIS MATRÍCULA ESPECIAL

    Disciplina do Curso de Gestão Ambiental Bacharelado disponível para matrícula especial de alunos de outros cursos da UFPel:
    Fundamentos de Administração (sexta-feira à tarde)
    – professora responsável pela disciplina: Nádia Campos Pereira Bruhn
    – código da disciplina: 21000209 – turma 50
    – vagas: 10 vagas
    – oferta no 2º bloco – 6 últimas semanas do semestre

    PROCEDIMENTOS:
    – matrícula especial na GA (de alunos de outra unidade):
    – solicitação via email dentro do prazo = será disponibilizado o formulário padrão no site; alunos devem preencher e enviar por email (gasecretaria.ufpel@gmail.com).
    Importante: Até dia 21 de junho serão disponibilizadas as vagas para matrícula especial.
    Formulário para solicitar matrícula especial: Formulário-de-matrícula-especial-2020 CAA

    MATRÍCULA ESPECIAL DOS ALUNOS DA GA EM OUTROS CURSOS DA INSTITUIÇÃO:
    22 de junho – matrícula especial dos alunos da GA outros cursos – alunos podem cursar disciplinas em outros cursos da instituição. Neste caso, é de responsabilidade do aluno entrar em contato com o curso onde a disciplina é ofertada e buscar orientações de como proceder com a matrícula. Não será necessário autorização da coordenação do seu curso de origem.

    CONTATOS:
    – E-mail: gasecretaria.ufpel@gmail.com
    – Facebook: https://www.facebook.com/GestaoAmbientalUFPel/
    – Plantão de atendimento on-line (segundas e sextas-feiras das 09:00 às 11:00 e quartas-feiras das 15:00 às 17:00) – https://wp.ufpel.edu.br/ga/2020/05/02/plantao-de-atendimento-on-line/

    LINKS IMPORTANTES:
    Publicado o Calendário Alternativo – http://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2020/05/26/publicado-o-calendario-alternativo/
    PRAE lança Edital Auxílio Internet – http://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2020/06/02/prazo-de-solicitacao-do-auxilio-internet-e-prorrogado-ate-dia-8/

  • CORREÇÃO DE MATRÍCULA

    CORREÇÃO DE MATRÍCULA
    CSTGA E GAB PARA CALENDÁRIO ACADÊMICO ALTERNATIVO
    As Coordenações dos cursos CSTGA e GAB informam as orientações gerais para correção de matrícula e execução do calendário acadêmico alternativo:
    Aos alunos que não conseguiram matricular-se nas disciplinas ofertadas através do cobalto, poderão requerer a matrícula por email no período de 16 a 19 de junho.
    As solicitação serão efetivadas no sistema cobalto de acordo com ordem de envio dos documentos – dentro do prazo estabelecido, enquanto houver vagas nas disciplinas.

    Grade de horários:

    PRIMEIRO SEMESTRE
    Fundamentos de Informática – não sobrou vaga para esta disciplina

    Fundamentos de Administração (sexta-feira à tarde) = 15 vagas para correção de matrícula
    – professora responsável pela disciplina: Nádia Campos Pereira Bruhn
    – código da disciplina: 21000209 – turma 50
    – vagas: 45 vagas
    – oferta no 2º bloco – 6 últimas semanas do semestre

    OPTATIVAS:
    – Gestão de Projetos (terça-feira manhã) = 15 vagas para correção de matrícula
    – professora responsável pela disciplina: Rosaura Espírito Santo da Silva
    – oferta: 2º bloco – 6 últimas semanas do semestre
    – GAB – código da disciplina: 21000238 – turma: 50 – vagas 20
    – CSTGA – código da disciplina: 21000200 – turma: 51 – vagas: 10

    – Gestão Ambiental – banco universal – não sobrou vaga para esta disciplina

    Observação: os horários dizem respeito à atividades síncronas das disciplinas. Sendo que os materiais ficarão disponibilizados durante todo o período que durar a disciplina.

    CRONOGRAMA PARA MATRÍCULA:
    De 16 a 19 de junho – correção de matrícula – período para o aluno solicitar à secretaria do curso a inclusão ou exclusão de disciplinas da sua matrícula.
    Formulário para solicitar correção de matrícula: Formulário-correção-de-matrícula-2020 1 CAA
    Observações de correção de matrícula:
    – será disponibilizado o formulário padrão no site;
    – o aluno deverá preencher e enviar por email para secretaria do curso gasecretaria.ufpel@gmail.com
    – ordem de matrícula = ordem do envio do email desde que dentro do prazo;
    CONTATOS:
    – E-mail: gasecretaria.ufpel@gmail.com
    – Facebook: https://www.facebook.com/GestaoAmbientalUFPel/
    – Plantão de atendimento on-line (segundas e sextas-feiras das 09:00 às 11:00 e quartas-feiras das 15:00 às 17:00) – https://wp.ufpel.edu.br/ga/2020/05/02/plantao-de-atendimento-on-line/

    LINKS IMPORTANTES:
    Publicado o Calendário Alternativo – http://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2020/05/26/publicado-o-calendario-alternativo/
    PRAE lança Edital Auxílio Internet – http://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2020/06/02/prazo-de-solicitacao-do-auxilio-internet-e-prorrogado-ate-dia-8/

  • SOBRE PROBLEMA PARA SOLICITAÇÃO DE MATRÍCULA

    ATENÇÃO ALUNOS

    Em razão da alteração curricular (novo PPC GAB) alguns alunos não estão conseguindo acessar a solicitação de matrícula por meio do seu próprio currículo. Em razão disso, as matrículas para os alunos GAB ingressantes até 2019/1 (incluindo) será realizada por meio da CORREÇÃO DE MATRÍCULA.

    Veja as instruções:
    De 16 a 19 de junho – correção de matrícula – período para o aluno solicitar à secretaria do curso a inclusão ou exclusão de disciplinas da sua matrícula.
    Formulário para solicitar correção de matrícula: Formulário-correção-de-matrícula-2020 1 CAA
    Observações de correção de matrícula:
    – será disponibilizado o formulário padrão no site;
    – o aluno deverá preencher e enviar por email para secretaria do curso gasecretaria.ufpel@gmail.com
    – ordem de matrícula = ordem do envio do email desde que dentro do prazo;

    Observação: caso alunos ingressantes em 2020/1 queiram matricular-se em alguma disciplina mas estejam enfrentando problemas no cobalto entrem em contato pelo email: gasecretaria.ufpel@gmail.com

  • INFORMAÇÕES – CSTGA E GAB PARA CALENDÁRIO ACADÊMICO ALTERNATIVO

    INFORMAÇÕES – CSTGA E GAB PARA CALENDÁRIO ACADÊMICO ALTERNATIVO

    As Coordenações dos cursos CSTGA e GAB informam as orientações gerais para matrícula e execução do calendário acadêmico alternativo:

    – a matrícula nas disciplinas será de opção dos estudantes dos cursos, sendo que em casos de alunos que não tenham disponibilidade de cursar, não serão prejudicados. Brevemente, a matrícula realizada para 2020/1 (presencial) será suspensa para que a Instituição possa processar as novas matrículas. Os alunos que irão cursas na modalidade remota terão comprovante de matrículas com suas atuais disciplinas; e, alunos que não irão cursar, manterão a matrícula anterior. No dia 10 de junho, a matrícula que foi realizada 2020/1 (presencial) será temporariamente excluída para que se possa processar a matrícula do calendário acadêmico alternativo. Em 23 de junho, esta matrícula será reinserida no comprovante dos alunos.

    Os alunos que não cursarem o semestre alternativo, não terão este contabilizado para o jubilamento.

     

    Grade de horários:

    PRIMEIRO SEMESTRE

    Fundamentos de Informática (quarta-feira à tarde)

    – professora responsável pela disciplina: Rosaura Espírito Santo da Silva

    – código da disciplina: 21000208 – turma 50

    – vagas: 30 vagas

    – oferta no 1º bloco – 6 primeiras semanas do semestre

     

    Fundamentos de Administração (sexta-feira à tarde)

    – professora responsável pela disciplina: Nádia Campos Pereira Bruhn

    – código da disciplina: 21000209 – turma 50

    – vagas: 45 vagas

    – oferta no 2º bloco – 6 últimas semanas do semestre

     

    OPTATIVAS:

    Gestão de Projetos (terça-feira manhã)

    – professora responsável pela disciplina: Rosaura Espírito Santo da Silva

    – oferta: 2º bloco – 6 últimas semanas do semestre

    – GAB – código da disciplina: 21000238 – turma: 50 – vagas 20

    – CSTGA – código da disciplina: 21000200 – turma: 51 – vagas: 10

     

    Gestão Ambiental – banco universal (quinta-feira à noite)

    – professor responsável pela disciplina: Cleiton Stigger Perleberg (disciplina colegiada)

    – código da disciplina: 21000206 – turma: 50

    – oferta: 12 semanas

    – vagas: 40

    Observação: os horários dizem respeito à atividades síncronas das disciplinas. Sendo que os materiais ficarão disponibilizados durante todo o período que durar a disciplina.

     

    CRONOGRAMA PARA MATRÍCULA:

    De 11 a 14 de junho – solicitação de matrícula por parte dos estudantes (no Cobalto)

    15 de junho – conferência de matrícula – o aluno deve entrar no seu comprovante de matrícula (no cobalto) e conferir se conseguiu a vaga na disciplina pretendida;

    De 16 a 19 de junho – correção de matrícula – período para o aluno solicitar à secretaria do curso a inclusão ou exclusão de disciplinas da sua matrícula.

    Formulário para solicitar correção de matrícula: Formulário-correção-de-matrícula-2020 1 CAA

    Observações de correção de matrícula:

    – será disponibilizado o formulário padrão no site;

    – o aluno deverá preencher e enviar por email para secretaria do curso gasecretaria.ufpel@gmail.com

    – ordem de matrícula = ordem do envio do email desde que dentro do prazo;

    22 de junho – início do semestre letivo

    22 de junho – matrícula especial dos alunos da GA outros cursos – alunos podem cursar disciplinas em outros cursos da instituição. Neste caso, é de responsabilidade do aluno entrar em contato com o curso onde a disciplina é ofertada e buscar orientações de como proceder com a matrícula.Não será necessário autorização da coordenação do curso.

    – matrícula especial na GA (de alunos de outra unidade):

    – solicitação via email dentro do prazo = será disponibilizado o formulário padrão no site; alunos devem preencher e enviar por email (gasecretaria.ufpel@gmail.com).

    Importante: Até dia 21 de junho serão disponibilizadas as vagas para matrícula especial.

    Formulário para solicitar matrícula especial: Formulário-de-matrícula-especial-2020 CAA

    CONTATOS:

    – E-mail: gasecretaria.ufpel@gmail.com

    – Facebook: https://www.facebook.com/GestaoAmbientalUFPel/

    – Plantão de atendimento on-line (segundas e sextas-feiras das 09:00 às 11:00 e quartas-feiras das 15:00 às 17:00) – https://wp.ufpel.edu.br/ga/2020/05/02/plantao-de-atendimento-on-line/

     

    LINKS IMPORTANTES:

    Publicado o Calendário Alternativo – http://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2020/05/26/publicado-o-calendario-alternativo/

    PRAE lança Edital Auxílio Internet – http://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2020/06/02/prazo-de-solicitacao-do-auxilio-internet-e-prorrogado-ate-dia-8/

     

  • Reversão de Trancamento Geral de Matrícula

    Reversão de Trancamento Geral de Matrícula

     

    Os discentes que se encontram na situação de Trancamento Geral de Matrícula (TGM) e tem interesse de cursar as atividades ofertadas no Calendário Alternativo aprovado pelo COCEPE poderão solicitar a anulação do TGM junto a Coordenação de Registros Acadêmicos.

    O procedimento para este processo consiste em preencher o formulário de readmissão de TGM (anexo a este processo) e encaminhar cópia do formulário preenchido e assinado, acompanhado de cópia do documento de identidade para o e-mail dra.alunos@gmail.com

    A data limite para solicitar a reversão do Trancamento Geral de Matrícula é até o dia 19/06/2020.

    Os discentes que se encontram em Mobilidade Acadêmica também poderão solicitar matrícula nos componentes curriculares ofertados no Calendário Alternativo, para tanto, deverão realizar a solicitação de matrícula junto ao Colegiado do seu Curso no período de Correção de Matrícula.

    Estas orientações junto com o formulário estão disponíveis na página da CRA https://wp.ufpel.edu.br/cra/

    Formulario_Readmissao