Início do conteúdo
    Notícias
  • Contato com Colegiado do Curso de Gestão Ambiental

    Prezados (as) Alunos (as),

    Informo-lhes que o Curso de Gestão Ambiental encontra-se sem secretaria de Curso.

    O contato com o Colegiado do Curso deverá ser feito através do e-mail fmgvet@gmail.com.

    Atenciosamente,

    Profª Fernanda Medeiros Gonçalves

    Coordenadora do Curso de Gestão Ambiental – Bacharelado.

     

     

  • Oportunidade de atuação como Monitor Voluntário

    “Bom dia!

    Gostaria de divulgar oportunidade de atuação como Monitor Voluntário, Projeto de Ensino, na Disciplina de Fundamentos de Estatística neste semestre.

    Caso tenhas interesse favor encaminhar cópia de teu histórico e um breve relato acerca do interesse em participar e no que poderias contribuir para esta ação, até as 12h do dia 23/08 no seguinte endereço: cleiton.gaufpel@gmail.com.

    Atenciosamente

    Prof. Cleiton Stigger Perleberg”

  • JUSTIFICATIVA DE NÃO MATRÍCULA 2021/1

    ATENÇÃO:

    Aqueles alunos que NÃO tiverem disponibilidade de cursar o semestre 2021/1 (que iniciou em 09 de agosto de 2021) deverão enviar o formulário abaixo devidamente preenchido para a secretaria do curso até 27 de agosto de 2021, IMPRETERIVELMENTE!

    Os alunos que não realizarem a matrícula neste semestre e não justificarem, através do formulário serão desligados por abandono de curso, conforme previsto no PARECER NORMATIVO Nº 49, DE 27 DE MAIO DE 2021, que regulamenta as atividades de ensino desenvolvidas no segundo semestre do ano civil de 2021 a serem realizadas na Universidade Federal de Pelotas.

    Enviar o formulário para o e-mail: gasecretaria.ufpel@gmail.com

    Formulário em formato editável: FORMULARIO_PARA_JUSTIFICATIVA_DE_NAO_REALIZACAO_DE_MATRICULA

  • 1ª Semana de INTEGRAÇÃO do MERCOSUL

    As Coordenações dos Cursos de Gestão Ambiental Bacharelado e Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental, divulgam a realização da 1ª Semana de INTEGRAÇÃO do MERCOSUL.

    Do dia 09 a 13 de agosto, acontecerá a 1ª Semana de INTEGRAÇÃO do MERCOSUL, promovida pela direção do CIM e será totalmente virtual. As atividades previstas na programação serão transmitidas, ao vivo, pelo canal do CIM/UFPel no Youtube em:

    https://www.youtube.com/channel/UCgYoxFQtF3XHwDb941EjN8Q

     

    O evento tem como objetivo promover a integração da comunidade acadêmica e a acolhida aos estudantes e calouros dos cursos do Centro. Conta com a participação de toda a comunidade do CIM. Entre as presenças confirmadas destacamos a participação da nossa Reitora, Isabela Andrade e das Pró-Reitoras da PRAE e da PRE, Fabiane Tejada e Fátima Cóssio para uma conversa com a comunidade acadêmica do CIM. Como aula inaugural contamos com a participação especial da professora Dra. Raquel Recuero, que irá falar sobre “A desinformação nas redes sociais”.

    No dia 10 de agosto está prevista, às 15h30min, a abertura de duas salas virtuais, para que os cursos de Hotelaria e Gestão Ambiental possam fazer o acolhimento dos novos alunos de maneira temática onde, os coordenadores, irão apresentar algumas informações do Plano Pedagógico de seus cursos,  atividades complementares, TCCs, estágios, entre outras informações pertinentes para que os alunos atinjam a almejada graduação. Os links de acesso às salas serão enviadas via cobalto aos estudantes.

    Programação completa:

  • DISCIPLINAS QUE NÃO APARECERAM PARA MATRÍCULA NO COBALTO

    ATENÇÃO:

    Alunos que precisam cursar disciplinas que foram ofertadas na grade de horários mas que não apareceram no cobalto para matrícula online devem enviar email solicitando correção de matrícula – dentro do período estabelecido no calendário acadêmico.

    Link para formulário: https://wp.ufpel.edu.br/ga/2021/06/27/2908/

    Link para calendário acadêmico: https://wp.ufpel.edu.br/cra/calendario-academico-2021/

  • ORIENTAÇÕES E INFORMAÇÕES DE MATRÍCULA – GAB

    ORIENTAÇÕES E INFORMAÇÕES DE MATRÍCULA

    As Coordenações dos cursos CSTGA e GAB informam as orientações gerais para matrícula e execução do calendário acadêmico alternativo:

    Como solicitar matrícula -> entre no cobalto -> aluno -> matrícula -> solicitação de matrícula. Selecione as disciplinas de seu interesse. Esta é uma solicitação! De 23 a 26 de julho de 2021

    Atente para a confirmação:

    27 de julho de 2021 – Conferência de matrícula – o aluno deve entrar no seu comprovante de matrícula (no cobalto) e conferir se conseguiu a vaga na disciplina pretendida;

     

    VEJA AQUI A GRADE DE HORÁRIOS PARA O PRÓXIMO SEMESTRE

     

    Gestão Ambiental Bacharelado (ingressantes de 2016/2 até 2021/1) e Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental (ingressantes até 2016/1) -> Grade de horários GAB e CSTGA para 2021-1 – Aprovado colegiado

    CRONOGRAMA PARA MATRÍCULA:

    Veja a íntegra do calendário de acadêmico aqui: https://wp.ufpel.edu.br/cra/calendario-academico-2021/

    ATENÇÃO:

    Todos os alunos do CSTGA deverão solicitar a matrícula via email (gasecretaria.ufpel@gmail.com) através do formulário de correção de matrícula. 

    Alunos com ingresso em 2020 poderão matricular-se diretamente pelo cobalto!

    Alunos ingressantes até 2019 e que tenham interesse em cursar disciplinas ofertadas no segundo semestre do curso devem enviar a solicitação de matrícula via formulário de correção de matrícula. Estas disciplinas não estarão disponíveis via cobalto.

    Alunos ingressantes em 2021/1 – terão suas matrículas realizadas automaticamente pelo colegiado do curso.

    Formulário aqui: Correção de matrícula para alunos da GA

    CORREÇÃO DE MATRÍCULA:

    Quando alunos precisam corrigir a matrícula dentro das disciplinas do seu próprio curso.

     

    CONTATO:

    – E-mailgasecretaria.ufpel@gmail.com

  • ORIENTAÇÕES MATRÍCULA CSTGA

    ORIENTAÇÕES MATRÍCULA CSTGA

    ATENÇÃO ALUNOS CSTGA (ingressantes até 2016/1)

    A solicitação de matrícula para o próximo semestre não se dará através do cobalto. Todo procedimento será realizado através de correção de matrícula e os alunos serão matriculados nas turmas do GAB.

    Para isso, os alunos devem enviar o formulário de correção de matrícula dentro do prazo (link calendário acadêmico) com as informações sobre as disciplinas que pretendem cursar.

    Formulário de correção: Correção de matrícula para alunos da GA

    Grade de horários:  Grade de horários GAB e CSTGA para 2021-1 – Aprovado colegiado

    E-mail: gasecretaria.ufpel@gmail.com

    Atenção: alunos que precisam cursar disciplinas que estão sendo ofertadas na grade curricular do GAB também devem solicitar via formulário de correção de matrícula.

    Veja mais informações no calendário acadêmico: https://wp.ufpel.edu.br/cra/calendario-academico-2021/

  • QUEBRA DE PRÉ-REQUISITO

    QUEBRA DE PRÉ-REQUISITO

    Veja abaixo as informações:

    A documentação deverá ser enviada para o email: gasecretaria.ufpel@gmail.com

    Definição
    A quebra de pré-requisito pode ser requerida pelos discentes que têm a necessidade de cursar componente curricular sem ainda ter concluído todos os pré-requisitos estabelecidos no projeto pedagógico do curso.

    Como solicitar
    O aluno que deseja solicitar quebra de pré-requisito deve fazer o pedido diretamente no Colegiado de Curso, que analisará com base em critérios estabelecidos na Nota técnica n° 03/2017 do COCEPE. Em caso de deferimento, o próprio Colegiado concederá a matrícula especial na disciplina desejada pelo aluno e arquivará o processo.
    Se o pedido for indeferido, porém, o aluno pode requerer que sua solicitação seja encaminhada ao COCEPE, que atuará como instância recursal.

    GRADE DE HORÁRIOS: Grade de horários GAB e CSTGA para 2021-1 – Aprovado colegiado

    Requerimento
    Requerimento de quebra de pré-requisito

    Fluxograma

    Etapa Responsável Procedimento
    1 Discente – Solicitar a quebra de pré-requisito no colegiado.
    2 Colegiado de curso – Avaliar a solicitação;
    – Informar o resultado ao discente;
    Se deferida:
    – Matricular no componente curricular;
    Se indeferido:
    3 Discente – Poderá recorrer da decisão no colegiado do curso;
    4 Colegiado de curso – Receber recurso;
    – Enviar ao COCEPE.
    5 COCEPE – Deliberar sobre a solicitação;
    – Encaminhar a CRA para registro.
    6 CRA – Registrar matrícula.

    Legislação específica
    Nota COCEPE N° 03/2017

    Fonte: https://wp.ufpel.edu.br/cra/quebra-de-pre-requisito-2/

     

    DATAS RELEVANTES PARA SOLICITAÇÃO DE QUEBRA DE PRÉ REQUISITO: https://wp.ufpel.edu.br/cra/calendario-academico-2021/

  • CRONOGRAMA COLAÇÃO DE GRAU 2021 – CSTGA E GAB

    Atenção alunos dos cursos CSTGA e GAB:

    Alunos que irão concluir todas os requisitos para conclusão do curso neste semestre de 2021:

    Acessem o link com o cronograma e as orientação para encaminhamento da COLAÇÃO DE GRAU!

     

    CRONOGRAMA COLAÇÃO DE GRAU 2021

     

     

    RESPONSABILIDADE

     

    PROCEDIMENTO

     

    ALUNOS PROVÁVEIS FORMANDOS

    Preenchimento do formulário de provável formando no sistema cobalto.

     

    Até 26 de junho

    Aluno – Cadastros – Solicitação de Formatura

     

     

    ALUNOS PROVÁVEIS FORMANDOS

     

    PARA ALUNOS CSTGA

     

    -> Envio dos documentos para secretaria do curso

     

    Ver tabela abaixo – específica para o curso

     

    Até dia 09 de julho de 2021

    Todos os documentos devem estar digitalizados, em formato PDF e devem ser enviados todos juntos em um único email

     

     

    ALUNOS PROVÁVEIS FORMANDOS

     

    PARA ALUNOS

    GAB

     

    -> Envio dos documentos para secretaria do curso

     

    Ver tabela abaixo – específica para o curso

     

     

     

    Até dia 09 de julho de 2021

    Todos os documentos devem estar digitalizados, em formato PDF e devem ser enviados todos juntos em um único email

     

    ALUNOS PROVÁVEIS FORMANDOS

     

    Aproveitamento de disciplinas

    – todos os alunos que têm pendências com disciplinas cursadas em currículos que não sejam o seu de origiem devem solicitar aproveitamento

     

    Solicitar até 09 de julho de 2021

    (todas as disciplinas que foram cursadas fora do seu currículo de origem)

     

     

     

    COORDENAÇÃO DO CURSO

     

    Conferência dos documentos entregues

     

    Até dia 16 de julho de 2021

     

    ALUNOS PROVÁVEIS FORMANDOS

     

    Alunos com pendências – regularizar situação

     

    Até 18 de julho de 2021

    ALUNOS PROVÁVEIS FORMANDOS Divulgação dos alunos aptos a colarem grau e alunos não aptos 25 de julho de 2021
    COLAÇÃO DE GRAU   27 de agosto de 2021

     

     

     

    DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA COLAÇÃO DE GRAU

    Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental

    Todos os documentos devem estar digitalizados, em formato PDF e devem ser enviados todos juntos em um único email

     

    DOCUMENTOS CARGA HORÁRIA MÍNIMA FORMATO DA ENTREGA

     

    Certificados de formação complementar

     

    60 horas

    Todos os documentos devem estar digitalizados, em formato PDF e devem ser enviados todos juntos em um único email

     

    Certificados de formação livre

     

    60 horas

    Todos os documentos devem estar digitalizados, em formato PDF e devem ser enviados todos juntos em um único email

     

    Relatório final de estágio

     

    200 horas

    Original – assinado e datado

    Documentos deverão ser digitalizados em enviados para secretaria do curso

     

    Disciplinas obrigatórias*

     

    Conclusão de todas as disciplinas

     

    Consta no histórico

    * alunos formandos que cursaram disciplinas obrigatórias em outros cursos devem solicitar APROVEITAMENTO DE DISCIPLINAS.

     

     

    DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA COLAÇÃO DE GRAU

    Gestão Ambiental Bacharelado

    Todos os documentos devem estar digitalizados, em formato PDF e devem ser enviados todos juntos em um único email

     

     

    Atividade Mínimo Horas Máximo de Horas
    ENSINO
    Monitoria 20 40
    Projeto de ensino 20 40
    Participação em Semana Acadêmica do Curso de Gestão Ambiental da UFPel 20 40
    Cursos e escolas (1) 20 40
    Participação em evento científico (2)
    – Regional 10 20
    – Nacional 20 40

    Internacional

    20 40
    Disciplina optativa (3)
    – vinculada à área de formação da GA 15 50
    – não vinculada à área de formação da GA 15 30
    PESQUISA
    Iniciação Científica 20 40
    Participação em evento científico (4)
    – Regional 10 20
    – Nacional 20 40

    Internacional

    20 40
    Publicação de Artigo Científico
    – Regional 10 20
    – Nacional 20 40

    Internacional

    30 60
    EXTENSÃO
    Participação em Atividades de Extensão (como organizador, colaborador ou ministrante) 20 40
    Participação em Evento Científico (5)
    – Regional 10 20
    – Nacional 20 40

    Internacional

    20 40
    REPRESENTAÇÃO DISCENTE
    Representação Estudantil (por semestre) 20 40
    GESTÃO
    Projetos Voluntários 20 40
    Certificações profissionais 20 40

     

    Entrega dos documentos: Para todas as atividades o requisito de comprovação é: apresentação de documento certificador da atividade; sendo: documento digital deve conter código verificador, ou documento físico, deve ser apresentado original.

    • Será considerada a totalidade de carga horária para atividades: vinculadas à área de formação do curso de Gestão Ambiental; idiomas e informática e tecnologias. Nos demais casos, será considerada 50% da carga horária.
    • Para fins de contagem de formação complementar será considerada a unidade de participação.
    • Será considerada a totalidade de carga horária da própria disciplina optativa quando vinculada à área de formação do curso de Gestão Ambiental; e nos demais casos, será considerada 50% da carga horária.
    • Para fins de contagem de formação complementar será considerada a unidade de participação.
    • Para fins de contagem de formação complementar será considerada a unidade de participação

     

     

    Relatório final de estágio

     

    210 horas

    Original – assinado e datado

    Documentos deverão ser digitalizados em enviados para secretaria do curso

     

    Disciplinas obrigatórias*

     

    Conclusão de todas as disciplinas

     

    Consta no histórico