1- Fisiologia da interação planta-ambiente
Nessa linha de pesquisa fazem parte os projetos relacionados aos aspectos fisiológicos das interações das plantas com seu ambiente, considerando fatores abióticos e bióticos, e suas eventuais inter-relações. Nesse contexto, são de especial interesse os efeitos causados por variações do ambiente que ameacem a sobrevivência e/ou limitem o desenvolvimento das plantas, e que sejam fontes de variabilidade fenotípica. Por meio de diferentes técnicas de investigação envolvendo os níveis molecular, metabólico e fisiológico, busca-se aqui desvendar os processos subjacentes aos mecanismos de resistência e/ou tolerância para a manutenção da homeostase das plantas, e as eventuais alterações fenotípicas.
Palavras-chave: fisiologia do estresse, comunicação, sinalização, plasticidade fenotípica, metabolismo, biologia molecular e de sistemas.
Professores que orientam nesta linha de pesquisa:
2- Fisiologia aplicada à produção, conservação e uso sustentável de recursos vegetais
Atentos às mudanças climáticas e aumento da demanda global por alimentos, essa linha tem como foco pesquisas voltadas à compreensão dos fatores que interferem na propagação e no crescimento de plantas cultiváveis (i.e., plantas tradicionalmente já cultivadas e plantas de diferentes origens que são potencialmente cultiváveis para múltiplos usos), visando a produção sustentável e conservação de recursos vegetais. Para isso, os projetos exploram elementos para a construção de modelos produtivos mais eficientes visando o uso eficiente de recursos naturais, bem como suas interrelações com aspectos do manejo determinantes da produtividade.
Palavras-chave: nutrição e adubação de plantas, prospecção e desenvolvimento de novos bio-insumos, fisiologia de sementes, elicitação de respostas protetivas, fitorremediação, conservação de recursos genéticos.
Professores que orientam nesta linha de pesquisa:
