O Curso de Bacharelado em Física da UFPel, seguindo as orientações emitidas pelo Parecer CNE/CES 1.304/2001, procura desenvolver, de acordo com o perfil de Físico-Pesquisador, competências e habilidades que visem qualificar o exercício profissional de seus egressos. Diante desse cenário, enumeram-se a seguir as seguintes competências essenciais:
- Dominar princípios gerais e fundamentos da Física, estando familiarizado com suas áreas clássicas e modernas;
- descrever e explicar fenômenos naturais, processos e equipamentos tecnológicos em termos de conceitos, teorias e princípios físicos gerais;
- diagnosticar, formular e encaminhar a solução de problemas físicos, experimentais ou teóricos, práticos ou abstratos, fazendo uso dos instrumentos laboratoriais ou matemáticos apropriados;
- manter atualizada sua cultura científica geral e sua cultura técnica profissional específica;
- desenvolver uma ética de atuação profissional e a consequente responsabilidade social, compreendendo a Ciência como conhecimento histórico, desenvolvido em diferentes contextos sócio-políticos, culturais e econômicos.
O desenvolvimento das competências essenciais está associado à aquisição de determinadas habilidades, as quais, segundo o Parecer CNE/CES 1.304/2001, dividem-se em habilidades gerais, que devem ser desenvolvidas pelos formandos em Física, independentemente da área de atuação escolhida, e habilidades específicas, ligadas ao perfil de atuação pretendido. Ciente dessa realidade, o Curso de Bacharelado em Física procura proporcionar o desenvolvimento das seguintes habilidades:
- a) Gerais
- Utilizar a matemática como uma linguagem para a expressão dos fenômenos naturais;
- resolver problemas experimentais, desde seu reconhecimento e a realização de medições, até a análise de resultados;
- propor, elaborar e utilizar modelos físicos, reconhecendo seus domínios de validade;
- concentrar esforços e persistir na busca de soluções para problemas de solução elaborada e demorada;
- utilizar a linguagem científica na expressão de conceitos físicos, na descrição de procedimentos de trabalhos científicos e na divulgação de seus resultados;
- utilizar os diversos recursos da informática, dispondo de noções de linguagem computacional;
- conhecer e absorver novas técnicas, métodos ou uso de instrumentos, seja em medições, seja em análise de dados (teóricos ou experimentais);
- reconhecer as relações do desenvolvimento da Física com outras áreas do saber, tecnologias e instâncias sociais, especialmente contemporâneas;
- apresentar resultados científicos em distintas formas de expressão, tais como relatórios, trabalhos para publicação, seminários e palestras.
- b) Específicas
- Desenvolver criatividade para novas teorias e técnicas experimentais e capacidade de se adaptar e propor mudanças científicas e tecnológicas;
- desenvolver pesquisas nas diversas áreas da Física e aplicações;
- atuar na produção e divulgação de textos científicos e acadêmicos especializados;
- conhecer as relações do desenvolvimento da Física com outras áreas do saber, tecnologias e instâncias sociais, especialmente contemporâneas;
- ter sólido conhecimento científico/tecnológico com base interdisciplinar;
- capacidade de aprimoramento e motivação para estudo individual e em grupo, visando a formação em níveis de pós-graduação.
Por fim, na formação do Bacharel em Física devemos propiciar uma série de vivências, consideradas como momentos de significativa articulação teoria-prática que tornam o processo educacional mais integrado, cuja ação deve ser construída a partir de pressupostos apontados na concepção do Curso. Entre tais vivências podemos citar:
- Ter realizado experimentos em laboratórios;
- ter tido experiência com o uso de equipamento de informática;
- ter feito pesquisas bibliográficas, sabendo identificar e localizar fontes de informação relevantes;
- ter realizado a leitura, reflexão e discussão de textos de divulgação científica;
- ter entrado em contato com ideias e conceitos fundamentais da Física e das ciências, através da leitura de textos básicos;
- ter tido a oportunidade de sistematizar seus conhecimentos e seus resultados em um dado assunto através de textos didáticos, artigos, comunicações técnicas e monografia.