Ao longo do semestre de 2022/1, os estudantes de diversas disciplinas (THAUP I, PROJETO V, RCE, PROGRAU) contribuíram para o projeto FAUrb no Bairro ouvindo os residentes da área, com produção de anotações, vídeos, fotografias e mapas feitos durante a caminhada no bairro, a partir do conceito da caminhografia urbana¹ (DEL FIOL, et. al, 2021) que propõe o caminhar, o ouvir e o inscrever-se no local analisado e vivenciado.
A contar do momento em que se iniciaram as caminhadas e com a consequente produção de material, como mapas, entrevistas com moradores, fotografias e vídeos, foram analisadas a situação em que o bairro Porto se encontra e suas demandas. Com o diagnóstico, foi proposta uma ação de intervenção final no Porto, sendo ela a construção de uma ponte.
Ao longo das caminhadas, foi identificado um campinho de futebol de difícil acesso, cercado por uma vala, na qual crianças foram vistas brincando em meio à sujeira e ao lixo. Então, visando melhorar aprimorar o acesso dos moradores, principalmente das crianças e adolescentes, a essa área, foi proposta a limpeza do campo e a construção da ponte.
As etapas da ação final constituem:
- Medir o local e demarcação do mesmo
- Estudo de referenciais
- Desenho da ponte
- Orçamento (madeira, verniz, tinta, pregos/parafusos)
Imagens do local
Medição e demarcação do local
*1ª fotografia: antigo acesso
Referências e croquis iniciais
Após o estudo da construção da ponte para o local, percebeu-se que está seria inviável devido a algumas questões logísticas. Dessa forma, foi-se pensado em outra ideia: a de construir um casinha para as crianças que frequentam o lugar para brincar com pallet. A ideia foi gerada a partir das mesmas análises prévias, apenas com um enfoque diferente. Também foi feito um panfleto para conseguir arrecadação de brinquedos para serem colocados na casinha para a utilização das crianças.
Construção da casinha
Casinha construída
¹Pesquisa financiada pela FAPERGS e CNPq, ver mais em: https://wp.ufpel.edu.br/caminhografiaurbana/