o projeto

 

Resumo

O projeto “FAUrb no Bairro: caminhar, ouvir e inscrever-se” tem o objetivo geral de criar ações de extensão afim de aproximar a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAUrb) da UFPel com bairros da cidade de Pelotas, a partir da cartografia sensível e dos seguintes procedimentos metodológicos: diagnóstico e mapeamento do bairro, a caminhada por transurbância, levantamentos em vídeo e fotográficos, encontros no bairro, “pequenos” projetos arquitetônicos e/ou urbanos, execução dos projetos e avaliação da ação. O planejamento do projeto preve a permanência no bairro por um semestre letivo e assim consecutivamente: conhecendo, experimentando e interagindo com os bairros. Dessa forma, esse projeto busca fomentar a interlocução entre o fazer-urbano e o saber-urbano, aproximando os diversos agentes que modificam e planejam as cidades.

Objetivo geral

Aproximar a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, da UFPel, com os bairros da cidade de Pelotas, a fim de praticar a cidade e estar em contato com as ruas, os bairros e as pessoas. O projeto propõe criar e fortalecer os vínculos entre a universidade e as comunidades, propondo atividades relacionadas à arquitetura e urbanismo em conjunto com os moradores das áreas, chamados de “pequenos” projetos (um banco na praça, um brinquedo para as crianças, plantar árvores, lixeiras, equipamentos etc.).

Justificativa

Nos últimos anos a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, da UFPel, vem se afastando das comunidades, deixando de ouvir as vozes das pessoas e dos bairros da cidade de Pelotas. Sabe-se, sobretudo na contemporaneidade, que ir ao encontro com os diversos atores que constituem e moldam a cidade vivida é fundamental para desconstruir a universidade e o planejamento homogeneizador. Ir ao encontro com às pluralidades que configuram a vida nas cidades é um dever ético e fundamental para realização da educação, tanto no âmbito da pesquisa, ensino e extensão. Dessa forma, esse projeto busca fomentar a interlocução entre o fazer-urbano e o saber-urbano, aproximando os diversos agentes que modificam e planejam as cidades.

Metodologia

A metodologia será a caminhografia urbana, tendo como origens a cartografia sensível, o caminhar por transurbância e as cartografias sociais. Tudo pensado e realizado na comunidade (na rua, na praça, na escola, etc.), em um encontro semanal, com permanência de um semestre letivo da UFPel por bairro. Os procedimentos são: diagnóstico e mapeamento do bairro, a caminhada por transurbância, levantamentos em vídeo e fotográficos, encontros no bairro, “pequenos” projetos arquitetônicos e/ou urbanos, execução dos projetos e avaliação da ação.

Indicadores e metas

Meta 1: diagnóstico e mapeamento prévio do bairro. Indicador 1: produção de mapas com pontos principais e plano de visita.

Meta 2: contato prévio com a comunidade e seus referentes. Indicador 2: marcar primeira visita.

Meta 3: caminhada exploratória pelo bairro, ouvindo vozes. Indicador 3: anotações, imagens e mapas feitos durante essa caminhada.

Meta 4: cronograma de encontros in loco – no bairro – com a presença de referentes da comunidade. Indicador 4: encontros semanais, à tarde,
durante um semestre letivo da UFPel.

Meta 5: definição de “pequenos” projetos de arquitetura e urbanismo para o bairro. Indicador: lista com prioridades e viabilidade de propostas.

Meta 6: planejar uma proposta para o bairro. Indicador 6: desenhos e croquis da proposta.

Meta 7: captação de recursos e compra/reciclagem de material. Indicador 7: compra/reciclagem do material.

Meta 8: execução do projeto na escala 1×1. Indicador: implantação/construção de um projeto no bairro.

Meta 9: avaliação do projeto. Indicador 9: reunião de avaliação final.

Outras informações

O cronograma de atividades poderá sofrer alteração e/ou adaptações devido a ampliação nas medidas de distanciamento social na epidemia de Covid-19.