Resumo
A Liga Acadêmica de Toxicologia (LAITOX) aborda temas de importância toxicológica, executando projetos de extensão não só com a comunidade acadêmica, mas também com a sociedade em geral através de diálogos que possam ser entendidos e compreendidos por pessoas de faixa etárias e escolaridades distintas. As intoxicações graves fazem parte das temáticas abordadas pela LAITOX e representam uma parcela importante do trabalho médico, tanto no atendimento de emergência quanto pacientes que necessitam de internação em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) em todo o mundo.
Noventa e nove por cento da história humana não foi escrita. Foi a tradição oral que a fez circular e ser conhecida. Com o surgimento da escrita e muito posteriormente os veículos de divulgação de notícias (imprensa) houve uma democratização da escrita. Entretanto, a tradição oral era e continua forte. A rádio soma-se a esta cultura milenar. Ela fala, e para receber a mensagem, basta ouvir.
Neste sentido, a Radiocom, que fica localizada no centro de Pelotas/RS, foi construída por sindicalistas, trabalhadores, artistas e pessoas aplicadas com a luta pelo direito de expressão. São pessoas que se importam com a construção de espaços com fácil acesso e diálogos alternativos, ou seja, é uma conferência que oferece às marchas a oportunidade de debater diversos assuntos de interesse público, oferecendo oportunidades para projetos que possam beneficiar a sociedade.
Neste sentido, a LAITOX planeja difundir através da RádioCom, pautas de conteúdo toxicológico em um bloco intitulado MINUTO COM A LAITOX.
Objetivos:
- Estabelecer a comunicação de temáticas toxicológicas, tais como: alimentos, agrotóxicos, animais peçonhentos, drogas de abuso e medicamentos;
- Esclarecer dúvidas e acrescentar conhecimentos sobre intoxicações;
- Disponibilizar contatos que possam auxiliar no manejo de qualquer tipo de intoxicação.
Coordenadora: Profa. Dra. Giana de Paula Cognato
Contato: giana.cognato@gmail.com