Apresentação

Um curso, muitas oportunidades

O Curso de Farmácia da Universidade Federal de Pelotas foi criado em 06 de Outubro de 2010, sob Portaria nº 1571, expedida pelo Gabinete do Reitor da Universidade, e reconhecido pelo Ministério da Educação através da Portaria nº 653 em 10 de dezembro de 2013.

A estrutura curricular do Curso está organizada ao longo de 10 semestres, em turno integral. Suas  atividades são desenvolvidas por meio de dimensões formativas que integram os Núcleos de Ciências Básicas e Farmacêuticas, a formação Complementar e também a Formação Livre.

Atendendo ao exposto nas Diretrizes Curriculares nacionais de formação do profissional farmacêutico (Resolução Nº 2, de 19 de fevereiro de 2002, do Conselho Nacional de Educação) o curso dispõe de uma matriz curricular abrangente. Amplia as competências para a formação de um profissional generalista com conhecimentos das diversas áreas de atuação do farmacêutico nos âmbitos da assistência farmacêutica, diagnóstico clínico-laboratorial e produção e controle de medicamentos e alimentos. As competências são exploradas através dos eixos de ensino, pesquisa e extensão.

O Curso busca pela formação de um profissional generalista com visão global, ética, reflexiva, crítica e humanista para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, dotado de rigor científico e intelectual, e inserido no contexto de saúde da sociedade atual.

Possíveis áreas de atuação do farmacêutico:

O profissional Farmacêutico possui inúmeras áreas de atuação com amparo legal em solo nacional através do Conselho Federal de Farmácia Tal amplitude proporciona um excelente campo de trabalho, tornando o farmacêutico um profissional da saúde de grande versatilidade. Dentre as suas possíveis áreas de atuação estão: Análises clínicas e toxicológicas; Atenção farmacêutica; Área ambiental; Biologia molecular; Cosmetologia; Farmácia clínica; Farmacovigilância; Produção de medicamentos e cosméticos de uso humano ou veterinário; Indústria Farmacêutica, Indústria de alimentos; Controle e garantia da qualidade; Pesquisa Clínica; Área comercial e Vigilância Sanitária.

Coordenação

Prof.ª Dra. Rejane Giacomelli Tavares

Adjunto: Prof. Dr. José Mario Barichello

Secretaria

Gustavo Cardozo Amaral

CEMFA – Comissão de Estágio e Monografia Farmacêutica

Coordenação: Profa. Dra. Giana de Paula Cognato