Um curso, muitas oportunidades

O Curso de Farmácia da Universidade Federal de Pelotas foi criado em 06 de Outubro de 2010, sob Portaria nº 1571, expedida pelo Gabinete do Reitor da Universidade, e reconhecido pelo Ministério da Educação através da Portaria nº 653 em 10 de dezembro de 2013. A viabilização de sua criação se deu através de uma parceria com o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais Brasileiras (REUNI) e o Governo Federal, com o objetivo de atender à crescente demanda por farmacêuticos nas mais diversas áreas.
O Curso de Farmácia da UFPel oportuniza a formação de profissionais que estão aptos a atuarem nos distintos âmbitos de competência definidos pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Farmácia (DNCF), o que inclui todos os níveis de atenção à saúde para a formação de um farmacêutico generalista. A estrutura curricular do Curso está organizada em de 10 semestres, em turno integral, e comporta atividades que se distribuem em diferentes dimensões formativas, como disciplinas do Núcleo das Ciências Básicas, disciplinas do Núcleo das Ciências Farmacêuticas, estágios, formação complementar e formação livre.
A sede do Curso de Farmácia se encontra localizada no Campus Capão do Leão, no município do Capão do Leão, vizinho à Pelotas. No entanto, muitas atividades são realizadas também em outros Campi, bem como nos estabelecimentos de saúde, situados em Pelotas.

• Possíveis áreas de atuação do farmacêutico:
    O profissional Farmacêutico possui inúmeras áreas de atuação com amparo legal em solo nacional através do Conselho Federal de Farmácia Tal amplitude proporciona um excelente campo de trabalho, tornando o farmacêutico um profissional da saúde de grande versatilidade. Dentre as suas possíveis áreas de atuação estão: Análises clínicas e toxicológicas; Atenção farmacêutica; Área ambiental; Biologia molecular; Cosmetologia; Farmácia clínica; Farmacovigilância; Produção de medicamentos e cosméticos de uso humano ou veterinário; Indústria Farmacêutica, Indústria de alimentos; Controle e garantia da qualidade; Pesquisa Clínica; Área comercial e Vigilância Sanitária.