Prospecção de uma nova estratégia terapêutica para a comorbidade depressão e déficit cognitivo/doença de Alzheimer utilizando um derivado de quinolina: envolvimento de moléculas de sinalização celular e dos sistemas colinérgico e monoaminérgico.

Resumo

A longevidade humana aumentou significativamente ao longo do último século e, com isso, ampliou-se o número de indivíduos que atingem uma idade crítica para o desenvolvimento de doenças neurodegenerativas, tais como a doença de Alzheimer (DA). Embora a perda de memória seja a principal queixa apresentada pelos indivíduos, em alguns casos, algumas complicações neuropsiquiátricas, como a depressão, são extremamente comuns nos estágios iniciais da DA. Dada a etiologia multifatorial da comorbidade depressão e DA, e ainda, aos efeitos adversos da utilização de medicamentos combinados, moléculas multifuncionais com duas ou mais atividades biológicas complementares podem representar um avanço importante para o tratamento destas doenças. Diante deste contexto, nosso grupo de pesquisa tem buscado moléculas multifuncionais direcionadas ao tratamento de desordens neurodegenerativas e psiquiátricas. Inspirados por essas estratégias de design de drogas, uma das alternativas visa o uso de agentes contento o núcleo quinolina para o tratamento de doenças. O 7-cloro-4-(fenilselanil) quinolina (4-PSQ) tem sido extensivamente estudado por nosso grupo de pesquisa. Anteriormente, foi demonstrado que o 4-PSQ teve efeito em modelos de ansiedade, estresse oxidativo e DA. Além disso, foi evidenciado que esta molécula apresenta uma característica multifuncional, tornando-se uma alternativa promissora para o tratamento da comorbidade depressão e DA. O desafio desta proposta é determinar a atividade terapêutica do 4-PSQ na comorbidade depressão e déficit cognitivo/DA, bem como investigar o envolvimento de moléculas de sinalização celular e dos sistemas colinérgicos e monoaminérgico cerebrais no estabelecimento desta comorbidade. Adicionalmente, pretende-se investigar se o 4-PSQ apresenta efeito antioxidante no tratamento da díade depressão e déficit cognitivo/DA e avaliar a alteração no eixo HPA nos modelos experimentais. Por fim, a toxicidade hepática e renal do 4-PSQ nos diferentes protocolos experimentais será avaliada.

Objetivos:

  • Elucidar o envolvimento de moléculas de sinalização celular e dos sistemas colinérgicos e monoaminérgicos cerebrais no estabelecimento da comorbidade depressão e déficit cognitivo/doença de Alzheimer;
  • Determinar a atividade terapêutica de um derivado de quinolina, o 4-PSQ.

Coordenadora: Prof a . Dr a . Cristiane Luchese
Contato: cristiane_luchese@yahoo.com.br