Padrão de Uso do Metilfenidato por Estudantes da Área da Saúde de uma Universidade Federal do Sul do Brasil: Prevalência, Finalidade, Percepção de Efeitos e Conhecimento dos Riscos Envolvidos.

Resumo

Atualmente, o consumo de metilfenidato entre os estudantes de graduação com o objetivo de melhorar o desempenho acadêmico é mundialmente conhecido. O objetivo principal deste estudo é descrever o padrão de uso de metilfenidato entre os acadêmicos da área da saúde da UFPel matriculados nos anos 2019, 2020 e 2021 e que ainda freqüentem as dependências da Universidade. Será feito um estudo quantitativo observacional do tipo transversal. Após consentimento, os participantes responderão um questionário padronizado de autopreenchimento adaptado com questões sobre características sócio-demográficas e sobre o uso de metilfenidato e outras substâncias psicoestimulantes incluindo prevalência, finalidade e percepção de efeitos. Nenhum risco será oferecido aos participantes do estudo. Após análises estatísticas adequadas, os dados serão utilizados para originar trabalhos de conclusão de curso dos alunos do curso de Farmácia com posterior divulgação em congressos e artigos científicos.

Objetivos

• Avaliar o padrão de uso de metilfenidato entre os estudantes dos cursos da saúde da Universidade
    Federal de Pelotas (UFPel).

Coordenadora: Profa. Dra.Giana de Paula Cognato
Coordenadora adjunta: Profa. Dra. Marysabel Pinto Telis Silveira