Padrão de Uso de Antidepressivos e Ansiolíticos por Estudantes da Área da Saúde de uma Universidade Federal do Sul do Brasil.

Resumo

Atualmente, a alta prevalência de depressão e ansiedade, bem como o uso de medicamentos antidepressivos e ansiolíticos entre os estudantes de graduação é mundialmente conhecido. O objetivo principal deste estudo é descrever o padrão de uso destes medicamentos entre os acadêmicos da área da saúde da UFPel matriculados nos anos 2020 e 2021 através de um estudo quantitativo observacional do tipo transversal. Após consentimento, os participantes responderão um questionário padronizado de autopreenchimento adaptado com questões sobre características sociodemográficas, sinais e sintomas de depressão e ansiedade e sobre o uso de medicamentos antidepressivos e ansiolíticos. O risco aos participantes será mínimo uma vez que não haverá intervenção aplicada e estes poderão desistir de participar do estudo a qualquer momento que desejarem. Após análises estatísticas adequadas, os dados serão utilizados para originar trabalhos de conclusão de curso dos alunos do curso de Farmácia e outros cursos com posterior divulgação em congressos e artigos científicos.

Objetivos:

• Avaliar o padrão de uso de antidepressivos e ansiolíticos entre os estudantes dos cursos da saúde da
    Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Coordenadora: Prof a . Dr a . Giana de Paula Cognato
Contato: giana.cognato@gmail.com