Inserção da Assistência Farmacêutica na resolução de processos de judicialização da saúde.

Resumo

Considerando a importância da melhoria do acesso e promoção do uso racional de medicamentos pela população, bem como o compromisso social da Universidade Federal de Pelotas com a comunidade, o presente projeto objetiva promover o uso racional de medicamentos e de recursos dispendidos na judicialização da saúde, buscando equacionar e otimizar as solicitações de medicamentos encaminhadas por meio da via judicial na Defensoria Pública estadual de Pelotas. Além disso, busca igualmente, promovera interação entre academia e o âmbito da judicialização da saúde por meio de cooperação técnico-científica entre Universidade Federal de Pelotas, Coordenadoria de Defensoria Pública e Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Sul (CRF-RS). A partir dos resultados alcançados, pretende-se melhorar os resultados de saúde na população envolvida, bem como possibilitar a abertura de campos de atuação farmacêutica, seja na forma de estágio ou demais parceiras que objetivem a qualificação das ações de judicialização da saúde no âmbito específico da assistência farmacêutica. Participarão deste projeto docentes do Curso de Farmácia da UFPel, defensoria Pública do Estado e equipe assessora do Conselho Regional de Farmácia-RS que compõe o Grupo Técnico de Apoio aos Municípios, além de, no mínimo, 02 discentes do Curso supracitado com possibilidade de ampliação e implantação de um programa permanente.

Objetivos

• Promover o uso racional de medicamentos e a racionalização de recursos decorrentes de solicitações de medicamentos demandadas por via judicial.

Coordenador: Prof. Dr. Claiton Leoneti Lencina
Coordenador adjunto: Prof. Dr. Paulo Maximiliano Corrêa